Análise da Parábola Mendigo e o Rico

Os Fariseus eles tinha “muito valor para os homens”, por ter bens materiais poder político e influencia religiosa. Jesus deixou claro que estava acontecendo uma grande mudança, as pessoas comuns que reconhece sua necessidade espiritual que seria enaltecidas. – Lucas 16:16,17

Como as palavras de Jesus mostram que está acontecendo uma mudança?

Os líderes religiosos judeus dizem com muito orgulho que seguem a Lei de Moisés. – João 9:13,28,29.

Objetivo da Lei era levar os humildes até o Messias e logo não iriam mais precisar seguir a Lei.

Por exemplo, a Lei permitia o divorciar por vários motivos, mas agora Jesus explicou: “todo aquele que se divorcia da sua esposa e se casar com outra comete adultério, e quem se casar com uma mulher divorciada do marido comete adultério”. – Lucas 16:18.

Imagine como essas palavras enfurecem os fariseus, que gostam de criar regras para tudo.

Então Jesus conta uma ilustração que destaca a importância da mudança que está acontecendo. Ele fala sobre dois homens e uma drástica mudança na situação deles. Ao considerar essa ilustração, tenha em mente que entre os ouvintes estão os fariseus que amam o dinheiro e são considerados muito importantes pelos homens. – Lucas 16:19-21.

Não há nenhuma dúvida que é os Fariseus o “homem rico” na ilustração de Jesus. Além da riqueza eles têm muito privilegio e melhores oportunidade. No versículo 19 de Lucas 16, o rico vestia púrpura e linho branco, isso reflete a posição favorecida dos Fariseus, Exemplo disso esta em Daniel 5:7.

Os lideres religiosos encarava com desprezo e amaldiçoava as pessoas comuns e pobres. – João 7:49. Isso reflete a situação do mendigo Lazaro que esta com fome e deseja qualquer coisa que caia da mesa do rico, coberto de feridas assim como pessoas comuns que estão doentes espiritualmente.

Jesus ele descreve a grande mudança na situação nos versículos 22 e 23 de Lucas 16.

Com certeza todos que estão ouvindo sabe que Abraão morreu, e não pode falar e nem ver na Sepultura, ou Seol, ou inferno como muitas traduções vertem. – Eclesiastes 9:5,10.

Jesus esta indicando que as Leis e os Profetas fora até João Batista, e que agora em diante seria declarado as boas novas a todos. Assim, Lazaro e o Rico morrem segundo sua antiga posição e ganham novas posições perante Deus.

 

Os humildes ou pobres estava sendo ajudado e não sendo mais carente em sentido espiritual, e reagindo bem a mensagem do Reino, por isso que podemos dizer que estava em uma posição favorecida aos olhos de Deus. Já os lideres religiosos se recusam a aceitar a pregação tanto de João como de Jesus. Eles ficam irritados e furiosos por causa da mensagem de futuro de julgamento ardente da parte de Deus – Mateus 3:1,2,7-12; 4:17.

Eles se recusam a ‘escutar Moisés e os Profetas’, mas deviam ser motivados pelos escritos deles a aceitar Jesus como o Messias de Deus e Rei. – Lucas 16:29,31; Gálatas 3:24.

Os discípulos de Jesus não podem corromper ou suavizar a verdade apenas para satisfazer os líderes religiosos ou lhes dar alívio. Em sua ilustração, Jesus descreve essa realidade usando as palavras do “Pai Abraão” ao homem rico.

 

Lucas 16:25,26 – Acontece a grande mudança! Uma mudança de posição entre os orgulhosos líderes religiosos e os humildes que aceitam o apelo de Jesus e finalmente são revigorados e alimentados espiritualmente.  Mateus 11:28-30.

 

Obs: No versículo 24 de Lucas 16, fala tormento na chamas (JFA) ou sofrendo nesse fogo intenso (TNM). O que atormenta os indivíduos da classe do rico são as mensagens de julgamento ardente de Deus, proclamadas pelos discípulos de Jesus. Querem que os discípulos desistam de declarar essas mensagens, dando-lhes assim certa medida de alívio de seus tormentos.

 

Por que a Bíblia não diz que quando Jesus foi ao  Seol ou Hades ou Inferno e Sepultura não foi atormentado sendo que muitos falam que lá é um lugar de tormento?

 

Seol ou Hades ou Inferno e Sepultura é espiritual ou físico para eles? A pergunta se dá porque na parábola fala-se água e de chama, se água e fogo estão sentido simbólico da pra ver que o restante também é.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s