Esta disposto a fazer reajustes?

Quando Jesus designou os discípulos ele disse:

Ao irem, preguem, dizendo: ‘O Reino dos céus está próximo.’ Mateus 10:7

 

Mas os apóstolos entenderam isso, embora Jesus tenha explicado ao decorrer que não seria assim

Enquanto escutavam essas coisas, ele contou outra ilustração, porque estava perto de Jerusalém e eles achavam que o Reino de Deus ia aparecer instantaneamente. Lucas 19:11.

 

Os discípulos continuaram com uma expectativa errada :

Assim, quando se reuniram, eles lhe perguntaram: “Senhor, é agora que o senhor vai restabelecer o reino a Israel?”  Ele lhes disse: “Não cabe a vocês saber os tempos ou as épocas que o Pai colocou sob sua própria autoridade. Atos 1:6,7.

 

Levou muitos anos para ser entendido..

Agora, quanto aos tempos e às épocas, irmãos, não é preciso lhes escrever nada. Pois vocês mesmos sabem muito bem que o dia de Jeová vem exatamente como um ladrão à noite. Quando estiverem dizendo: “Paz e segurança!”, então virá instantaneamente sobre eles a repentina destruição, assim como as dores de parto vêm sobre a mulher grávida, e eles de modo algum escaparão.  1 Tessalonicenses 5:1-3

 

Alguns ainda não entendiam, vemos boato que saiu com os cristãos que ainda não entendiam.

Pedro se virou e viu que o discípulo que Jesus amava os seguia, aquele que na refeição havia se encostado no peito dele e dito: “Senhor, quem é que o trai?” João 21:20

 

Foi corrigido nos versículos 22-23 que o próprio João esclarece o boato

Jesus lhe disse: “Se eu quiser que ele permaneça até eu vir, o que importa isso a você? Continue você a me seguir.” Assim, espalhou-se entre os irmãos que esse discípulo não ia morrer. No entanto, Jesus não lhe disse que ele não ia morrer, mas disse: “Se eu quiser que ele permaneça até eu vir, o que importa isso a você?”

 

Aqui vemos Paulo reajustando o conhecimento parcial de alguns irmãos em Corinto

Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo passou pelas regiões do interior e desceu a Éfeso. Ele encontrou ali alguns discípulos e lhes perguntou: “Vocês receberam espírito santo quando se tornaram crentes?” Eles responderam: “Nós nunca ouvimos falar que há um espírito santo.” Ele perguntou: “Então, em que vocês foram batizados?” Eles responderam: “No batismo de João.”  Paulo disse: “O batismo de João era o batismo em símbolo de arrependimento; ele dizia às pessoas que cressem naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.” Depois de ouvirem isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, quando Paulo lhes impôs as mãos, o espírito santo veio sobre eles, e eles começaram a falar em línguas e a profetizar. Ao todo, havia cerca de 12 homens. Atos 19:1-7

 

Apolo, zelo e com um conhecimento na escritura recebeu um reajuste no entendimento.

Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso; era um homem eloquente que tinha grande conhecimento das Escrituras. Esse homem tinha sido instruído no caminho de Jeová e, fervoroso no espírito, falava e ensinava sobre Jesus com exatidão, mas conhecia apenas o batismo de João. Ele começou a falar corajosamente na sinagoga e, quando Priscila e Áquilao ouviram, chamaram-no em particular e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus. Além disso, como ele queria ir para a Acaia, os irmãos escreveram aos discípulos pedindo que o recebessem bondosamente. Quando chegou lá, ajudou muito os que haviam se tornado crentes pela bondade imerecida de Deus;  pois, em público e com grande determinação, ele provava plenamente que os judeus estavam errados, demonstrando-lhes pelas Escrituras que Jesus é o Cristo. Atos 18:24-28

 

Conhecimento parcial, tanto naquele tempo, como nos nossos, exige que se façam ajustes quando o conhecimento se torna completo,seja com estudo ou no decorrer do tempo,por se observar o cumprimento de profecias.

 

Pois temos conhecimento parcial e profetizamos parcialmente, mas, quando vier o que é completo, será eliminado o que é parcial. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança; mas, agora que me tornei homem, eliminei as características de criança. Pois atualmente vemos contornos indefinidos por meio de um espelho de metal, mas então será face a face. Atualmente eu conheço em parte, mas então conhecerei de modo exato, assim como eu sou conhecido de modo exato.  1 Corintios 13:9-12.

 

 

A profecia para servos verdadeiros no tempo do fim

“E os que têm discernimento brilharão tão claramente como os céus, e os que levam muitos à justiça como as estrelas, para todo o sempre. “Quanto a você, Daniel, mantenha em segredo as palavras e sele o livro até o tempo do fim. Muitos farão uma busca, e o conhecimento verdadeiro se tornará abundante.” Daniel 12:3,4.

 

Onde o discernimento, o brilho, o conhecimento a purificação, o embranquecimento, o refinamento e o verdadeiro entendimento, passariam pelo processo de reajustamento espiritual, conforme vemos como modelo entre os cristãos no primeiro século.

Então ele disse: “Vá, Daniel, porque as palavras devem ser mantidas em segredo e seladas até o tempo do fim. Muitos se purificarão, se embranquecerão e serão refinados. E os maus farão o que é mau, e nenhum dos maus entenderá; mas os que têm discernimento entenderão. Daniel 12:9,10

 

Esse é o modelo verdadeiro do Cristianismo (1 Corintios 4:15-16; 11:1; Efésios 5:1; Filipenses 3:17 ; 1 Tessalonicenses 1:6; Hebreus 9:12; 1 Pedro 2:21)

E não o falso joio, com falso ensinamento imutáveis, Mateus 13:24-30.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s