O Dizimo é certo um Cristão pagar?

Antes de tudo o que é o Dizimo? É a Décima parte ou dez por cento pago por tributos especialmente para fins religiosos.

Antes de entrar em vigor o pacto da Lei Mosaica a Bíblia fala de dois casos, Primeiro Abraão deu uma parte das suas coisas a Melquisedeque rei de Salém (Gên 14:18-20).

Segundo caso foi Jacó, que fez um voto de dar a Deus um décimo do seu recurso (Gen 28:20-22).

Analisando os fatos vemos que tanto Abraão como Jacó deu voluntariamente ninguém obrigou a dar um décimo de tudo que tinha, Abraão fez isso só uma vez e tanto ele como Jacó não falou que seus descendentes deviam doar um décimo de tudo, porque se Jacó ordenasse isso seu voto não teria validade.

Fica evidente que o Dízimo não era costume dos hebreus, foi instituído com o pacto da Lei e não antes.

Quando Deus deu a Lei do dízimo aos Israelitas, deu com fim específico. Eles pagavam dois décimos anuais, menos no ano sabáticos visto que não trabalhavam por isso não tinham renda.

O primeiro dízimo eles tinha que dar um décimo dos produtos da terra e das arvores frutíferas, das manadas e dos rebanhos, era levado ao santuário e entregue aos levitas, como tinham herança naquela terra mas ele era devotado ao serviço no santuário ( Lev 27:30-32; Num 18:21,24). Mas se ao invés de produtos quisesse dar dinheiro podia só que acrescentava um quinto adicional ( Lev 27:31).

 

A segunda parte ou adicional como alguns prefere dizer, era usado para outras finalidades sem ser o apoio ao sacerdócio levítico. Normalmente era usado pelas famílias Israelitas quando eles comparecia a festividades nacional, o produtos era convertido em dinheiro eles usava para sustento da família durante congressos realizado ali ( De 12:4-7, 11,17,18; 14:22-27). Também era usado para custear as despesas assembléia nacionais, destinado aos levitas, aos residentes forasteiros, às viúvas e aos meninos órfão de pai na comunidade local.( Da 14:28,29; 26:12).

E os Cristãos estão sujeitos a pagar o Dízimo?

Em nenhuma ocasião se ordenou os Cristãos a pagar o Dízimo, o objetivo primário do dízimo sob a Lei era de sustentar o templo e os sacerdotes de Israel. Chegou ao fim essa lei com a morte de Cristo (Ef 2:15; Col 2:13,14).

 

Como cristãos, foram incentivados a dar apoio ao ministério cristão, tanto por sua própria atividade ministerial como por contribuições materiais. Em vez de darem quantias fixas, especificadas, para custear as despesas congregacionais, deviam contribuir “segundo o que a pessoa tem”, dando “conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado”. (2 Cor  8:12; 9:7).

Os cristãos devem ajudar sim, mas voluntariamente sem uma quantia especifica.

 

“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém.
1 Coríntios 16:2,3

 

E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
Atos 11:29,30

Anúncios

Um comentário sobre “O Dizimo é certo um Cristão pagar?

  1. E. Matos says:

    [30/1 22:24] Eduardo: “Nós lhes damos instruções, irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo: afastem-se de todo irmão que ande de modo indisciplinado e não segundo a tradição que vocês receberam de nós. 7 Pois vocês mesmos sabem como devem nos imitar, porque não nos comportamos de modo indisciplinado entre vocês, 8 nem comemos de graça o alimento de ninguém. Pelo contrário, trabalhávamos arduamente e com grande esforço, noite e dia, para não sermos um peso financeiro para nenhum de vocês. 9 Não é que não tenhamos o direito de receber algo, mas queríamos nos apresentar a vocês como um exemplo para imitarem. 10 De fato, quando estávamos com vocês, costumávamos lhes dar esta ordem: “Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.” 11 Pois ouvimos que alguns estão andando de modo indisciplinado entre vocês; não trabalham, e ainda se intrometem no que não lhes diz respeito. 12 A essas pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o alimento que elas mesmas ganham.
    Tessalonicenses 3:6-12

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s