Quem é o arcanjo Miguel?

Nas Escrituras Sagradas se apresenta um arcanjo que desempenha funções importantíssimas relacionadas com os propósitos de Deus. Talvez a mais sobressalente de todas seja sua batalha contra o Diabo e os demônios e o momento em que os expulsa da região do universo onde Deus reside.

Que tem a ver o tema do arcanjo Miguel com a doutrina da Trindade?

Aos trinitários parece irreverência a declaração de que esse arcanjo, chamado Miguel, seja Jesus Cristo. Por que? Sua teologia os tem feito crer que um arcanjo é um simples anjo, criado por Deus. Crêem que isto diminui a ‘divindade’ de Cristo e é impossível, pelo credo trinitário, que ele seja um arcanjo.

As Testemunhas de Jeová, em contraste, crêem que esse arcanjo é Jesus, sendo Miguel o nome celestial do Filho de Deus. Não pensam que chamá-lo ‘arcanjo’ seja um insulto ao grau de poder limitado que Jesus possui.

O que ensina a Tradição

A tradição eclesiástica ensina que existem sete arcanjos: Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Baraquiel, Jeudiel e Saeltiel. Os dois primeiros nomes são mencionados na Bíblia. Os cinco seguintes são mencionados nos livros apócrifos de Tobias, Enoque e quarto livro de Esdras. Portanto, a ideia de que existam sete arcanjos não é bíblica; fundamenta-se em livros não inspirados.

O que ensina a Bíblia

A palavra arcanjo está composta pelo prefixo ‘arc’ que significa ‘chefe’. O significado do termo é ‘Chefe dos anjos’. Quando se menciona nas Escrituras, nunca se usa em plural, o que indica que existe um só arcanjo, um único chefe dos anjos. E é a Miguel a quem unicamente se lhe chama arcanjo.

“Mas, quando Miguel, o arcanjo, teve uma controvérsia com o Diabo e disputava acerca do corpo de Moisés, não se atreveu a lançar um julgamento contra ele…” (Judas 9)

 

Referências de Miguel nas Escrituras Hebraicas:

A primeira vez que se menciona por nome a Miguel é em Daniel 10:13, 20, 21:

“Mas o príncipe do domínio real da Pérsia opôs-se a mim por vinte e um dias, e eis que veio ajudar-me Miguel, um dos mais destacados príncipes; […] E agora voltarei para lutar com o príncipe da Pérsia. Quando eu partir, eis que virá também o príncipe da Grécia. No entanto, eu te contarei as coisas escritas na escritura da verdade, e não há ninguém que se mantenha forte comigo nestas coisas exceto Miguel, vosso príncipe”.

 

O relato de Daniel 10:13 é de um anjo de Deus de categoria inferior que havia experimentado a oposição de um anjo malvado, “o príncipe da Pérsia”. Logo o acode Miguel em ajuda, “um dos mais destacados príncipes”, pois também havia outros príncipes, os da Pérsia e Grécia, que eram anjos maus que estavam em oposição. Depois que Miguel peleja contra o iníquo príncipe da Pérsia, lemos que enfrentou também o “príncipe da Grécia”, outro anjo mau em oposição. É Jesus Cristo em sua existência pré-humana o arcanjo Miguel que combateu aos príncipes maus da Pérsia e Grécia?

Em Daniel 12:1 se menciona outra vez o arcanjo Miguel em um contexto dramático relacionado com os últimos tempos:

“E durante esse tempo por-se-á de pé Miguel, o grande príncipe que está de pé a favor dos filhos de teu povo…”.

Podemos comparar este versículo com Isaías 9:6, donde se alude a Jesus Cristo:

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; […] E será chamado pelo nome de […] Príncipe da Paz”.

Pois bem, em outras partes da mesma profecia, o termo ‘por-se de pé’ significa que a pessoa assume autoridade para governar como rei. (Daniel 11:3, 4, 7, 20, 21). Por conseguinte, quando Miguel ‘se põe de pé’, ele, também, começa a governar como rei.

No capítulo 7 de Daniel há outra profecia acerca da marcha das potências mundiais que tem características paralelas a do capítulo 11 de Daniel. Contudo, na culminação dessa profecia se nos diz que a ‘a alguém semelhante a um filho de homem” lhe “foi dado domínio, e dignidade, e um reino”. (Daniel 7:13,14). Por todas as partes se reconhece que o que é ‘semelhante a um filho de homem’ é Jesus Cristo (Mateus 10:23; 26:64; Apocalipse14:14). Por conseguinte, na culminação de uma profecia Jesus chega a ser rei. Na outra profecia de Daniel, Miguel chega a ser rei. Haja visto que ambas profecias tratam sobre o mesmíssimo tempo e o mesmíssimo acontecimento, seguramente é razoável concluir que se estão referindo também a mesma pessoa. Miguel e Jesus são a mesma pessoa.

        O anjo Gabriel

Gabriel é um anjo mencionado por nome nas Escrituras inspiradas. Em uma ocasião, aparece a Daniel para explicar a visão do bode e o carneiro (Daniel 8:1, 15-26). Depois aparece a Maria para anunciar-lhe o nascimento de Jesus (Lucas 1:26-38). Mas nunca se diz que ele seja um arcanjo. De fato, as funções que este anjo desempenhou foram de menor importância que as que Miguel realizou. Enfrentou a príncipes iníquos de Satanás, e ajudou a anjos de menor classe a se libertar desses espíritos maus.

Referências de Miguel nas Escrituras Cristãs

É interessante notar que em uma das cartas do apóstolo Paulo o nome de Jesus está relacionado com a palavra arcanjo:

“O próprio Senhor [Jesus] descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus”. (1 Tessalonicenses 4:16)

É vontade e arranjo de Jeová que Jesus ressuscite aos mortos (João 6:38-40). É a trombeta de Deus que dá o toque para que os mortos voltem a viver, tal como Deus instruiu que se tocassem trombetas para congregar a seu povo na antiguidade (Números 10:1-10). Jesus emite uma ‘chamada imperativa’ para que os mortos saiam, tal como fez em certa ocasião quando esteve na Terra (João 11:43). Mas agora ele não chama com voz de homem, como o fez então, mas sim com toda a força de uma ‘voz de arcanjo’ (en phoné arkhaggélou). Portanto, só um arcanjo pode chamar com voz de arcanjo! E ninguém mais, senão Jesus, se lhe tem dado autoridade de ressuscitar aos mortos. Assim, esta emocionante profecia fornece outra poderosa razão para identificar a Jesus com o arcanjo Miguel.

A última vez que aparece o nome Miguel na Bíblia é no livro de Revelação. Ali lemos:

  • “E irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjosbatalhavam com o dragão, e o dragão e os seus anjos batalhavam, mas ele não prevaleceu.” (Revelação 12:7, 8)

Aqui vemos em ação a Miguel como o arcanjo de Deus. Ele, com ‘seus anjos’, derrota a Satanás e o lança a Terra.

  • “Porque o Filho do homem está destinado a vir na glória de seu Pai, com os seus anjos”. (Mateus 16:27)
  • “Por ocasião da revelação do Senhor Jesus desde o céu, com os seus anjos poderosos”. (2 Tessalonicenses 1:7)

Isto, também, é um argumento a favor do fato de que Jesus e Miguel são a mesma pessoa. Depois em Revelação 12:11 lemos que Satanás foi vencido e expulso dos céus graças “ao sangue do Cordeiro”, Jesus. O que continua claramente indicando que Cristo é o arcanjo Miguel.

Como você pode observar, Miguel sempre combate às forças do mal e Jesus Cristo combate igualmente a tudo o que se opõe a Deus (Revelação 19:11-16). O nome Miguel significa “Quem é como Deus?”, o que nos revela que Miguel é o vindicador da soberania do Deus Todo-Poderoso. Em Revelação 19:11-16 se vê a Jesus Cristo como vindicador da soberania de Jeová.

Visto que Jesus é aquele de quem se profetizou que esmagaria a cabeça de Satanás, e visto que leva a cabo todas essas execuções de julgamentos, só é lógico concluir que ele dirigiria aos exércitos celestiais em expulsar do céu a Satanás. Desta maneira, o Miguel vitorioso que se faz referência no capítulo 12 de Revelação deve ser Jesus, a quem Jeová disse que ‘subjuga no meio dos teus inimigos.’ (Salmo 110:1, 2; Atos 2:34, 35)

Ao passo que no capítulo 12 do livro de Revelação apareça o nome Miguel, em lugar de Jesus, também dirige nossa atenção a profecia do capítulo 12 de Daniel, que consideramos antes. Em Daniel lemos que Miguel se pôs de pé (Daniel 12:1). Em Revelação, capítulo 12, Miguel atua como um monarca conquistador e lança a Satanás para a Terra.

Assim, o fato de que Miguel é o arcanjo, chefe dos anjos, e que se ponha de pé para governar como rei, e de que tome a dianteira em expulsar do céu a Satanás no tempo do nascimento do Reino de Deus, tudo nos leva a uma só conclusão: ‘Miguel, o grande príncipe’ é nada menos que Jesus Cristo mesmo. (Daniel 12:1)

Talvez alguns pensem que ao considerar a Jesus como um anjo se detrai a sua dignidade. (Veja também Apocalipse 10:1-3 e pergunte-se: Qual é a identidade deste anjo?) Entretanto, lembre-se que o significado básico do vocábulo ‘anjo’ (malakh em hebraico e ággelos em grego) é ‘mensageiro’. Como a “Palavra” (logos em grego), Jesus é o mensageiro por excelência. Lembre-se, também, que como arcanjo, e também “o primogênito de toda a criação”, Jesus possuía o mais alto posto entre os anjos até antes de vir a Terra. (Colossenses 1:15)

Obviamente, estas verdades bíblicas contradizem o dogma da Trindade. Simplesmente por que o Deus Todo-Poderoso não pode ser o arcanjo mencionado nas Escrituras. Se os trinitários levassem em conta estas verdades perceberiam que a doutrina da Trindade é um erro da tradição eclesiástica.

Anúncios

2 comentários sobre “Quem é o arcanjo Miguel?

  1. Otavio Master says:

    Oi, sou Tj, quero parabeniza-lo pelo seu blog! Irmão, gostaria de fazer uma correção se me permitir; o irmão disse: “divindade limitada que Jesus possui”. O que é limitado não é a divindade de Jesus, mas o poder dele. Jesus é submisso ao Pai. Satanás tem a sua divindade prejudicada pelo julgamento divino, mas Jesus recebeu imortalidade através do poder de Jeová!

    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s