“A Trindade e a Bíblia”.

Pessoas tentam harmonizar o conceito da Bíblia com o conceito da Trindade (3 Deuses) ou Deus Triúno (3 em 1), Muitos afirmam ser um mistério, ou seja, Deus é um mistério e não podemos conhece-lo. Será que é realmente assim?

 

Ele (Jesus), respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Mateus 13:11 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3.

 

Por que e como devemos conhecer a Deus?

1º Motivo: Vida Eterna.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 17:3”.

Pergunte-se:

  1. Quem Jesus se referiu ao único “Deus verdadeiro”?
  2. A vida eterna está em conhecer quem? Somente o Pai ou somente o filho?
  3. Devemos conhecer o Pai como único Deus verdadeiro?

 

 

2° Motivo: Louvar e Adorar.

“E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.Apocalipse 5:13”.

“…Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro Apocalipse 7:10”.

 

Por que louvar e não adorar também o cordeiro?

“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro Apocalipse 5:8”.

 No relato diz que prostraram-se para Jesus, não no sentido de adoração, mas somente reconhecendo e dignificando Jesus pelo seus méritos, no versos de 8 a 12, menciona-se que para Jesus, os seres celestiais somente prostaram-se, reconhecendo a autoridade. Mas no versos 13,14, além de mencionar que eles se prostram, agora adoram também adoram, fazendo distinção entre a posição de Jeová e Jesus.

 pro·sky– ·o, se refere à homenagem exclusivamente na forma de profundo respeito, ou uma homenagem na forma de adoração religiosa, quando se refere diretamente a Deus.

“E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre. Apocalipse 5:14”.

 

“Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.Apocalipse 4:10,11”.

 

“E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós. 1 Coríntios 14:25”.

 

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23”.

 

Pergunta-se: A quem devo adorar? Ao filho e ao espírito santo, ou somente ao Pai?

 

3º Motivo: A lei de Deus.

 

“Não terás outros deuses diante de mim ( Singular, uma pessoa) Êxodo 20:3

 

Pergunte-se: Deus não estaria violando seu própria Lei se ele fosse 3 ?

 

 

“Deus é Trino ou Triúno”?

 

  • Se Deus é Trino porque ele não disse:… “diante de NÓS”?

 “Não terás outros deuses diante de mim Êxodo 20:3

Qual significado de “MIM”?

 

  • Deus é uma Pessoa ou mais Pessoas?

“Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. Isaías 45:18”.

 

“…Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Isaías 45:21,22

 

“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antigüidade; que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; Isaías 46:9

 

“…e que não há outro Deus, senão um só. 1 Coríntios 8:4”.

 

“todavia para nós há um só Deus, o Pai (…) e um só Senhor Jesus Cristo.1 Coríntios 8:6”.

 

um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.Efésios 4:6

 

se é que Deus é um só….Romanos 3:30

 

Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem 1 Timóteo 2:5

 

Crês tu que Deus é um só? Fazes bemTiago 2:19

 

“Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Gálatas 3:20

 

Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.Romanos 16:27

 

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.    1 Timóteo 1:17”.

 

  • Para Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus era único?

 

“Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?
João 5:44

 

Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.Marcos 12:29… Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele é um, e fora dele não há outro;Marcos 12:32

 

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 17:3

 

  • Para Nosso Senhor Jesus Cristo, quem é Deus?

 

“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. João 6:27”.

 

“Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17

 

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipse 3:12

 

 

“ Por que Jesus é Chamado de Deus”

 

Como conciliar o fato que existe “um só Deus, o Pai”, com as declarações bíblica onde o filho de Deus também é chamado também de Deus ?

Em Isaías 9:6 Jesus Cristo é profeticamente chamado de ’El Gib·bóhr, “Deus Poderoso” (não ’El Shad·daí [Deus Todo-poderoso], que é aplicado a Jeová em Gênesis 17:1: “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito”.

 

O título ‘Elo·hím traz à atenção a força de Jeová como Criador. Aparece 35 vezes sozinho no relato da criação, e toda vez o verbo que descreve o que ele disse e fez está no singular. (Gên 1:1-2:4) Nele reside a essência de forças infinitas.

 

No Salmo 8:5, os anjos também são chamados de ‘elo·hím, segundo é confirmado pela citação desta passagem por Paulo, em Hebreus 2:6-8. São chamados de benéh ha·’Elo·hím, “filhos de Deus” (Al); “filhos do verdadeiro Deus” (NM), em Gênesis 6:2, 4; Jó 1:6; 2:1. O Lexicon in Veteris Testamenti Libros (Léxico dos Livros do Velho Testamento), de Koehler e Baumgartner (1958), página 134, diz: “seres divinos, deuses (individuais)”. E a página 51 diz: “os singulares deuses”, e menciona Gênesis 6:2; Jó 1:6; 2:1; 38:7. Por isso, no Salmo 8:5ʼelo·hím é vertido por “anjos” (LXX); “semelhantes a Deus” (NM).

 

A palavra ‘elo·hím é também usada com referência a deuses-ídolos. Às vezes, esta forma plural significa simplesmente “deuses”. (Êx 12:12; 20:23) Outras vezes é o plural de excelência, e a referência é a um único deus (ou deusa). Todavia, é claramente evidente que esses deuses não eram trindades. — 1Sa 5:7b (Dagom); 1Rs 11:5 (a “deusa” Astorete); Da 1:2b (Marduque).

 

No Salmo 82:1, 6‘elo·hím é usado referente a homens, juízes humanos, em Israel. Jesus citou este Salmo em João 10:34, 35. Eram deuses na sua qualidade de representantes e porta-vozes de Jeová. De modo similar, disse-se a Moisés que ele devia servir de “Deus” para Arão e para Faraó. — Êx 4:16 n.; Êx 7:1.

 

Em muitos lugares nas Escrituras, ‘Elo·hím é também encontrado precedido pelo artigo definido ha. (Gên 5:22) A respeito do uso de ha·’Elo·hím, F. Zorell diz: “Nas Escrituras Sagradas, especialmente o único verdadeiro Deus, Jahve, é chamado por esta palavra; . . . ‘Jahve é o [único verdadeiro] Deus’ De 4:35; 4:39; Jos 22:34; 2Sa 7:28; 1Rs 8:60 etc.” — Lexicon Hebraicum Veteris Testamenti (Léxico Hebraico do Velho Testamento), Roma, 1984, p. 54; os colchetes são dele.
O costumeiro equivalente grego de ‘El ‘Elo·hím na traduçãoSeptuaginta, e a palavra para “Deus” ou “deus” nas Escrituras Gregas Cristãs, é the·ós.

 

Quem é o “Espírito Santo”?

 

Para que o artigo não fique extenso demais, vou fazer a continuação em outro post sobre esse mesmo assunto! Fique a vontade para compartilhar, e caso não concorde, fique a vontade para expor seu raciocínio, desde que tenha princípios Bíblicos e com base.

 

Usado para a matéria: Estudo Perspicaz ( Publicado pelas Testemunhas de Jeová).

Anúncios

2 comentários sobre ““A Trindade e a Bíblia”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s