“A Trindade e a Bíblia Parte 2”.

 

JEOVÁ E JESUS: PAI E FILHO:

Jesus disse: “Eu e o Pai Somos um” ( João 10:30). Será que Jesus quis dizer que existe apenas uma pessoa com duas personalidades (Pai e o Filho)? Jeová e Jesus Cristo são duas pessoas distintas, ou é uma só pessoa que manifesta em duas funções?

1) O Povo pode ser considerado como se fosse um só homem?

“…Então caiu o temor do Senhor sobre o povo, e saíram como um só homem.1 Samuel 11:7 ”

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. João 17:21,22”

2) Quais algumas característica de Deus?

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 1 Timóteo 1:17 ”

“Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 1 João 4:12”

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Tiago 1:13”

3) O que ocorreu com o Filho de Deus?

“E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 1:18”

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4:1”

“Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.Hebreus 2:18”

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15”

Reflexão:

a) Deus é imortal, Jesus Cristo morreu.
b) Deus não pode ser tentado, Jesus Cristo foi tentado.
c) Deus não pode ser visto e nunca foi visto, Jesus Cristo foi.

4) Jesus veio em nome de Quem? O Pai vai sujeitar ao Filho ou o Filho ao Pai?

“Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. João 5:43”

“Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João 10:17,18”

“Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. 1 Coríntios 15:27,28”

5) Em Que sentido o Pai e o Filho é um?

“Eu e o Pai somos um. João 10:30”.

É claro que esse texto não prova a Trindade. Porque o autor inspirado usa palavra “um” ( em Grego HEN) que é neutra , ou seja, de um modo geral aplicado as coisas impessoais. Obviamente seriam “um” em PROPÓSITO e não como Pessoa.
Um exemplo disso é 1 Coríntios 3:6-8 “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega SÃO UM; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho”.

Quando Paulo falou de Apolo referiu tanto a si mesmo como Apolo sendo “um só”, usou a palavra HEN. Será que Paulo e Apolo era uma só pessoa? Não; mas sim no sentido de fazerem a mesma obra. Assim também Jeová e Jesus são um que faz mesma obra, conforme João 14:11 “Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras”.

Para que não fique logo, estarei postando mais sobre a trindade em outro post, fique a vontade para compartilhar e questionar, desde que tenha base bíblia e lógica para raciocínio.

Espero que o Leitor use discernimento

(…) quem lê, entenda; Mateus 24:15.

Caso queira ler a parte um acesse:
https://defensorjw1pedro315.wordpress.com/2016/01/15/a-trindade-e-a-biblia/

Deixe um comentário

