Refutando “a pessoa” do espírito santo.

 

Segundo um estudo da CPAD (Casa Publicadora da Assembléia de Deus), mostra alguns textos para provar que espírito santo é uma pessoa. Mas irei provar texto a texto que não é uma pessoa como dizem.

Quem é o Espírito Santo?

Resposta do Estudo da CPAD:
1. Ele é um Consolador – João 16:7
Fato de atribuir ao espírito santo tal termo, não faz com que ele seja uma pessoa, apenas mostra umas das suas funções. A Bíblia fala “consolo do espírito santo” (Atos 9:31) Mas ela também menciona o “consolo das Escrituras” (Romanos 15:4). A palavra de Deus nos fornece consolo, mas é evidente que não concluiria disso que ela é uma pessoa. Salmos 119:76 declara: “Sirva pois a tua benignidade para me consolar”. E o Salmos 23:4 Diz: “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Vemos coisas impessoais cumprindo papel de consolador, não pode concluir que seja uma pessoa. Então fato do espírito santo nos consolar não fornece como base para que ele seja uma pessoa

2. Ele é Deus – Atos 5:3,4
Podemos ver bem que ele não é Deus lendo o versículo 9 que mostra “espírito do Senhor”, vemos que é algo que pertence a Deus . Jeová é fonte do espírito santo, por isso que as Escrituras aplica a esse espírito o que é feito Deus. Por isso que encontramos nesse versículo “Não mentiste aos homens, mas a Deus”. Por exemplo, Jesus comparou espírito santo como o “Dedo de Deus” (Mateus 12:28 compare Lucas 11:20) O dedo da pessoa não pode é a própria pessoa, apenas uma parte dessa pessoa e é dirigido por ela. Por essa razão qualquer dano feito ao dedo da pessoa é considerado feito a ela.

3. Pessoa porque pensa – Romanos 8:27.
Tanto o “espírito” como a “carne” nesse texto ele é personificado. No que diz respeito a contrastes, ou antíteses, o espírito santo é contratado com ‘código escrito’ (Rom.2:29; 7:6; 2 Cor.3:6), e com ‘tinta’( 2Cor. 3:3); com o pecado e a morte (Rom. 8:2), e com a ‘carne’. (Rom. 8:4-6; Gal. 5:16-18; 6:8) Nenhuma dessas coisas é uma pessoa, do mesmo modo como o espirito santo não é. Nesse respeito, a Bíblia personifica tanto o espírito quanto a ‘carne’ como tendo desejo. (Gal. 5:17).
4. Ele é pessoa porque ele fala – Atos 13:1-3.
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós.
Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Juízes 9:8,9”.
A personificação, é uma figura de linguagem que consiste em atribuir dotes e qualidade pessoas em algo impessoal, citação a cima é um exemplo disso.

“A palavra de Jeová . . . foi dizer-lhe.” – 1 Reis 19:9.“Meu divã me consolará.” – Jó 7:13. “As próprias colunas do céu . . . estão pasmadas.” – Jó 26:11.“Durante as noites me corrigiram os meus rins.” – Sal. 16:7. “Levantai as vossas cabeças, ó portões.” – Sal. 24:7. “Que a minha glória entoe melodias.” – Sal. 30:12.“Que jubilem os ossos que quebrantaste”. – Sal. 51:8.“As próprias baixadas . . . bradam em triunfo, sim, cantam.” – Sal. 65:13.“Rejubile a campina”. – Sal. 96:12.“O próprio sol sabe muito bem onde se põe.” – Sal. 104:19. “O próprio mar viu e pôs-se em fuga.” – Sal. 114:3.“Ele faz prantear a escarpa e a muralha.” – Lam. 2:8.

“Segundo a CPAD esses são os Atributos ao espírito santo que o faz uma pessoa”.

Eternidade – Hb. 9.14

“Espírito Eterno” (O espírito santo é eterno) Deus sempre foi Deus e sempre teve seu espírito, então lógico que seu espírito seria eterno! Ou existiu uma época que Deus não tinha espírito?? Impossível

Onipresença – Sl. 139.7-10

Este versos “Não diz que o espírito santo” é uma “Pessoa” onipresente. Dizem que não podemos fugir de diante da face de Jeová, onde estivemos o espírito de Jeová nos alcançará. Mesmo que entendamos que texto fale que o ES seja “onipresente” isso não quer dizer que ele seja uma pessoa. Não fala de duas pessoas divinas, SÓ da pessoa de Jeová, está escrito “Teu espírito”, “teu” de quem? De uma pessoa! De que pessoa? Jeová. Em vez que o Espírito é uma pessoa aqui diz que pertence a uma pessoa.

“Onipotência” – Lc. 1.35
“Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35” De quem é o poder? Do Altíssimo, Quem é o Altíssimo? Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Senhor(Jeová), és o Altíssimo sobre toda a terra.Salmos 83:18; esse verso de Lucas assimila o espírito santo com poder de Deus, deixando ainda mais claro que o espírito santo é Poder de Deus em ação.

“Onisciência” – I Co. 2.10

Que dizer de 1 Coríntios 2:10, texto que declara que “o espírito pesquisa todas as coisas”? Note que “espírito” ocorre em paralelo com “o espírito de homem que está nele”. Este último “espírito” não é uma pessoa, mas sim a impelente inclinação mental predominante do ser humano, que FAZ PARTE da pessoa. Essa disposição mental é personificada como ‘sabendo’ as “coisas do homem”, uma vez que envolve sua mente, sentimentos e motivações. De modo similar, visto que o espírito santo faz parte de Deus e até é comparado à Sua mente (1 Cor. 2:16), ele é personificado como ‘pesquisando’ as coisas de Deus. Mas que o espírito santo não é uma pessoa e nem é Deus pode ser visto na expressão “espírito de Deus” e na expressão “espírito que é de Deus”. (1 Cor. 2:11, 12) Ademais, ele é contrastado no mesmo contexto com ‘espírito do mundo’ (1 Cor. 2:12), expressão que não se refere a uma pessoa e sim a uma tendência, influência ou inclinação impelente que predomina no mundo de Satanás. Por fim, o espírito santo ocorre nesse contexto em contraste com “sabedoria humana”. (1 Cor. 2:13) O texto declara: “Falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com as ensinadas pelo espírito.” Tanto a sabedoria humana como o espírito santo são personificados como ‘ensinando’. Naturalmente, assim como sabedoria não é pessoa, o mesmo se dá com o espírito santo.

Fonte: Apologista da verdade; Tradução do novo mundo defendida; Estudos Perspicaz (publicado pela testemunhas de Jeová).

Anúncios

Um comentário sobre “Refutando “a pessoa” do espírito santo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s