Hebreus 1:6 Jesus tem de ser adorado?

“E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” Hb 1:6 ACRF.
Traduções como por exemplo essa citada acima, nos diz que devemos adorar a Jesus, mas será que era isso que Paulo queria dizer?
O apóstolo Paulo, pelo visto, citava a Septuaginta, que diz no Salmo 97:7 “ Adorai-o [a Deus], todos vós, Seus anjos.” — C. Thomson.
A palavra grega ‘proskyneo’, traduzida “adorar” em Hebreus 1:6, é usada em Salmo 97:7, na Septuaginta, para o termo hebraico, ‘shahháh’ que significa “curvar-se, prostar-se”. Esta pode ser um ato aceitável de respeito por humanos; por exemplo: “Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou.” 1Sa 24:8 ( Leia também Gn 23:7; 2Re 2:15). Ou pode relacionar-se com a adoração do Deus verdadeiro ou com a que é erroneamente dirigida a deuses falsos.( Êx 23:24; 24:1; 34:14; De 8:19)
Em geral a ‘proskyneo’ que se presta a Jesus correspondendo à homenagem que se presta a reis e a outros ( Compare com Mt 2:2,8; 8:2; 9:18; 15:25; 20:20 com 1Sa 25:23,24; 2Sa14:4-7; 1Re 1:16; 2Re 4:36,37 ). Fica claro em muitos casos que Jesus não é homenageado como Deus, mas sim como o “Filho de Deus” ou o messiânico “Filho do Homem” (Mt 14:32, 33; Lc 24:50-52; Jo 9:35, 38).
Hebreus 1:6 diz respeito à posição de Jesus abaixo de Deus. (Filipenses 2:9-11) Aqui, algumas versões traduzem pro•sky•né•o por “prestem homenagem” (The New English Bible [Nova Bíblia Inglesa]; Tradução do Novo Mundo) ou por “curvem-se diante” (An American Translation [Uma Tradução Americana]). Se alguém prefere a tradução “adorar”, tal adoração é relativa, pois Jesus disse a Satanás: “É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar [uma forma de pro•sky•né•o] e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.” — Mateus 4:8-10.
Embora o Salmo 97:7, que fala sobre adorar a Deus, tenha sido aplicado a Cristo em Hebreus 1:6, Paulo já havia mostrado que o ressuscitado Jesus é “o reflexo da . . . glória [de Deus] e a representação exata do seu próprio ser”. (Hebreus 1:1-3) De modo que qualquer “adoração” que os anjos prestem ao Filho de Deus é relativa e, por intermédio dele, é dirigida a Jeová.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s