Jesus é o Criador?

“Todas [as coisas] foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Jo 1:3” ACRF
A versão Almeida Corrigida e Fiel, não foi muito fiel ao idioma original ao traduzir esse texto, os tradutores deixaram de esclarecer devidamente o significado dos textos sagrados.
Vamos analisar o idioma original, no caso grego koiné, João1:3:
“πάντα δι’ αὐτοῦ ἐγένετο, καὶ χωρὶς αὐτοῦ ἐγένετο οὐδὲ ἓν ὃ γέγονεν.” – Westcott e Hort
A preposição grega δι’ denota um canal por meio do qual algo ocorre, e por isso significa “através”, “por meio” ou “intermédio”. O texto difere da mesma tradução, porém atualizada, observe:
“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Jo 1:3” Atualizada.
Interessante que como num passe de mágica a mesma versão da Bíblia faz surgir uma palavra que até então não estava em uma tradução anterior. Isso em si já depõe contra a expressão concernente a tradução anteriormente citada, a saber, “Fiel”.
Podemos entender assim: um projetista cria designs os quais são transferidos de sua mente para uma prancheta e que depois de transmitir a ideia ao construtor, este passa a dar forma ao que existia no projetista como uma ideia. O projetista depois de ver sua obra terminada poderá ser nenhum problema dizer: Eis minha criação. O construtor que deu forma a ideia do projetista não criou absolutamente nada, apenas deu forma ao que já existia previamente no projetista como uma ideia. Mas nós sabemos que esta obra agora manifesta, veio a existir por intermédio do construtor, sendo que até mesmo características peculiares do construtor as quais refletem sua personalidade podem ser percebidas na obra, mas mesmo assim não foi ele quem a criou.
Assim temos aqui duas causas:
1 – A causa principal e primária. O Projetista
2 – A causa instrumental e secundária. O construtor
A primeira precede a outra e lhe confere capacitação.
Observe que Jesus fez a seguinte declaração a um homem que ele acabara de curar e libertar do poder dos demônios.
“E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: Torna para tua casa, e conta quão grandes [coisas] TE FEZ DEUS. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes [coisas] JESUS LHE TINHA FEITO.” Lc 8:38,39 ACRF (Grifo foi meu).
Queria Jesus com isso dizer que ele era Deus?
Entendeu o homem que Jesus era Deus ou que se promovia como tal?
De forma alguma, somente os trinitários entendem de textos como este, coisas deste tipo. A passagem está apenas destacando que Jesus sendo usado por Deus para fazer as obras de Deus, incentivou o homem liberto dar glória a Deus divulgando como ele veio a ser curado.
Vejam esses textos:
“como DEUS UNGIU Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte FAZENDO O BEM E CURANDO TODOS os que estavam oprimidos pelo diabo, pois DEUS ESTAVA COM ELE. At 10:38” Versão Palavra Viva (Grifo foi meu).
“Não crês tu que eu [estou] no Pai, e que o PAI ESTÁ EM MIM? As palavras que eu vos digo NÃO AS DIGO DE MIM MESMO, mas O PAI, QUE ESTÁ EM MIM É QUEM FAZ AS OBRAS. Jo 14:10” ACRF (Grifo foi meu).
Vemos aqui que Jesus é a causa instrumental das obras do Pai, sendo o Pai de fato a causa principal ou primária.
Para concluir vamos ver João 1:10 diz assim: “Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.” Atualizada.
Concluímos aqui que não se trata de Jesus ser o criador e nem tampouco co-criador, pois o que nos revelam as Escrituras é que a criação origina-se de Deus, o qual mediante um agente a coloca em existência, fornecendo a este agente as condições necessárias para realizar este feito. A própria ideia de co-criador é absurda, pois toda criação só pode proceder de uma fonte.
Esperamos que até aqui você tenha entendido que adorar a uma trindade fere os princípios e os mandamentos principais das Escrituras Sagradas
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s