João 14:1 Prova Trindade?

“NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” Jo 14:1. ACRF

Quando Jeová comissionou Moisés para ser representante pelos filho de Israel ele disse: “Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus a Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta” Êx 7:1 ARM. Então fica claro que Moisés teve o privilégio oficial de representar o Todo Poderoso. Afim de confirmar Moisés como representante divino, por meio dele Jeová fez vários sinais e prodígios com seguinte objetivo: “E viu Israel a grande obra que o Senhor operara contra os egípcios; pelo que o povo temeu ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.” Êx 14:31 ACRF. Ainda sobre a incumbência de Moisés sobre ser representante a Bíblia diz: “ E disse o SENHOR a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR” Êx 9:19 ACRF.

Qual seria a relação entre Moisés e Jesus? Basta ler Deuteronômios 18:18-19 ( ARM )diz assim: “Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas.” Esse Profeta seria semelhante a Moisés ou seja não faria de sua própria iniciativa e quem rejeitasse sua vontade rejeitaria o próprio Jeová, sem dúvida alguma estava se referindo a Jesus. O próprio Jesus disse: “ Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu.” Jo 5:46 ARM.  Ele disse ainda: “ Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” Jo 6:38 ACRF. As pessoas acreditava em Deus pela obra de Jesus, “ Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.” Jo 6:29 ACRF. Desacreditar em Jesus era como desacreditar nas obras de Deus assim como no caso de Moisés.  “ Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou” Jo 5:36 ACRF.  E por fim: “ Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Jo 5:24 ACRF.

Para terminar vamos fazer umas simples comparação primeiro de texto Êxodo 19:9 ( Já mencionado) com Lucas 9:35:

Êxodo diz: “ E disse o SENHOR a Moisés: EIS QUE EU VIREI A TI NUMA NUVEM ESPESSA, para que o povo ouça, falando eu contigo, e PARA QUE TAMBÉM TE CREIAM ETERNAMENTE. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao SENHOR”. (Grifo é nosso)

Lucas diz: “E saiu da NUVEM UMA VOZ que dizia: Este é o meu amado Filho; A ELE OUVI”. ( Grifo é nosso).

Aqui Jeová não esta autenticando a autoridade de Jesus como seu representante assim como autenticou o ministério de Moisés? Isso fica evidente!

Agora de Êxodo 14:31 com João 14:1 que é nosso texto base:

Êxodo diz: “ E viu Israel a grande mão que o SENHOR mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao SENHOR, E CREU NO SENHOR E EM MOISÉS, seu servo.” (Grifo é nosso)

João diz: “NÃO se turbe o vosso coração; CREDES EM DEUS, CREDE TAMBÉM EM MIM”.

 

Sendo assim, se este versículo de João 14:1 indica que Jesus seja co-igual a seu Pai pelo fato de ser ele também objeto direto de fé, o mesmo deve-se admitir quanto a Moisés que de igual modo foi objeto de fé dos israelitas por ter sido ele representante de Jeová  assim como foi também Jesus.

Deixe um comentário

