Provérbios 8:22 Sabedoria criada!

“O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos” Prov. 8:22.

O texto acima retrata de forma personificada a sabedoria de Deus como sendo a primeira manifestação exterior de Jeová, o primeiro mover de Deus.

Vamos analisar os motivos pelos quais acreditamos que esta sabedoria personificada no livros de Provérbios é uma alusão a manifestação do filho de Deus.

Paulo prega que a sabedoria de Deus é Jesus, “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria…” (1Co 1:30) e nós afirmamos que Jesus é retratado como sabedoria no livro de Provérbios. É verdade que a sabedoria de Deus é um atributo inerente a ele e não pode ser criada, porém, esta passagem bíblica é claramente uma personificação, uma figura de linguagem. Figuras de linguagens são muito utilizadas tanto nas Escrituras como no nosso dia a dia.

Exemplo:  As Escrituras falam de a morte como reinando, de sangue falando e assim outros exemplos. Romanos 5:14, 21   Hebreus 12:24

A sabedoria de Deus existe nele eternamente, porém, a sabedoria só se manifesta quando de alguma maneira é expressa, por exemplo:

Eu jamais saberei se alguém é um excelente cantor se ele não abrir a sua boca e começar a cantar. Por exemplo, a nossa sabedoria, só se torna evidente quando começamos a expressá-la temendo a Jeová, este proceder passa a ser “o principio da sabedoria”.  Salmo 111:10.
Assim Deus manifestou a sua sabedoria na sua primeira criação, o primogênito, que na terra veio ser conhecido como Jesus. Jesus foi a primeira expressão de Jeová.

Embora alguns insistam que o significado da palavra em Provérbios 8:22 não se refere a algo produzido ou tendo sido trazido à existência através de uma manifestação, isso não está de acordo com o contexto; e com isso concordam outros estudiosos do texto bíblico.

“Em Dt 32.6, Deus é chamado de “Pai” que “adquiriu” Israel: um pai gera ou “cria” em vez de “adquirir” filhos. Na versão da Sabedoria da história da criação (Pv 8.22-36), a própria Sabedoria declara que “O SENHOR me possuiu [criou] no princípio de seus caminhos e antes de suas obras antigas”. Assim, a tradução “adquirir” no primeiro texto e “possuir” no segundo não é seguramente tão apropriada em tais contextos.

Quando o salmista disse a Deus: “Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe” (Sl 139.13), com certeza ele quis dizer “criaste” – Vine, Dicionario expositivo, página 75. Edição 2002-2003.

Interessante que, baseando-se no texto de Salmo 139:13, poderia perguntar: Deus criou os rins (interior) de Davi? Criou no sentido de que os processos para sua construção celular foram trazidas à existência por Deus, sendo que neste sentido criou, e não que um rim foi produzido do nada no instante de sua geração.

Do mesmo modo, a sabedoria foi produzida no sentido de que o processo pelo qual se deu sua manifestação foi por meio da criação de um ser que se tornou a manifestação da sabedoria de Deus, sendo então usado como figura da mesma.

O uso de antropomorfismo em Provérbios com relação à sabedoria foi usado para revelar a pessoa do Filho antes de sua manifestação como ser humano, o qual, depois de produzido, estava no princípio com O Deus.  João 1:1

Vemos também que Jesus disse em Lucas 11:49-51 “Por esta razão, A SABEDORIA DE DEUS TAMBÉM DISSE: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão  e perseguirão a alguns deles,  para que o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do  mundo, seja exigido desta geração, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto  entre o altar e a casa.’ SIM, EU VOS DIGO, será exigido desta geração”.

Comentários assim, deixam claro que esta sabedoria era alguém, um anjo, ou como fica evidente, o próprio Cristo na sua pré-existência antes de vir como humano.

“O FILHO DO HOMEM veio comendo e bebendo, todavia dizem: ‘Eis um homem comilão e dado a beber vinho, amigo de cobradores de impostos e de pecadores.’ Não obstante, A SABEDORIA é provada justa pelas suas obras.”

Mateus 11:19

Certamente textos como estes querem nos dizer algo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s