Que significa ele ‘vir com as nuvens’ e ‘todo olho o ver’?

Apocalipse. 1:7: “Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele.” (Também Mateus 24:30; Marcos 13:26; Lucas 21:27.)
O que é indicado por “nuvens”? Invisibilidade. Quando um avião está numa densa nuvem ou acima das nuvens, as pessoas na terra geralmente não o vêem, embora possam ouvir o barulho dos motores. Jeová disse a Moisés: “Chego a ti numa nuvem escura.” Moisés não viu Deus, mas aquela nuvem indicava a presença invisível de Jeová. (Êxo. 19:9; veja também Levítico 16:2; Números 11:25.)
Se Cristo fosse aparecer visivelmente nos céus, é óbvio que nem “todo olho” o veria. Se ele aparecesse sobre a Austrália, por exemplo, não seria visível na Europa, nem na África e nem nas Américas, não é mesmo?
Em que sentido ‘todo olho o verá’? No sentido de que as pessoas discernirão à base dos eventos na terra que ele está presente invisivelmente. Também, com referência à vista que não é física, João 9:41 diz: “Jesus disse [aos fariseus]: ‘Se fôsseis cegos, não teríeis pecado. Mas agora dizeis: “Nós vemos.” Vosso pecado permanece.’” (Compare com Romanos 1:20.) Após a volta de Cristo, algumas pessoas mostram fé; reconhecem o sinal de sua presença.
Outras rejeitam a evidência, mas, quando Cristo entrar em ação, qual executor nomeado por Deus, para exterminar os iníquos, mesmo estes discernirão pela manifestação de seu poder que a destruição não procede dos homens, mas de Deus. Saberão o que está acontecendo, porque foram avisados com antecedência. Por causa do que lhes sobrevém, ‘baterão em si mesmos de pesar’.
Quem são os “que o traspassaram”? Literalmente, os soldados romanos fizeram isso por ocasião da execução de Jesus. Mas já há muito estão mortos. Portanto, isto se refere forçosamente a pessoas que similarmente maltratam, ou ‘traspassam’, os verdadeiros seguidores de Cristo durante os “últimos dias”. — Mat. 25:40, 45.
Pode-se realmente dizer que uma pessoa ‘veio’ ou que está ‘presente’ se ela não for visível?
O apóstolo Paulo falou sobre ele estar “ausente em corpo, mas presente em espírito” com a congregação em Corinto. — 1 Cor. 5:3.
Jeová falou sobre ele ‘descer’ e confundir a língua dos construtores da torre de Babel. (Gên. 11:7) Ele disse também que iria “descer” a fim de livrar Israel da escravidão do Egito. E Deus assegurou a Moisés: “Minha própria pessoa irá junto” para conduzir Israel para a Terra Prometida. (Êxo. 3:8; 33:14) Mas nenhum humano jamais viu a Deus. — Êxo. 33:20; João 1:18.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s