Rom 10:13 Invocar o nome – Qual nome?

“Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” Rom 10:13 ( ACRF ).
Muitos que querem provar a Trindade, usam esse texto para dizer ‘que o nome do Senhor’ que deve ser invocado é Jesus e não Jeová. Esse texto é tirado da profecia de Joel que descreve o que aconteceria quando estivesse próximo o dia de Jeová. No diz assim: “ Acontecerá que todo aquele que invocar o nome de Jeová será libertado; pois no monte de Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse Jeová, e entre os sobreviventes, aqueles que Jeová chamar” Jl 2:32 (Tradução Brasileira).
O Trinitário diz que Paulo estaria relacionando esse texto de Joel com à pessoa de Jesus, declarando ser ele Jeová citado por Joel, apenas substituindo o tetragrama pelo termo kyrios (senhor). Isso é opinião pessoal da parte destes religiosos, porque o titulo ‘Senhor’ não é identificador mas qualificador; esse titulo, esta longe de ser exclusivo de Jeová ou de Jesus, é também atribuído a humanos.
No texto de Romanos, temos o uso intercambiável do termo senhor tanto com relação a Jesus quanto com relação a Jeová. Isso em nada fere a verdade acerca da natureza de cada um e da distinção entre ambos, a não ser para as mentes confusas que não aceitam o Pai Jeová como um só Jeová – Deu 6:4.
No texto de Romanos 10:9 se fala de Jesus, que devemos aceitar a ele e confessa-lo como nosso Senhor. Romanos 10:11 embora difícil a compreensão sobre quem se fala, podemos entender que se trata também de Jesus a quem Deus lançou como pedra angular, de modo que exercício de fé identifica-se com a obra de ambos, mais destacadamente de Jeová, que lançou tal Pedra conforme Isaías 28:16. No verso 10 se mostra que isso resulta em salvação, sobre a qual Judas diz em sua carta ser uma ação conjunta do Pai e do Filho. Judas 25.
Aqui entra a falha do trinitário.
No texto de Romanos 10:12 se fala de Jeová como Senhor sobre todos, o qual é Deus não só dos Judeus, mas sim sobre todos que invocam (Rom 3:29); e então se declara que todos os que invocarem o seu nome serão salvos desde que as Boas Novas de Cristo sejam ouvidas.
Os trinitários alegam que senhor mencionado no verso 12 é Jesus e não Jeová, mas pode notar que não esta falando de invocar o nome de Jesus e sim o nome de Jeová.
Todo contexto aponta para isso, de modo que quando se diz no verso 12 que este senhor é rico para os que o invocam, só pode estar se referindo ao que aconselha a invocar no verso 13, ou seja, Jeová. O fato de Jesus ser senhor não impede que Jeová seja igualmente reconhecido como Senhor. Veja exemplo em Apocalipse 11:15 diz assim: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”
Podemos entender que Jesus é feito Cristo e Senhor por Jeová, aquele a quem devemos invocar. Se a palavra ‘Senhor’ devesse se entendida como significado o tetragrama quando relacionada a Jesus então teríamos de aceitar que Jesus foi feito Jeová, e portanto não era Jeová antes de ter sido feito Deus.
Absurdo não é verdade?
“Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” At 2:36 ACRF.
Assim que Romanos 10:13 está revelando é que todos os que invocarem o nome de Jeová, aquele que fez de Jesus Cristo e nosso Senhor, será salvo. Tudo além disso é mentira e desvio da verdade.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s