Espírito

Gênesis 2:7 descreve do seguinte modo a criação do primeiro homem, Adão: “E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida e o homem veio a ser uma alma vivente.”

Pode-se dizer claramente que as Escrituras mostram que Deus, por ‘soprar em Adão o fôlego de vida’, deu ao corpo formado tanto a força da vida (ou: espírito) como o fôlego ou a respiração necessária para sustentar a vida.

Podemos entender melhor esta conclusão quando observamos, primeiro, na Bíblia, alguns outros pormenores sobre o “espírito”.
A palavra hebraica muitas vezes traduzida por “espírito” é rúahh. Ela pode transmitir diversos sentidos diferentes, dependendo de como é usada ou de qual o contexto. Por exemplo, em alguns casos, rúahh denota o movimento invisível do ar, e por isso pode ser traduzida por “vento”. (Êxo. 10:13; Zac. 2:6)

Também, esta palavra pode ser usada para uma pessoa “espiritual”, um ser invisível, tal como um anjo ou mesmo Deus. (1 Reis 22:21, 22) E rúahh pode indicar a força ativa (espírito santo), invisível, de Deus, como no Salmo 104:30, que menciona o “espírito” ou a força ativa que Jeová Deus usa na criação.

No entanto, o Salmo 104:29 ilustra outro significado de rúahh: a força da vida. Lemos: “Se [tu, Deus,] lhes tiras o espírito, expiram e retornam ao seu pó.” Sim, conforme mostra este texto e muitos outros, tanto os humanos como os animais têm uma força da vida impessoal, ou espírito, que está presente em cada célula viva do corpo. A Bíblia mostra que, sem este espírito vitalizador, o homem ou o animal estão mortos. — Ecl. 3:19; 9:10; Sal. 146:4.

Você tem este espírito de vida ou força da vida. Como pode sustentá-lo? Ora, precisa comer, beber e descansar. O que precisa primeiro porém, é inalar oxigênio, respirar, porque, se parar de respirar apenas por alguns minutos morre. Na realidade, a respiração é a principal evidência visível de que alguém está vivo ou tem espírito de vida em si. De modo que a Bíblia relaciona intimamente ou coloca em paralelo o “fôlego” (em hebraico: neshamáh) e o “espírito” (rúahh) Por exemplo, Gênesis 7:22 fala sobre os homens e os animais que morreram no Dilúvio: “Morreu tudo em que o fôlego [neshamáh] da força [ou espírito rúahh] da vida estava ativo nas suas narinas.” — Veja Isaías 42:5; Jó 27:3-5.

Portanto, o que aconteceu quando Deus criou Adão?
Primeiro, Jeová fez um corpo humano. Mas, este não tinha vida, ou estava morto. De que precisava para passar a viver e para ser uma alma vivente? Um simples sopro de ar ou fôlego nos pulmões sem vida não bastaria assim como tampouco bastaria tentar aplicar a respiração artificial nos pulmões dum corpo há muito falecido. Para que este recém criado corpo vivesse e continuasse vivo, precisava-se tanto da faísca ou do espírito da vida como da respiração.

Por conseguinte, quando Gênesis 2:7 diz que Jeová soprou no corpo o “fôlego de vida”, deve indicar, neste caso, mais do que apenas respiração ou ar passando para os pulmões. Era “fôlego de vida”. Sim, ao mesmo tempo, Deus deve ter dado a Adão o “espírito” ou a faísca da vida bem como a respiração necessária para mantê-lo vivo.

O que acontece, porém, quando alguém morre? Ele para de respirar, em resultado disso. Em pouco tempo, cessa a faísca da vida ou força da vida nas suas células. Está então além da ajuda da respiração artificial. Eclesiastes 12:7 diz: “O pó [de seu corpo] retorna à terra assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu.”

Não é o caso de alguma alma imortal, invisível, ou outra coisa, sair literalmente do corpo, viajar para o céu e ser recebido por Deus. Significa simplesmente que, se o morto há de viver novamente, isto cabe a Deus. Jeová é Quem pode lembrar-se dele e ressuscitá-lo — formando-lhe um corpo e pondo neste o espírito da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s