O que é o batismo pelos mortos?

“Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?”1 Cor 15:29.

Estava Paulo sugerindo que pessoas vivas fossem batizadas a favor dos que morreram sem terem sido batizados? Pode parecer assim em vista dessas e de outras traduções da Bíblia. No entanto, um exame mais minucioso tanto das Escrituras como do grego original usado por Paulo sugere algo diferente. Paulo queria dizer que os cristãos ungidos são batizados, ou imersos, num proceder de vida que resultaria numa morte de integridade, como a de Cristo. Depois, seriam ressuscitados para a vida espiritual assim como ele foi.

As Escrituras apóiam essa explicação. Paulo escreveu na sua carta aos romanos: “Não sabeis que todos nós, os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?” (Romanos 6:3) Na sua carta aos filipenses, Paulo falou de si mesmo, dizendo: “[Tive] participação nos seus sofrimentos [os de Cristo], submetendo-me a uma morte semelhante à dele, para ver se de algum modo consigo alcançar a ressurreição a ocorrer mais cedo dentre os mortos.” (Filipenses 3:10, 11) Paulo salientou que a vida de um seguidor ungido de Cristo envolve um proceder de integridade sob provas, enfrentando diariamente a morte e por fim morrendo por causa de sua integridade, seguido de uma ressurreição celestial.

É digno de nota que esses textos e outros que mencionam diretamente a morte em conexão com os batizados se referem a pessoas vivas que já foram batizadas, e não às que já faleceram. Paulo disse também a concristãos ungidos: “Fostes enterrados com ele no seu batismo, e, pela relação com ele, fostes também levantados junto por intermédio da vossa fé na operação de Deus, o qual o levantou dentre os mortos.” — Colossenses 2:12.

A preposição grega hy·pér, traduzida “pelos”, em diversas versões da Bíblia em 1 Coríntios 15:29, também pode significar “com o objetivo de”. Por isso, em harmonia com outros textos bíblicos, a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas verte este versículo corretamente: “Que farão os que estão sendo batizados com o objetivo de serem mortos? Se os mortos absolutamente não hão de ser levantados, por que estão sendo também batizados com o objetivo de serem tais?”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s