Segundo a Bíblia, onde fica o Paraíso?

Jesus prometeu a um homem que estava para morrer e que corajosamente expressou fé nele: “Estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43) Onde o homem estaria? O Paraíso seria no céu, na Terra ou em algum lugar intermediário onde os humanos aguardam julgamento?

Nossos ancestrais viveram num Paraíso. A Bíblia diz: “Jeová Deus plantou um jardim no Éden, do lado do oriente, e ali pôs o homem que havia formado. . . . E Jeová Deus passou a tomar o homem e a estabelecê-lo no jardim do Éden, para que o cultivasse e tomasse conta dele.” (Gênesis 2:8, 15) Quando essas palavras foram traduzidas para o grego, a palavra “jardim” foi vertida pa·rá·dei·sos, de onde se origina a palavra “paraíso”.

Assim como um casal teria de ampliar sua casa à medida que mais filhos nascessem, esperava-se que nossos primeiros pais expandissem o Paraíso para além dos limites do Éden ao passo que a família humana aumentasse. Deus lhes disse: “Enchei a terra, e sujeitai-a.” — Gênesis 1:28.

Portanto, o propósito do nosso Criador era que os humanos vivessem e tivessem filhos no Paraíso aqui na Terra. Eles viveriam para sempre num jardim terrestre onde não haveria necessidade de cemitérios. A Terra se tornaria o lar permanente de toda a humanidade. Não é de admirar que a natureza à nossa volta nos dê tanto prazer. Fomos criados para viver numa linda Terra.

O propósito de Deus mudou? Não, pois Jeová nos garante: “Assim mostrará ser a minha palavra que sai da minha boca. Não voltará a mim sem resultados, mas certamente fará aquilo em que me agradei.” (Isaías 55:11) Mais de 3 mil anos depois da criação do homem, a Bíblia disse com respeito ao “Formador da terra e Aquele que a fez”, que ele “não a criou simplesmente para nada”, mas que “a formou mesmo para ser habitada”. (Isaías 45:18) A vontade de Deus não mudou. A Terra ainda será um paraíso.
É interessante que muitos textos bíblicos sobre o Paraíso são simples descrições da vida na Terra. Por exemplo, uma profecia de Isaías declara: “Hão de construir casas e as ocuparão; e hão de plantar vinhedos e comer os seus frutos.” (Isaías 65:21) Onde é que se constroem casas e plantam-se vinhedos? Onde se comem frutos? Na Terra. Provérbios 2:21 diz claramente: “Os retos são os que residirão na terra.”

Outra pessoa que falou sobre um paraíso terrestre foi Jesus. É verdade que ele também prometeu um paraíso celestial, mas esse é apenas para uns poucos escolhidos. (Lucas 12:32) Depois que morrem, eles são ressuscitados para o Paraíso celestial e passam a governar com Cristo sobre o Paraíso terrestre. (Apocalipse 5:10; 14:1-3) Esses corregentes celestiais se certificarão de que o Paraíso na Terra seja administrado corretamente e de acordo com os padrões de Deus.
Jesus sabia que essa era a vontade de Deus para a Terra. Afinal, ele estava no céu com seu Pai quando o jardim do Éden foi criado. A vida num futuro paraíso terrestre está disponível a todas as pessoas que exercem fé hoje. (João 3:16) A essas, Jesus promete: ‘Estarão comigo no Paraíso.’ — Lucas 23:43.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s