Filipenses 2:5-11 “Texto Trinitário”?

“Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus” Fp 2:6(Grifo foi meu)

Primeiro, antes de vir a terra Jesus tinha “Forma de Deus”? Então ele não era Deus afinal, pensa e medite: Jeová não tem forma de Deus, ele é Deus!

Segundo, Cristo não tentou ser igual a Deus, não quis usurpar ou agarrar a posição de Jeová.

Perguntem-se se Jeová poderia tentar ser igual a Deus.
Como assim? Jeová é Deus! Ele não pode ser igual a si próprio:
Ou é Deus ou não é Deus!! É ridículo tanto falar em Deus ser igual a Deus, Deus não querer ser igual a Deus ou pior, em Deus não ser igual a Deus.

Por exemplo, quem viu a novela A Usurpadora viu como Paulina usurpou a identidade de sua irmã gêmea, Paola, seu nome, seus filhos, seu marido. Pois bem, você só pode usurpar o que não é seu ou que você não tem. Por isso o Pai jamais poderia usurpar a igualdade com Deus, pois Deus não é um ser diferente dele mesmo, tudo que diz respeito a Deus diz respeito ao Pai, tudo que pertencer a Deus pertence ao Pai. O uso do termo usurpação ( αρπαγμος harpagmos), que quer dizer ROUBO, demonstra que não apenas o Filho não era igual a Jeová, mas que isso é algo que a que não tem direito, ter tal coisa, seria roubar a posição de Deus.

Vale a pena salientar, que se “Forma de Deus” é posição e não natureza, o trinitário esta negando a divindade de Cristo, porque no versículo 7 diz que ele tomou “Forma de Servo”, sendo assim os trinitários negam a divindade de Cristo.

“Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” Fp 2:7 (Grifo foi Meu)

Agora vem o caso de ser dito que o Filho se ESVAZIOU, aqui também os trinitários entram em parafuso e terminam caindo em contradição, pois atributos divinos como onisciência, onipresença, onipotência, imortalidade e tudo mais acabam sendo negados a ele em sua estadia terrestre por alguns trinitários, assim esperam resolver problemas como ele ser menor que o Pai, não saber o dia da sua vinda e ter sofrido a morte. Do outro lado, uma facção de trinitários advoga fortemente que a segunda pessoa da Trindade sempre teve e sempre terá todas as suas perfeições ao máximo, como 100% Deus que é ele nunca poderia abrir mão de um só de seus atributos.
O fato é que o texto está dizendo que Jesus Cristo ao se tornar humano, foi esvaziado de sua forma divina, isto lhe permitiu ser morto no madeiro (Fl 2:8).

 

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Fp 2:9-11.(Grifo foi meu)

Pergunte-se: Deus pode ser enaltecido por Deus? Como Deus pode ser elevado a uma posição superior? Como pode Deus receber um nome maior do que o que tinha antes? Para essas perguntas a reposta de todas é NÃO PODE!

 

Quem é maior o servo ou senhor? Quem é enviado ou quem envia?

“Na verdade, na verdade vos digo [que] não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.” Jo 13:16

 

Quem tem de ser maior? Aquele que enaltece alguém ou o alguém que é enaltecido pelo outro? Como posso te enaltecer, sem estar primeiro numa posição superior a sua para te elevar a um novo status hierárquico?
Alguns questionam a referência a “nome acima de todo nome”, não se pode esquecer o princípio de 1 Coríntios 15:27, este “todo”, obviamente excetua aquele que lhe concedeu tal nome, tal como, aos coríntios o “todas as coisas” excetuava aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

Interessante que o texto condiciona o fato do Filho ter ganho o nome “acima de todo nome” ao fato de ter morrido em fidelidade e assim ter ganho uma promoção por parte de Deus (Ef 1:20, 22). Certamente que Jeová não precisa passar por tal processo para ter o maior nome do universo, ele tem o nome sobre todo nome, por ser Deus, o ser mais importante e mais poderoso que existe, e o foi assim eternamente, por si mesmo, sem ter necessidade de passar por alguma prova ou ter ganho isto de alguém.

(Mateus 28:18) E Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Foi-me DADA toda a autoridade no céu e na terra

(Mateus 11:27) Todas as coisas me foram DADAS por meu Pai

 

Conclusão:

1 . O Filho tem “forma de Deus”, ao contrário de Jeová que é a própria pessoa de Deus.

2 . O Filho nunca tentou ser “igual a Deus”, embora fosse divino. Jeová não pode querer ser ou não ser “igual a Deus”, ele simplesmente é Deus e pronto. Jeová não vai tenta se promover para pegar a posição de outra pessoa.

3 . O Filho não quis usurpar a igualdade com Deus. Jeová não pode usurpar a igualdade com Deus, pois ele já é Deus, não pode roubar aquilo que já tem.

4 . O Filho se esvaziou até a morte. Jeová não deixa de ser Deus, ele é Deus de eternidade a eternidade, como imortal não pode morrer, se morrer deixa de ser imortal, como a imortalidade faz parte das perfeições de Deus, ao deixar de ter a imortalidade o ex-imortal automaticamente deixaria de ser o eterno Deus, como Jeová é.

5 . O Filho foi elevado por Deus a uma posição superior. Ninguém pode exaltar Jeová a uma posicão superior, ele já é Deus, o Todo Poderoso.

6 . O Filho recebeu um nome superior da parte de Jeová Deus após sua morte fiel e conseqüente ressurreição. Ninguém pode dar nada a Deus, seu nome já é supremo. (Jó 41:11) Quem me deu primeiro alguma coisa, que eu o deva retribuir? Debaixo dos céus inteiros, é meu.

7 . O Filho é reconhecido como Senhor para a glória de Jeová, o seu Pai. Enquanto isso, Jeová é reconhecido como soberano para sua própria glória e não para a glória de algum OUTRO suposto Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s