Será que é apenas uma mera coincidência?

FJUNINA

Usando um calendário lunar, os celtas dividiram o ano em duas estações: os meses escuros do inverno e os meses ensolarados do verão. Na lua cheia mais próxima de 1.° de novembro, os celtas celebravam a festa de Samhain, que significa “fim do verão”.
Essa comemoração, que marcava o início do ano novo celta, ocorria no fim do verão, após a colheita e depois que os rebanhos eram trazidos do pasto para os abrigos. Os celtas acreditavam que, à medida que os dias encurtavam, era preciso revitalizar o Sol por meio de vários rituais e sacrifícios. Para simbolizar a morte do ano velho, todo fogo era apagado e o ano novo era iniciado com fogueiras sagradas a partir das quais os membros da comunidade reacendiam suas lareiras. Também se achava que essas fogueiras — usadas até hoje na Noite de Guy Fawkes, na Grã-Bretanha, e nas festas juninas, no Brasil — espantavam os maus espíritos.

Beltane, é outro festival celta, ainda comemorado nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, mas que originalmente marcava o início do Verão. É celebrado a 1 de Maio. O Beltane é o mais alegre dos festivais celtas, onde os participantes dançam, e se alegram nas voltas da fogueira.
Oposto ao festival Samhain, o Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos, e toda sua energia e luz.[1]

Fogos de Belenos, Deus da Fertilidade, comemorados em Beltane, passaram a ser chamados de “Festas Juninas”, mas todos os elementos são pagãos. O Casamento na Roça é o Casamento da Deusa Lua com o Deus Sol. É um festival de fertilidade, então, tanto em Beltane, quanto nas Festas Juninas, pula-se a fogueira para trazer fertilidade, passa-se os animais sobre as brasas, sobem o pau-de-sebo (símbolo fálico – derivado do mastro de Beltane, o Maypole), as cores utilizadas são todas relacionadas a Beltane, a dança de quadrilha é uma dança pagã, etc.

Coisas que ficam sem sentido nas Festas Juninas, ganham sentido totalmente lógico em Beltane. Subir o pau-de-sebo é demonstração de fertilidade, o casamento na roça é a união do Sol com a Lua, pular a fogueira é trazer fertilidade. Etc.

Será que tudo isso é apenas uma mera coincidência?

 

 

[1] Fonte: Wikipédia

Anúncios

Um comentário sobre “Será que é apenas uma mera coincidência?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s