ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: DESTAQUES DE SALMOS 60-68 DA SEMANA DE 04-10 DE JULHO DE 2016

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: DESTAQUES DE SALMOS 60-68

DA SEMANA DE 04-10 DE JULHO DE 2016

Sal 63:3 — Por que o amor leal de Jeová é melhor do que a vida? (w06 1/6 11 § 8)

Porque sem ele a vida não tem significado nem objetivo. É sábio cultivarmos a amizade com Jeová.

Sal 68:18 — Quem eram as “dádivas em forma de homens”? (w06 1/6 10 § 4)

Eram homens dentre os que foram levados cativos durante a conquista da Terra Prometida e que mais tarde foram designados para ajudar os levitas no seu trabalho.

O que a leitura da semana me ensinou sobre Jeová?

USE UNS DOS ARGUMENTOS ABAIXO

SALMO 63:6. O período da noite, calmo e sem distração. Pode ser uma ocasião excelente para meditarmos.

—————————————————————–

SALMO 64:2-4. A tagarelice prejudicial pode manchar o bom nome de uma pessoa inocente. Por isso não devemos dar ouvidos nem espalhar tal tipo de conversa.

—————————————————————–

A beleza e a opulência do jardim do Éden estão além da imaginação. Mas a Bíblia nos fornece uma descrição profética dele no SALMO65, dirigido a Deus. Este salmo diz em parte: “Voltaste a tua atenção para a terra, para dar-lhe abundância; tu a enriqueces muitíssimo. A corrente da parte de Deus está cheia de água. Preparas seu cereal, pois é assim que preparas a terra.” Isto mostra que não haverá secas, mas, sim, “chuvas copiosas”! Haverá uma abundância de alimentos para todos os habitantes da terra.

 

Que pontos da leitura posso usar no serviço de campo?

USE UNS DOS DESTAQUES ABAIXO

As promessas sinceras vêm tanto do coração como da mente. Podemos demonstrar que levamos nossas promessas a sério por orarmos regularmente, talvez todos os dias, a respeito delas. Isso mostrará a nosso Pai celestial que somos sinceros. Servirá também como um constante lembrete. Davi nos deixou um excelente exemplo nessa questão. Ele implorou a Jeová, num cântico noSALMO 61:1,8. “Ouve deveras, ó Deus, meu clamor suplicante. Presta deveras atenção à minha oração. . . . Vou entoar melodias ao teu nome para todo o sempre, a fim de pagar meus votos dia após dia.”

—————————————————————–

O salmista Davi se sentiu motivado a dizer a Jeová no SALMO 61:8. “Vou entoar melodias ao teu nome para todo o sempre, a fim de pagar meus votos dia após dia.” Davi sabia que fazer um voto é um assunto estritamente pessoal. Mas sabia também que, se ele fizesse um voto, tinha a obrigação de cumpri-lo. Mesmo assim, ele louvou a Jeová pela oportunidade de cumprir seus votos dia após dia.Um excelente exemplo a ser seguido por nós.

—————————————————————–

Na bíblia fala de balanças em sentido figurativo. A pequenez dos homens terrenos foi enfatizada no SALMO 62:9 por se dizer que são mais leves do que uma exalação sobre a balança, e as nações foram comparadas com uma camada insignificante de pó na balança, do ponto de vista de Jeová, que pode, como que, pesar todos os morros na balança. A balança era às vezes usada para representar a medição exata no julgamento.

—————————————————————–

SALMO 62:11. Deus não precisa depender de nenhuma fonte externa de energia. Ele é a própria fonte de energia. ‘A força pertence a ele.’

—————————————————————–

SALMO 63:3. A “benevolência” de Deus “é melhor do que a vida”, porque sem ela a vida não tem significado nem objetivo. É sábio cultivarmos a amizade com Jeová.

—————————————————————–

SALMO 63:3,4. Embora não seja possível viver para sempre sem Jeová, procure imaginar como seria uma vida extremamente longa sem o nosso Criador. Ela seria vazia, sem um verdadeiro objetivo. Jeová deu ao seu povo um trabalho satisfatório para fazer nestes últimos dias. De modo que podemos estar certos de que, quando Jeová, o Grande Cumpridor de Propósitos, der a vida eterna, esta será repleta de coisas fascinantes, significativas, para aprender e fazer. Então não importa quanto possamos aprender durante os milênios à frente, nunca

chegaremos a desvendar plenamente a “profundidade das riquezas, e da sabedoria, e do conhecimento de Deus”.

—————————————————————–

Muitos julgam que o SALMO 63:10 se refere ao chacal, quando se mencionam raposas como obtendo sua porção dos que foram mortos. A tradução “raposas”, contudo, não é imprópria quando se considera que as raposas também se alimentam de carne em putrefação.

—————————————————————–

Podemos louvar a Jeová sem palavras? Não é verdade que às vezes ficamos tão maravilhados com a beleza da criação que não conseguimos expressar isso em palavras? Refletir sobre essa grandiosidade é uma das maneiras de louvar o Criador no nosso coração. O salmista Davi começou assim uma de suas melodias no SALMO 65:1. “Para ti há louvor — silêncio —, ó Deus, em Sião; e a ti se pagará o voto.”

—————————————————————–

Uma  maneira de fortalecer nosso desejo de servir a Jeová de todo coração é por meio de suas orações. No SALMO 65:2, lemos: “Ó Ouvinte de oração, sim, a ti chegarão pessoas de toda carne.” Mesmo na época em que Israel era o povo pactuado de Deus, os estrangeiros que vinham ao templo de Jeová podiam orar a ele. Isto mostra que Jeová Deus não é parcial. Os que obedecem aos seus mandamentos têm a garantia de que ele os escutará. Certamente, “pessoas de toda carne” incluem também os jovens.

—————————————————————–

Chefes de Estado decidem se confiarão determinado assunto a alguém ou se cuidarão dele pessoalmente. De modo similar, o Governante Soberano do Universo tem o direito de determinar até que ponto irá seu envolvimento pessoal em dado assunto. As Escrituras ensinam que Deus decidiu dar atenção pessoal às nossas orações, e, sendo assim, nos orientam a dirigi-las a ele conforme diz o SALMO 66:19 e o SALMO 69:13.

A preferência de Deus nesta questão revela interesse pessoal nas orações de seus servos humanos.

—————————————————————–

Jeová é o “Deus que dá esperança” a todos os do seu povo fiel. Ele, como “Ouvinte de oração”, ouve as suas súplicas de ajuda para obterem a alegre esperança que se lhes apresenta conforme o SALMO 65:2. E por meio da sua Palavra, a Bíblia, incentiva seus servos a se dirigirem a ele sempre que queiram. Está sempre disposto a acolher as mais íntimas preocupações deles. Na realidade, ele os incentiva a ‘persistir em oração’ e a ‘orar incessantemente’. É da vontade de Jeová que todos os cristãos se dirijam a ele constantemente em oração, derramando-lhe o coração e fazendo isso no nome de Seu amado Filho, Jesus Cristo.

—————————————————————–

As Escrituras Hebraicas deixam claro que Jeová se preocupa com os idosos. No SALMO 68:5, por exemplo, Davi chama a Deus de “juiz de viúvas”, que geralmente são idosas. Em outras traduções da Bíblia, a palavra “juiz” é traduzida por “defensor”, “protetor” e “guardião”. É óbvio que Jeová se preocupa com as viúvas. A Bíblia até mesmo diz que quando elas são maltratadas ele fica irado. As viúvas — e todos os idosos fiéis — são muito estimadas por Deus e seus servos. Do ponto de vista de Jeová “As cãs são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça.”

—————————————————————–

Um tremendo terremoto, pelo visto conjugado com ação vulcânica forneceu um assombroso cenário para a inauguração do pacto da Lei, no Sinai conforme relata o SALMO 68:8. Jeová teve atuação direta nessa demonstração de poder, pois falou do monte por meio dum anjo.

Quando os rebeldes Datã, Abirão e a família de Corá violaram sua lei, o método de execução usado por Jeová contra eles foi um terremoto; a terra abriu a boca e os tragaram vivos para o Seol. Quão todo poderoso é o nosso Deus Jeová.

—————————————————————–

O pequeno grupo de Estudantes da Bíblia aumentou para cerca de 8 milhões de Testemunhas de Jeová hoje. Além disso, em 2013, mais de 11 milhões de pessoas mostraram interesse na Bíblia e em nossa obra por assistir à Celebração anual da morte de Jesus. Na maioria dos países, grande parte dos presentes são mulheres. As mulheres também são a maioria dos mais de 1 milhão de proclamadores do Reino de tempo integral no mundo todo. Deus realmente tem concedido a mulheres fiéis o privilégio de participar no cumprimento das palavras do salmista no SALMO 68:11. “O próprio Jeová dá a declaração; as mulheres que anunciam boas novas são um grande exército.” Isto é motivo de grande alegria para nossas queridas irmãs. 

—————————————————————–

É interessante que em muitos países, como os Estados Unidos, cerca de 75 por cento de todos os pioneiros são irmãs, reforçando as palavras do SALMO 68:11 que diz: “O próprio Jeová dá a declaração; as mulheres que anunciam boas novas são um grande exército.”As nossas irmãs merecem elogios, pois fazem a maior parte do trabalho de campo. Seu ensino perito nos estudos bíblicos domiciliares está conduzindo muitos à verdade, e as irmãs casadas, que lealmente apóiam seus maridos que têm muitos deveres congregacionais, também devem ser calorosamente louvadas.

—————————————————————–

SALMO 68:13 — Em que sentido eram ‘as asas duma pomba revestidas de prata e suas plumas de ouro amarelo esverdeado’? Certas pombas de cor cinza-azulado têm, em algumas de suas penas, um brilho que reflete as cores do arco-íris. Sua plumagem adquire uma aparência metálica sob a luz dourada do Sol. Talvez Davi estivesse comparando os vitoriosos guerreiros israelitas, voltando de uma batalha, com tal pomba — de asas fortes e aparência brilhante. Como sugerem alguns eruditos, a descrição também pode se aplicar a uma obra de arte, um troféu, levado como despojo. De qualquer forma, Davi está se referindo às vitórias que Jeová deu ao seu povo sobre seus inimigos.

—————————————————————–

SALMO 68:30 — O que significa o pedido para ‘censurar a fera do canavial’? Falando figurativamente dos inimigos de Jeová como sendo feras selvagens, Davi pediu que Deus os censurasse, ou restringisse o poder que eles tinham para fazer o mal.

—————————————————————–

Em sentido figurado e profético, os carros são símbolos de guerra, do mesmo modo que o arco e a espada. O SALMO 68:17. Diz-se que “os carros de guerra de Deus” são “dezenas de milhares, milhares repetidos vez após vez”, denotando o poder invencível de Deus para destruir os seus inimigos. Isto mostra que ninguém deve subestimar o poder de Jeová.

—————————————————————–

Tendo ‘vencido o mundo’, Jesus tomou parte em cumprir a profecia do SALMO 68:18, ‘ascendendo ao alto e levando consigo cativos’, sendo o significado disso explicado por Paulo em Efésios 4:8-12. Isto nos mostra que as profecias de Jeová nunca falha.

—————————————————————–

O salmista Davi escreveu no SALMO 68:20. “O verdadeiro Deus é para nós um Deus de atos salvadores.” Jeová já mostrou muitas vezes sua capacidade de salvar seu povo. Fez isso por livrá-lo de situações perigosas ou por dar-lhe força para perseverar. Ler e meditar nesses relatos emocionantes na bíblia fortalecerá nossa fé em Jeová como Deus de atos salvadores. Isso, por sua vez, nos ajudará a não ter medo ao encararmos testes de fé.

—————————————————————–

Um sentido de censurar não limitado a pessoas é o de “impedir, frear”, “fazer parar alguma coisa”. Censurar Jeová a semente semeada denota ele impedir uma boa colheita. Censurar ele insetos devoradores significa que põe fim a estes causarem sérios danos às safras. O salmista, no SALMO 68:30, falando dos inimigos do povo de Deus sob a figura de animais, solicitou ao Altíssimo que freasse o poder deles de causarem dano: “Censura a fera do canavial, a assembléia dos touros.” Jesus Cristo também censurou o vento e uma febre.Isto nos ensina que no paraíso terrestre não haverá motivos para termos medo de nenhuma calamidade.

Anúncios

5 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: DESTAQUES DE SALMOS 60-68 DA SEMANA DE 04-10 DE JULHO DE 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s