ENCONTRE JÓIAS ESPÍRITUAIS: DESTAQUES DE SALMOS 79-86 DA SEMANA DE 25-31 DE JULHO DE 2016

download

ENCONTRE JÓIAS ESPÍRITUAIS: DESTAQUES DE SALMOS 79-86

DA SEMANA DE 25-31 DE JULHO DE 2016

Sal 79:9 — O que esse texto nos ensina sobre nossas orações? (w06 15/7 12 § 5)

Ensina-nos que interessar-se de coração pelas verdades espirituais e procurá-las cuidadosamente requer tempo para estudo e meditação. É vital tirar tempo para alguns momentos de privacidade na nossa vida. Jeová ouve as nossas orações, em especial se forem a respeito da santificação de seu nome.

Sal 86:5 — Em que sentido Jeová está “sempre pronto a perdoar”? (w06 15/7 12 § 9)

O apreço dos salmistas pelo local de adoração de Jeová e a alegria deles com seus privilégios de serviço são exemplos para nós.Podemos ser muito gratos de que Jeová está “pronto a perdoar”. Ele sempre procura alguma evidência que lhe dê base para ser misericordioso com o transgressor arrependido.

O que a leitura da semana me ensinou sobre Jeová?

USE UNS DOS ARGUMENTOS ABAIXO

Davi clama a respeito de perseguidores no SALMO 86:14. “Ó Deus, os próprios presunçosos levantaram-se contra mim; e a própria assembléia dos que são tirânicos tem procurado a minha alma, e não te puseram diante de si.” Hoje em dia, entre os perseguidores estão os clérigos da cristandade, que se distinguem com as suas batinas. Estes presumem adorar a Deus, mas substituem o seu nome santo pelo título “Senhor” e o apresentam como misteriosa Trindade, que na realidade não se menciona em parte alguma da Bíblia. Quanta presunção! Além disso, procuram persuadir os poderes políticos a proscrever e a prender as Testemunhas de Jeová, como ainda se faz num número surpreendentemente grande de países da Terra. Esses blasfemadores do nome de Deus receberão o que merecem, junto com todos os setores meretrícios de Babilônia, a Grande.

————————————————————————————-

Ao longo destes “últimos dias”, Jeová tem frustrado todos os esforços feitos para eliminar o seu povo. Com isso, os opositores têm sido envergonhados. O SALMO 83:16 prefigurou isso, dizendo: “Enche-lhes as faces de desonra, para que as pessoas procurem o teu nome, ó Jeová.” Num país após outro, os opositores têm falhado terrivelmente nos seus esforços de silenciar as Testemunhas de Jeová. Em muitos países onde as Testemunhas de Jeová foram cruelmente perseguidas no passado, há agora dezenas de milhares, até mesmo centenas de milhares, de felizes louvadores de Jeová. Que triunfo de Jeová! E que embaraço para seus inimigos!

————————————————————————————-

Todos, homens e mulheres, devem ser submissos aos que tomam à dianteira e devem esperar em Jeová para receber quaisquer nomeações ou designações de responsabilidade, porque a promoção vem Dele. Conforme disseram alguns dos filhos levitas de Corá noSALMO 84:10.   “Escolhi ficar de pé no limiar da casa de meu Deus, em vez de andar em volta nas tendas da iniqüidade.” Desenvolver tal humildade verdadeira requer tempo. As Escrituras, ao especificarem as qualificações para alguém ser designado para o cargo de superintendente, declaram que não se deve designar nenhum homem recém-convertido, “para que não venha a enfunar-se de orgulho e a cair no julgamento aplicado ao Diabo”.

Que pontos da leitura posso usar no serviço de campo?

USE UNS DOS DESTAQUES ABAIXO

SALMO 79:9. Jeová ouve as nossas orações, em especial se forem a respeito da santificação de seu nome.

————————————————————————————-

SALMO 81:13, 16. Escutar a voz de Jeová e andar nos seus caminhos resulta em muitas bênçãos. — Provérbios 10:22.

————————————————————————————-

SALMO 82:2, 5. As injustiças abalam “os alicerces da terra”. Atos injustos prejudicam a estabilidade da sociedade humana.

————————————————————————————-

SALMO 84:1-4, 10-12. O apreço dos salmistas pelo local de adoração de Jeová e a alegria deles com seus privilégios de serviço são exemplos para nós.

————————————————————————————-

SALMO 86:5. Podemos ser muito gratos de que Jeová está “pronto a perdoar”. Ele sempre procura alguma evidência que lhe dê base para ser misericordioso com o transgressor arrependido.

————————————————————————————-

No SALMO 82:1, 6, ʼelo·hím é usado referente a homens, juízes humanos, em Israel. Jesus citou este Salmo em João 10:34, 35. Eram deuses na sua qualidade de representantes e porta-vozes de Jeová. De modo similar, disse-se a Moisés que ele devia servir de “Deus” para Arão e para Faraó. — Êx 4:16 n.;  7:1.

————————————————————————————-

Acusado falsamente de blasfêmia. Por Jesus chamar Deus de seu Pai, certos judeus opositores levantaram contra ele a acusação de blasfêmia, dizendo: “Tu, embora sejas um homem, te fazes um deus.” (Jo 10:33) A maioria das traduções dizem aqui “Deus”; em letras maiúsculas a tradução inglesa de Torrey coloca esta palavra com inicial minúscula, “deus”, ao passo que a versão interlinear de The Emphatic Diaglott diz “um deus” também em letras minúscula. A resposta do próprio Jesus dá apoio à tradução de “um deus”, citando ele o SALMO 82:1-7. Conforme se pode ver, este texto não se refere a pessoas serem chamadas “Deus”, mas sim “deuses” e “filhos do Altíssimo”.

————————————————————————————-

De acordo com o contexto, aqueles que Jeová chamou “deuses” e “filhos do Altíssimo”, no SALMO 82:1-6, 8, eram juízes israelitas, que haviam praticado a injustiça, tornando necessário que o próprio Jeová julgasse ‘no meio de tais deuses’. Visto que Jeová aplicou esses termos a tais homens, Jesus certamente não era culpado de blasfêmia ao dizer: “Sou Filho de Deus.” Ao passo que as obras desses “deuses” judiciais desmentiam serem eles “filhos do Altíssimo”, as obras de Jesus coerentemente provaram que ele estava em união, em harmonioso acordo e relação com seu Pai. — Jo 10:34-38.

————————————————————————————-

SALMO 82:1, 6 — Quem são os chamados de “deuses” e de “filhos do Altíssimo”? Ambas as expressões se referem a juízes humanos em Israel. Isso é apropriado, pois deviam servir como porta-vozes e representantes de Deus. — João 10:33-36.

————————————————————————————-

SALMO 83:2 — O que significa ‘levantar a cabeça’? Esse gesto denota prontidão para exercer o poder ou agir, em geral para se opor a algo, para lutar ou para oprimir.

————————————————————————————-

O salmista expressa seus sentimentos em oração no SALMO 83:1-3, 5. “Ó Deus, não haja silêncio da tua parte; não fiques sem fala e não sossegues, ó Divino. Pois, eis que os próprios inimigos teus estão em alvoroço; e os mesmos que te odeiam intensamente levantaram a cabeça. Realizam astutamente sua palestra confidencial contra o teu povo . . . Pois unidamente trocaram conselho com o coração; passaram a concluir contra ti até mesmo um pacto.” a preocupação principal do salmista era natural porque ele estiva muito preocupado com a sua segurança e a de sua família. No entanto, a idéia central de sua oração era o vitupério que estava sendo lançado sobre o nome de Jeová e as ameaças contra a nação que levava esse nome. Tenhamos todos nós um conceito equilibrado similar ao suportarmos os difíceis dias finais deste velho mundo.

————————————————————————————-

A batalha ainda não acabou. E continuamos a pregar as boas novas — mesmo a opositores. Mas a oportunidade que esses opositores têm de se arrependerem e ganharem a salvação logo acabará. A santificação do nome de Jeová é muito mais importante do que a salvação humana. Quando as nações se unirem para destruir o povo de Deus, nós nos lembraremos das seguintes palavras da oração do salmista no SALMO 83:17 que diz: “Fiquem envergonhados e perturbados para todo o sempre, e fiquem encabulados e pereçam.”Essas  nações terão um fim humilhante. A Palavra de Deus revela que aqueles que “não obedecem às boas novas” — e que por isso serão executados no Armagedom —, sofrerão a “destruição eterna”.

————————————————————————————-

Que futuro maravilhoso nosso amoroso Pai celestial Jeová preparou para seus adoradores fiéis! Será que nós nos sentimos motivados a orar a Jeová para que ele em breve forneça uma resposta final à oração do salmista no SALMO 83:17, 18. “Fiquem [os inimigos de Jeová] envergonhados e perturbados para todo o sempre, e fiquem encabulados e pereçam; para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra”?

————————————————————————————-

Na Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada o SALMO 83:18 é traduzido assim: “Que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” Várias outras traduções bíblicas vertem esse versículo de modo similar. No entanto, muitas traduções deixam fora o nome Jeová, substituindo-o por títulos como “Senhor” ou “Eterno”.

Esse versículo fala a respeito de um nome. No hebraico original, idioma em que grande parte da Bíblia foi escrita, aparece ali um nome pessoal ímpar. É escrito em letras hebraicas que traduzido para o português e a tradução comum desse nome é “Jeová”. Esse nome aparece no texto original das Escrituras Hebraicas cerca de 7 mil vezes! Isto mostra que TNM esta correta.

————————————————————————————-

A primeira que nós vimos o nome de Jeová talvez tenha sido quando nos mostraram esse nome no SALMO 83:18. Possivelmente, ficamos surpresos ao ver que o nome de Deus é Jeová, Desde então, nós sem dúvida usamos esse mesmo texto para ajudar outros a conhecer o nosso amoroso Deus, Jeová. E Jeová é a Pessoa mais importante do Universo. Como Criador de tudo, ele tem o direito de esperar submissão plena de todas as suas criaturas. Então cada um de nós temos, portanto, boas razões para se perguntar: ‘Quem é a pessoa mais importante na minha vida?’ É vital analisar com cuidado a nossa resposta a essa pergunta.

————————————————————————————-

“A expectativa adiada faz adoecer o coração”, reconhece o livro de Provérbios. É o que pode acontecer especialmente quando outras pessoas recebem os privilégios que nós esperávamos receber. Será que quem sofre desapontamentos assim encontra na Palavra de Deus consolo, esperança e ajuda para entender a situação? Sim. Aliás, o SALMO 84 expressa os sentimentos de um servo de Jeová que também tinha desejos não realizados com relação ao serviço de Jeová.

————————————————————————————-

O salmista, ao proclamar seu anelo pelos pátios da casa de Jeová, faz referência à andorinha achar um ninho para si, em que colocar seus filhotes — sim, bem ali no templo, evidentemente em alguma parte em volta do “grandioso altar” de Jeová. SALMO 84:1-3. O salmista, como levita não-sacerdotal, servia no templo apenas uma semana cada seis meses, mas ele sabia que a andorinha tinha ali uma moradia mais permanente. Expressou assim seu anseio de estar nos pátios do tabernáculo de Jeová o máximo tempo possível.Isto serve de exemplo para mim ansiar estar mais ocupado na adoração de Jeová.

————————————————————————————-

O livro dos Salmos menciona também outros fatores para a felicidade. Um deles é confiar na força de Jeová em vez de na nossa própria. “Felizes os homens cuja força está em [Jeová]”, diz o SALMO  84:5. Uma irmã sabe muito bem o que isso significa. Ela mudou-se para um país em que havia muita necessidade no ministério. “Deparei-me com uma nova língua, uma nova cultura e uma nova maneira de encarar as coisas. Parecia que eu estava num outro planeta. Pensar em pregar num ambiente estranho me deixava tensa. Pedi ajuda a Jeová e foi com a força dele que conseguia pregar o dia todo num território isolado. Com o tempo, fazer isso parecia a coisa mais natural do mundo. Iniciei muitos estudos bíblicos e ainda me beneficio dessa experiência. Aprendi que, com a força de Jeová, podemos vencer até mesmo obstáculos aparentemente intransponíveis.”

————————————————————————————-

“Um dia nos teus pátios é melhor que mil em outra parte”, diz o levita. “Escolhi ficar de pé no limiar da casa de meu Deus, em vez de andar em volta nas tendas da iniqüidade”, conforme o SALMO 84:10. Ele reconhecia que passar ainda que só um dia na casa de Jeová é um privilégio inestimável. E o levita servia por bem mais do que apenas um dia no templo. Seu contentamento com os privilégios o fazia cantar de alegria. E nós? Lembramo-nos do quanto somos afortunados? Ou em geral esquecemos o que já temos no serviço de Jeová?

————————————————————————————-

Jeová Deus é chamado de “sol e escudo” no SALMO 84:11. Não que ele seja deus da natureza, mas que ele é a Fonte de luz, vida e energia. Ser Jeová chamado assim o salmista usa um modo Figurativo.

————————————————————————————-

Orando a Jeová e confiando nele, nós podemos equilibrar nosso anseio por privilégios adicionais e o contentamento com os privilégios que já temos. Nós nunca devemos permitir que o desejo de fazer mais nos prive do apreço pelo que já temos e da alegria de servir a Jeová para sempre. Temos que confiar em Jeová, porque isso resulta em felicidade, como mostram as palavras do levita noSALMO 84:12 que diz: “Ó Jeová dos exércitos, feliz o homem que confia em ti.”

————————————————————————————-

As pessoas que acatam de forma favorável e se submetem ao rei designado por Deus e ao seu Reino obterão grandes bênçãos, quando se puder dizer: “Justiça e paz — elas se beijaram”, conforme expressa o SALMO 85:10. Porque a conexão entre as duas será tão evidente a todos como é a associação achegada de amigos afeiçoados.

————————————————————————————-

Davi, como nós, sofria ansiedades e depressão por causa dos problemas que o oprimiam. Mas ele nunca permitiu que essas provações lhe enfraquecessem a leal confiança em Jeová. Ele clamou no SALMO 86:1, 2. “Inclina teu ouvido, ó Jeová. Responde-me, porque estou atribulado e sou pobre. Guarda deveras a minha alma, pois eu sou leal. Salva teu servo — tu és meu Deus — que está confiando em ti.”Podemos confiar como Davi, que “o Deus de todo o consolo”, Jeová, estará de ouvidos atentos a esta Terra e ouvirá nossas orações humildes.

————————————————————————————-

Davi escreveu o SALMO 86 quando estava aflito. Nós, que vivemos nos “últimos dias” do sistema de Satanás, nestes “tempos críticos, difíceis de manejar”, enfrentamos provações similares. Por confiarmos implicitamente em nosso Deus, podemos seguir o conselho de Davi: “Lança teu fardo sobre o próprio Jeová, e ele mesmo te susterá. Nunca permitirá que o justo seja abalado.”  

————————————————————————————-

No SALMO 86, Davi usa 11 vezes a invocação “ó Jeová”. Quão fervorosa é a oração de Davi, e quão íntimo ele era de Jeová! Mais tarde, esse uso íntimo do nome de Deus tornou-se desagradável para os escribas judaicos, notavelmente os soferins. Eles nutriam um temor supersticioso de fazer mau uso do nome. Desconsiderando que o homem tinha sido criado à imagem de Deus, negaram-se a imputar a Deus os atributos que os homens também mostram ter. De modo que, em 7 das 11 ocorrências do nome divino no texto hebraico só deste salmo, eles substituíram o nome YHWH (Jeová) pelo título ʼAdho-naí  (Senhor). Podemos ser gratos de que a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, bem como diversas outras traduções meticulosas, restabeleceram o nome divino no seu lugar legítimo na Palavra de Deus. Assim, a nossa relação com Jeová recebe o destaque que deve ter.

————————————————————————————-

Davi diz no SALMO 86: 3, 4. “Mostra-me favor, ó Jeová, pois continuo a invocar-te o dia inteiro. Alegra a alma do teu servo, porque a ti, ó Jeová, elevo a minha própria alma.” Podemos notar que Davi continuou a invocar a Jeová “o dia inteiro”. Deveras, ele muitas vezes orava a noite inteira, como na ocasião em que era fugitivo no ermo. Também hoje, algumas Testemunhas de Jeová, quando ameaçadas de estupro ou de outro ataque criminoso, têm invocado a Jeová em voz alta. Em alguns casos, ficaram surpresas com o resultado feliz. O nome de Jeová nos é precioso, assim como foi para “Jesus Cristo, filho de Davi”, quando esteve na Terra. Jesus ensinava aos discípulos a orar pela santificação do nome de Jeová e os fez saber o que este nome representa.

————————————————————————————-

A misericórdia é uma qualidade destacada de Deus. É sua maneira normal de reagir para com os necessitados. O SALMO 86:5. Diz que Jeová está “pronto a perdoar”. Ele está como que bem atento para ver se há alguma mudança de coração da parte de humanos pecadores, que lhe dê um motivo para estender misericórdia.

————————————————————————————-

Davi faz a seguinte súplica fervorosa no SALMO 86:57 “Tu, ó Jeová, és bom e estás pronto a perdoar; e é abundante a benevolência para com todos os que te invocam. Dá deveras ouvidos à minha oração, ó Jeová; e presta deveras atenção à voz dos meus rogos. Vou invocar-te no dia da minha aflição, pois tu me responderás.” “Ó Jeová” — repetidas vezes nos emocionamos com o grau de intimidade dessa invocação! É uma intimidade que se pode cultivar constantemente por meio da oração. Jeová é a própria bondade em pessoa em prover o resgate de Jesus, em mostrar misericórdia para com pecadores arrependidos e em derramar benevolência sobre suas Testemunhas leais e apreciativas, quão maravilhoso é servir esse Deus.

————————————————————————————-

Os atuais trabalhos de Jeová incluem aquilo que Davi descreve no SALMO 86:9: “Todas as nações que fizeste chegarão e curvar-se-ão diante de ti, ó Jeová, e darão glória ao teu nome.” Depois de convocar dentre a humanidade os remanescentes desta sua nova criação, o “pequeno rebanho” dos herdeiros do Reino, Jeová passou a ajuntar dentre “todas as nações” “uma grande multidão” de “outras ovelhas”, milhões de pessoas que também exercem fé no sangue derramado de Jesus. Estas ele transformou numa organização dinâmica, a única sociedade global de amantes da paz que existe hoje na Terra. Observando isso, as hostes angélicas prostram-se perante Jeová, declarando: “A bênção, e a glória, e a sabedoria, e o agradecimento, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus para todo o sempre.” Também a grande multidão glorifica o nome de Jeová, servindo-o “dia e noite”, com a esperança de sobreviver ao fim deste mundo e viver para sempre na Terra paradísica.

————————————————————————————-

Servir de “Pleno Coração”. O coração literal tem de estar inteiro para funcionar normalmente, mas o coração figurativo pode estar dividido. Davi orou no SALMO 86:11. “Unifica meu coração para temer o teu nome”, o que sugere que o coração da pessoa pode ficar dividido com respeito às suas afeições e aos seus temores. Tais pessoas podem ter “corações divididos” — ser mornas na adoração de Deus. Alguém pode também ter “coração dúplice” (literalmente: com um coração e um coração), tentando servir a dois amos, ou dizendo enganosamente uma coisa, ao passo que pensa outra. Jesus quando estava na terra denunciou fortemente tal hipocrisia dúplice.

————————————————————————————-

Há algo mais que devemos notar no SALMO 86:11. O salmista não estava simplesmente pedindo uma compreensão intelectual do temor de Deus. Ele faz menção do coração. O cultivo do temor piedoso envolve o coração figurativo, que exige atenção especial por ser a pessoa íntima conforme manifestada em todas as nossas atividades na vida, e inclui nossos pensamentos, nossas atitudes, nossos desejos, nossas motivações e nossos objetivos.

————————————————————————————-

Quão fervorosa é a oração de Davi no SALMO 86:12,13. “Elogio-te de todo o meu coração, ó Jeová, meu Deus, e glorificarei o teu nome por tempo indefinido, porque a tua benevolência é grande para comigo e livraste a minha alma do Seol, do seu lugar mais baixo.” Quando Saul o caçava no ermo, é possível que Davi se sentisse com vontade de recolher-se num canto para morrer. Era como que ficar face a face com o mais baixo Seol — as profundezas da sepultura. Mas, Jeová o livrou! De modo similar, de maneiras maravilhosas Jeová muitas vezes deu alívio aos seus servos da atualidade e sustentou os íntegros que perseveraram fielmente até a morte. Todos os leais terão a sua recompensa, mesmo que por meio de uma ressurreição, se necessário.

————————————————————————————-

No SALMO 86:16. Davi falou de si mesmo como o filho da “escrava” de Jeová. Com base nisso alguns concluem que a mãe de Davi, cujo nome não é mencionado na Bíblia, também teve uma influência positiva em sua espiritualidade. Certo erudito disse: “Provavelmente foi ela quem lhe contou primeiro a maravilhosa história dos tratos de Deus com seu povo”, incluindo a de Rute e Boaz.

————————————————————————————-

O que é o “sinal significando bondade” que Jeová elabora para os seguidores das pisadas de Jesus no SALMO 86:17? Era a “alegria de espírito santo” que fortalecia os primitivos cristãos para suportarem as diversas formas de perseguição que sofreram. O mesmo se dá hoje, e Jeová, o Dador de “toda boa dádiva e todo presente perfeito”, agrada-se de dar “espírito santo aos que lhe pedirem”. Portanto, é a alegria de espírito santo que elabora para os seguidores de Jesus “um sinal significando bondade”.

 

Anúncios

3 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPÍRITUAIS: DESTAQUES DE SALMOS 79-86 DA SEMANA DE 25-31 DE JULHO DE 2016

  1. Gisele de Oliveira Costa says:

    Aprendi sobre Jeová qui ele nos incentiva ouvir sua voz em andar nos seus caminhos porque ele tem um futuro maravilhoso a espera da quele qui o coração é plano para com ele,o nome de (Jeová) e uma torre forte,entramos pra dentro dela e recebemos,portanto que continuamos a levar o nome de Jeová ensinando pra as pessoas que Jeová é o altíssimo sobre toda terra.jeova e o nosso refúgio nossa fortaleza.

    Curtir

  2. Clau Oliveira says:

    Eu aprendi e aprendo cada vez mais que Jeová ouve e atende nossas orações sinceras e está sempre pronto a perdoar se nos arrependermos sinceramente para assim sermos merecedores do sacrifício resgatador de Jesus Cristo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s