Existe uma única religião verdadeira? Parte final

duvida

“Como identificar a única religião verdadeira se existem milhares de religiões? Isso não torna a busca muito difícil?”, alguns podem indagar. Na verdade, não.

No primeiro século, o apóstolo Paulo elogiou a reação que algumas pessoas da cidade de Beréia tiveram ao que ele ensinava. Elas não aceitaram logo como verdade o que Paulo dizia, mas ouviram de modo respeitoso. Podemos aprender algo do que os bereanos fizeram após terem ouvido a mensagem.

Veja o que a Bíblia diz a respeito deles: Estes (os bereanos) tinham mentalidade mais nobre do que os de Tessalônica, pois aceitaram a palavra com vivo interesse, e examinavam cuidadosamente as Escrituras, todo dia, para ver se tudo era assim mesmo. Portanto, muitos deles se tornaram crentes.” (Atos 17:10-12) Assim, a busca deles não era superficial. Não esperavam chegar a uma conclusão definitiva depois de apenas uma ou duas breves conversas com Paulo.

Além disso, observe que os bereanos “aceitaram a palavra com vivo interesse”. Isso nos diz algo sobre seu modo de encarar o estudo das Escrituras. Não eram crédulos, aceitando tudo que era dito, mas também não eram céticos, rejeitando logo a mensagem. Não mostraram uma atitude crítica com relação às explicações de Paulo, um representante humano de Deus.

Outro ponto a considerar é que os bereanos estavam ouvindo sobre o cristianismo pela primeira vez. Parecia algo bom, talvez até bom demais para ser verdade. Mas em vez de descartar aquela mensagem, eles examinaram cuidadosamente as Escrituras para verificar ‘se tudo era assim mesmo’. Note também que, depois de ter feito essa busca cuidadosa, tanto bereanos como tessalonicenses se tornaram cristãos. (Atos 17:4, 12) Não desistiram de procurar a verdade, achando que era impossível encontrá-la. De fato, eles reconheceram a religião verdadeira.

Características da Religião Verdadeira

Está disposto a por a tal prova sua religião? Não há nada a temer, porque, se tiver a religião certa, pode apenas ficar mais seguro com tal exame. E, se aquilo em que crê não se harmonizar com a Bíblia, então aceite a verdade, porque leva à vida eterna. — João 17:3.

Para começar, considere alguns ensinos comuns das organizações religiosas. Ensina sua religião, por exemplo, a crença popular de que a alma humana é imortal, que não pode morrer? Note o que a Palavra da verdade de Deus diz sobre o assunto: “Derramou a sua alma na morte.” (Isa. 53:12, Al) “A alma que peca, perecerá.” (Eze. 18:4, 20, PIB) Não é óbvia a resposta da Bíblia? Ensina que as almas são mortais, que podem morrer e realmente morrem. Ensina isso a sua religião? Deveria ensinar, se for a religião certa.

Outra ideia que muitas organizações religiosas têm ensinado há muito é que o inferno é um lugar para onde apenas os perversos vão, e que ninguém pode sair do inferno. Ensina isso a sua religião? A Bíblia, contudo, afirma que Jesus Cristo esteve no inferno três dias e foi ressuscitado de lá. Numa profecia bíblica a respeito dele, explica: “Não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.” — Sal. 16:10, Al; Atos 2:31.

O que, então, é o inferno? A Bíblia mostra que o inferno é a sepultura comum da humanidade. E observe o que a Bíblia afirma: “A morte e o inferno deram os mortos que neles havia.” (Rev. 20:13, Al) Sim, não só a Bíblia ensina que os bons bem como os injustos vão para o inferno, mas mostra que aqueles que estão no inferno serão ressuscitados! (Atos 24:15) Ensina isso a sua religião? Visto que a Bíblia o ensina, a religião certa o fará também.

O que dizer da crença comum de que Deus e seu Filho, Jesus Cristo, são iguais? As religiões que ensinam a doutrina da Trindade afirmam que são. No entanto, disse Jesus: “O Pai é maior do que eu.” (João 14:28, PIB) E a Bíblia, em Marcos 13:32, afirma que o Pai tem conhecimento de importante informação que nem os anjos e nem o Filho sabem. Obviamente, então, Jesus e o Pai não são iguais. Ensina isso a sua religião? Deveria, se estiver em plena harmonia com a Palavra de Deus.

Examine outra crença religiosa comum — a de que os mortos estão conscientes. São tantas as religiões que ensinam isto. Mas, sobre tal assunto, as Escrituras inspiradas dizem: “Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem nada.” (Ecl. 9:5, PIB) Segundo a Bíblia, os mortos não estão conscientes. Entretanto, têm a grandiosa perspectiva de serem erguidos da inconsciência por meio da ressurreição dos mortos. — João 5:28, 29.

Pode ver como tal exame dos ensinos religiosos o pode ajudar a determinar se sua religião é a certa? Assim, ao estudar a Palavra de Deus, continue a fazer tal exame. Mas, ao mesmo tempo, examine as práticas de sua religião, pois a religião certa tem também de ser identificada pelo que realmente faz ou deixa de fazer.

Por exemplo, usa sua religião o nome de Deus e magnifica a sua importância? A Bíblia faz isso. Afirma: “Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” (Sal. 83:18) Jesus tornou conhecido o nome de Deus, Jeová. Com efeito, ensinou seus seguidores a orar: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” (Mat. 6:9, PIB) E Jesus disse em oração a seu Pai: “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste.” (João 17:6, CBO) Torna a sua religião conhecido o nome de Deus, Jeová?

Examine mais a sua religião. Ensina que os ministros devem pregar de casa em casa? Jesus visitou bem os lares das pessoas e instruiu seus discípulos a fazer o mesmo. (Mat. 10:12-14) O apóstolo Paulo disse sobre seu ministério: “Não me refreei de . . . vos ensinar publicamente e de casa em casa.” (Atos 20:20) Pregam e ensinam os seus ministros de casa em casa? Os ministros da religião certa o fazem.

É sua religião parte integrante deste mundo e de sua política? Incentiva-o a ser? Sobre seus seguidores, Jesus disse: “Não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo.” (João 17:16) E Tiago, discípulo de Jesus, escreveu: “A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta:  . . . manter-se sem mancha do mundo.” Mantêm-se sua religião sem mancha do mundo? — Tia. 1:27; 4:4.

Jesus Cristo descreveu como seus verdadeiros seguidores poderiam ser identificados em especial. Disse: “Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” (João 13:35) Traz sua religião esse sinal identificador do amor? Coloca em seus membros um amor que é tão forte que permanece verdadeiro até mesmo em tempos difíceis? Os frutos mostram que, quando as nações mundanas foram à guerra, os católicos de um lado mataram católicos do outro lado, e os protestantes e judeus fizeram o mesmo. Será isto mostrar amor uns pelos outros? Dificilmente. Todavia, lembre-se de que Jesus disse que o genuíno amor entre eles mesmos seria um sinal identificador dos que praticavam a religião certa.

O que você deve fazer

Gostou da consideração acima? Quer examinar mais? É a coisa sábia e correta a fazer. Deveria assegurar-se de que sua religião fale e aja segundo a Palavra de Deus. Por fazer isso, poderá chegar a adorar a Deus da forma correta e ter a Sua aprovação.

Quando alguém encontra a verdade, como aconteceu com os bereanos, ele se sente motivado a falar dela à outros com entusiasmo. Alguns talvez não gostem disso, achando que seria uma atitude mais humilde pensar que outras religiões também podem estar certas. Mas, ao reconhecer a verdade bíblica, a pessoa passa a ter convicção. Ela não tem dúvida sobre se é possível encontrar a verdade nem fica pensando se todas as religiões poderiam levar à salvação. No entanto, a pessoa mostra que realmente é humilde quando se dispõe a fazer uma busca sincera para encontrar a verdade.

As Testemunhas de Jeová fizeram isso. É por esse motivo que acreditam ter encontrado a religião verdadeira. E elas convidam você a pesquisar as Escrituras a fim de identificar quem pratica a religião verdadeira.

Por meio de um curso bíblico gratuito com as Testemunhas de Jeová, você poderá fazer uma pesquisa profunda do que a Bíblia realmente ensina. Esse conhecimento lhe dará condições de identificar a religião verdadeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s