Indagação de um leitor: Apenas 144 mil vão pro céu?

dúvida

Certo leitor escreveu:

“Olá Defensor JW! Por favor, vc poderia postar um tópico para discussão na sua página sobre a esperança celestial? Tenho entendido pela bíblia que haverá vida na terra futura, mas que também haverá vida nos céus. Porém, há muitas passagens na bíblia que ainda tenho certas dúvidas sobre ser exclusivo para 144 mil somente ir para os céus. Por exemplo, Gálatas 3:26-27 e Efésios 4:4-6…Por favor, tenho grandes dificuldades para entender esse assunto…Obrigado”

Resposta da bíblia:

Ficamos felizes que você conseguiu perceber que a bíblia apresenta uma esperança celestial para cristãos ungidos por Deus e outra de vida aqui na terra para outros salvos. Entretanto se questiona se essa esperança celestial é apenas para 144 mil pessoas. Um exame detido de alguns textos nos ajudará a solucionar melhor essa questão.

Romanos 8:19-23 diz: “Pois a criação está esperando com viva expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porque a criação foi sujeita à futilidade, não de sua própria vontade, mas pela vontade daquele que a sujeitou, à base da esperança de que a própria criação também será libertada da escravidão à decadência e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda a criação junta continua a gemer e a sentir dores até agora. Não somente isso, mas também nós mesmos, que temos as primícias, isto é, o espírito, sim, nós mesmos gememos em nosso íntimo, ao passo que esperamos ansiosamente a adoção como filhos — sermos livrados do nosso corpo por meio de resgate.”

O blog parceiro do “Apologista da verdade”¹ explica bem esse texto:

Vemos aqui a menção de dois grupos distintos: a “criação” e os “filhos de Deus”. O termo “criação”, nesta passagem, não se refere aos animais irracionais, pois esses não têm intelecto para ‘esperar’ nem entender a “revelação dos filhos de Deus”. (Versículo 19) Ademais, o fato de ela ter a “esperança” de ter a “liberdade gloriosa dos filhos de Deus” mostra que se refere à criação humana – seres que têm espiritualidade e consciência. Já a expressão “filhos de Deus” nesse contexto se aplica aos que governarão no céu com Cristo. Paulo, que tinha tal esperança de vida celestial, falou da “glória que há de ser revelada EM NÓS”. (Rom. 8:18; 2 Tim. 2:12) E disse adicionalmente: “Esperamos seriamente a adoção como filhos, sermos livrados de nossos corpos por meio de resgate.” – Rom. 8:23.

Os que compõem tal “criação” não se tornarão espirituais “filhos de Deus” com esperança celestial. São um grupo distinto destes últimos. A afirmação de Paulo, de que “a própria criação também será liberta da escravização à corrupção” mostra isso. (Rom. 8:21) Além disso, depois de mencionar que a “toda a criação junta persiste em gemer”, Paulo declara: “Também nós mesmos, os que temos as primícias, a saber, o espírito, sim, nós mesmos gememos.” (Rom.8:23) Esses usos da palavra “também” mostram a clara distinção entre essas duas classes. Os que compõem a “criação” herdarão o Paraíso terrestre. Embora não se tornem adotados “filhos de Deus” no sentido de receberem a vida imortal no céu, terão a “liberdade gloriosa dos filhos de Deus” por se tornarem seres humanos perfeitos, livres do pecado e dos efeitos mortíferos deste.

Depois da explicação do apologista diferenciando os dois grupos, se concentremos agora naqueles chamados de “filhos de Deus”, que são os com esperança celestial.  Estes são chamados de “irmãos” de Jesus (Mateus 25:34-40; Romanos 8:29; Hebreus 2:10-12) e recebem um novo nascimento pelo espírito santo para uma chamada celestial (Romanos 8:14-17; 1 Pedro 1:3,4).

Interessante notar que o texto de Romanos 8:23 fala desses cristãos gerados pelos espírito santo como “primícias” das criaturas de Deus, mesma expressão utilizada em Tiago 1:18. Essa expressão só é usada na bíblia para os 144 mil mencionados em Apocalipse 14:1-4, o que mostra, de fato, que somente este número limitado é que irá governar com Jesus no céu sobre a humanidade. (Apocalipse 5:9,10)

céu

Então quando a bíblia diz em Gálatas 3:26,27 e Efésios 4:4 que “todos batizados em Cristo são filhos de Deus” e que há somente “uma esperança”, não devemos desperceber a quem essas palavras foram dirigidas.

O Novo Testamento se concentra em explicar com detalhes o propósito de Deus de formar esse governo celestial de 144 mil pessoas compradas da terra que irá nos governar. Então naquela época TODOS aqueles que aceitavam o cristianismo eram escolhidos como participantes nesse governo celestial e, portanto tinham UMA SÓ ESPERANÇA, ou seja, governar nos céus. Não havia ungidos com a esperança de viver aqui na terra, mas apenas nos céus.

Completado este número do “pequeno rebanho” a quem o Pai deu o Reino (Lucas 12:32), Jeová se concentraria em ajuntar as “outras ovelhas”, pois estas também teriam que ‘ser trazidas’ de volta a esperança original da humanidade de viver pra sempre num paraíso aqui na terra. (João 10:16)

Fontes:

Anúncios

2 comentários sobre “Indagação de um leitor: Apenas 144 mil vão pro céu?

  1. Defensor Da Verdade! says:

    Muito boa a resposta, parabéns!

    Gálatas- 3: 16-18 explica bem isso dizendo: “Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo. E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, NÃO INVÁLIDA, de forma a TORNAR INOPERANTE a PROMESSA. Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão.”

    A promessa que Deus fez a Abraão todo mundo sabe qual era, a de dar a “Terra Prometida”, logo essa Promessa NUNCA foi invalidade até hoje. O “descendente(Jesus + 144 mil)” reinará sobre a “terra(outras ovelhas) que será abençoada por meio de seu descendente(Jesus + 144 mil).” A Bíblia é bem dinâmica neste assunto!!!

    Curtir

  2. Alexandre says:

    Boa parceria entre o defensor e o apologista… A explicação falando q no novo testamento se concentra em. Mostrar q os primeiros cristãos ali tinham a esperanca divina foi muito boa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s