ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:DESTAQUES DE SALMOS 110-118 DA SEMANA DE 29 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO DE 2016

Apostila

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:DESTAQUES DE SALMOS 110-118

DA SEMANA DE 29 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO DE 2016

Sal 110:4— O que é o “juramento” mencionado nesse versículo? (w14 15/10 11 §§ 15-17; w06 1/9 14 § 1)

Esse juramento é o pacto que Jeová fez com Jesus Cristo para que este servisse como Rei e Sumo Sacerdote.

OBS. Melquisedeque serviu como “sacerdote do Deus Altíssimo”. (Heb. 7:1-3) Ele havia sido designado diretamente por Jeová para esse fim. Ele é o único mencionado nas Escrituras Hebraicas que serviu como rei e sacerdote ao mesmo tempo. Ele pode ser chamado de “sacerdote perpetuamente”, ou para sempre. Jesus foi designado diretamente por Deus para ser sacerdote por meio desse pacto pessoal que Jeová fez com ele, e ele será “sacerdote para sempre à maneira de Melquisedeque”. (Heb. 5:4-6) Isso mostra claramente que Jeová se comprometeu legalmente a usar o Reino messiânico para realizar seu propósito original com respeito aos humanos na Terra.

Sal 116:15— Num discurso fúnebre, por que esse versículo não deve ser aplicado à pessoa que faleceu? (w12 15/5 22 § 2)

Por que mesmo a pessoa tenha falecido fiel a Jeová, a declaração do salmista tem um sentido mais amplo. Significa que, para Deus, a morte do grupo inteiro dos leais a ele é custosa demais para ele permitir que isso aconteça. — Veja Salmo 72:14; 116:8.

O que a leitura da semana me ensinou sobre Jeová?

USE UNS DOS ARGUMENTOS ABAIXO

Estêvão foi o primeiro a dar testemunho de que observara, numa visão especial, Jesus

retornado ao céu e à mão direita de Deus, conforme profetizado no SALMO 110:1. At 7:55, 56.

Obs. Estar à mão direita dum governante significava ter a posição mais importante, logo depois do próprio governante.

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Sob inspiração, Davi escreveu no SALMO 110:1,4 “A pronunciação de Jeová a meu Senhor é: ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.’ Jeová jurou (e não o deplorará): ‘Tu és sacerdote por tempo indefinido à maneira de Melquisedeque!’” As palavras de Davi se aplicavam diretamente ao Descendente prometido, ou Messias. (Atos 2:35, 36) Esse Rei governaria, não em Jerusalém, mas desde os céus, à “direita” de Jeová. Isso lhe daria autoridade não só sobre o território de Israel, mas sobre toda a Terra. (Salmo 2:6-8)

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Jesus, por meio de seu sacrifício a favor do novo pacto, tornou-se o Sumo Sacerdote de Jeová. Não se tornou isso por descendência natural de Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel. Foi juramentado no cargo de Sumo Sacerdote pelo juramento do Deus Altíssimo, Jeová, Aquele que constitui sacerdotes. As palavras do SALMO110:4 aplicam-se a Jesus: “Jeová jurou (e não o deplorará): ‘Tu és sacerdote por tempo indefinido à maneira de Melquisedeque!’” Heb. 7:20, 21.

Que pontos da leitura posso usar no serviço de campo?

USE UNS DOS DESTAQUES ABAIXO

Jesus pergunta: “Como é, então, que Davi, sob inspiração, o chama de Senhor, dizendo: ‘Jeová disse ao meu Senhor: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés”’? Então, se Davi o chama de Senhor, como é que ele é seu filho?” — Mateus 22:43-45. Os fariseus não dizem nada, pois esperam que um descendente de Davi os livre do domínio romano. Mas, ao citar as palavras de Davi no SALMO 110:1,2, Jesus demonstra que o Messias é mais do que um governante humano. Ele é o Senhor de Davi, e depois de se sentar à direita de Deus, ele governará. A resposta de Jesus silencia seus opositores.

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SALMO 110:1, 2 — O que o “Senhor [de Davi]”, Jesus Cristo, fazia enquanto estava sentado à direita de Deus?Logo após a sua ressurreição, Jesus subiu ao céu e esperou à direita de Deus até 1914 para começar a reinar. Durante esse tempo, Jesus governava seus seguidores ungidos, liderando-os na obra de pregar e fazer discípulos e preparando-os para reinar com ele em seu Reino. — Mateus 24:14; 28:18-20; Lucas 22:28-30.

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SALMO 110:4 A respeito de que Jeová ‘jurou sem deplorar’? Esse juramento é o pacto que Jeová fez com Jesus Cristo para que este servisse como Rei e Sumo Sacerdote. Lucas 22:29.

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SALMO 113:3 — De que forma o nome de Jeová deve ser louvado “desde o nascente do sol até o seu poente”?Isso envolve mais do que um grupo de pessoas adorando a Deus todos os dias. Desde o nascer do sol no leste até ele se pôr no oeste, seus raios iluminam o globo inteiro. Da mesma forma, Jeová deve ser louvado na Terra inteira. Não é possível conseguir isso sem um esforço organizado. Como Testemunhas de Jeová, prezamos o privilégio que temos de louvar a Deus e de participar zelosamente na obra de proclamação do Reino.

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SALMO 116:15 — Em que sentido é ‘preciosa aos olhos de Jeová a morte dos que lhe são leais’? Para Jeová, seus adoradores são tão preciosos que ele considera a morte deles como grupo valiosa demais para permitir que ocorra. Se Jeová deixasse isso acontecer, seria como se os inimigos fossem mais poderosos do que ele. Além disso, não haveria mais ninguém na Terra para estabelecer a base do novo mundo.

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SALMO 110:5. O soldado usa a mão direita para segurar a espada e normalmente essa mão não é protegida pelo escudo, que fica na mão esquerda. Em sentido figurado, Jeová está “à direita” dos seus servos, para lutar por eles. Assim, ele lhes dá proteção e ajuda — um ótimo motivo para ‘o elogiarmos muito’!

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SALMO 113:4-9. Jeová é tão elevado que até mesmo para “olhar para o céu” ele precisa ser condescendente, em outras palavras, precisa olhar para baixo. Apesar disso, ele se compadece do de condição humilde, do pobre e da mulher estéril. O Soberano Senhor Jeová é humilde e quer que seus adoradores também o sejam. — Tiago 4:6.

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SALMO 114:3-7. Aprender sobre as obras maravilhosas que Jeová realizou em favor de seu povo no mar Vermelho, no rio Jordão e no monte Sinai deve nos afetar profundamente. A humanidade, representada pela “terra”, deve ficar impressionada — de modo figurado, “em severas dores” — por causa do Senhor.

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Referindo-se profeticamente a Jesus como “Senhor”, o Rei Davi disse no SALMO 110:1 “A pronunciação de Jeová a meu Senhor é: ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.’” (note Atos 2:34-36.) Esta profecia indica que o governo de Jesus não começaria logo após a sua ascensão ao céu. Em vez disso, ele teria de esperar à direita de Deus. (Hebreus 10:12, 13)

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JEOVÁ considera os jovens cristãos tão preciosos e refrescantes como gotas de orvalho. E ele predisse noSALMO 110:3 que no dia da “força militar” de seu Filho, moças e rapazes se ‘ofereceriam voluntariamente’ no serviço de Cristo. Essa profecia se cumpriria numa época em que a maioria das pessoas seriam ímpias, desobedientes, e só pensariam em si mesmas e no dinheiro. Mas Jeová sabia que os jovens que o adorassem seriam diferentes. Quanta confiança ele tem em vocês, jovens irmãos e irmãs!

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O Rei Davi escreveu no SALMO 110:3 que quando o Messias começasse a reinar, o ‘povo de Deus se ofereceria voluntariamente’. Embora as condições do mundo tenham passado de mal a pior desde aquele ano marcado de 1914, também tem-se cumprido o aspecto positivo da profecia; o povo de Deus tem oferecido voluntariamente seu tempo para pregar ‘as boas novas do reino em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações’. (Mateus 24:14, NM) Por exemplo, todo ano as Testemunhas gastam centenas de milhões de horas falando às pessoas sobre o Reino de Deus e dirigindo estudos bíblicos domiciliares gratuitos com os que se interessam em examinar os fatos.

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Designação direta. Evidentemente, foi Jeová quem designou Melquisedeque para ser sacerdote. Ao considerar a condição de Jesus como o grande Sumo Sacerdote, Paulo mostrou que nenhum homem assume esta honra “por si mesmo, mas apenas quando é chamado por Deus, assim como também Arão foi”. Ele explicou também que “o Cristo não se glorificou a si mesmo por se tornar sumo sacerdote, mas foi glorificado por aquele que falou com referência a ele: ‘Tu és meu filho; hoje eu me tornei teu pai’”, e o apóstolo, a seguir, aplica as palavras proféticas do SALMO 110:4 a Jesus Cristo. — He 5:1, 4-6.

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É compreensível que, na Tradução do Novo Mundo, a expressão no SALMO 111:1 é traduzida “Louvai a Jah!”. Uma forma grega dessa expressão ocorre quatro vezes em Apocalipse 19:1-6 para celebrar o fim da religião falsa. Quando isso acontecer, os adoradores verdadeiros terão um motivo especial para usar a expressão “aleluia” de modo respeitoso.

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O compositor do SALMO 111 fornece muitas razões pelas quais Jeová realmente merece que o louvemos em união. O versículo 1 diz: “Elogiarei a Jeová de todo o coração no grupo íntimo dos retos e na assembléia.” As atuais Testemunhas de Jeová pensam o mesmo. O objetivo principal de nos reunirmos com regularidade, tanto em congregações locais como em grandes congressos, é louvar a Jeová.

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O SALMO 111:6 diz: “Contou ao seu povo o poder dos seus trabalhos, dando-lhes a herança das nações.” Um dos notáveis eventos na história de Israel que o salmista talvez tivesse em mente foi a milagrosa libertação do Egito. Quando Jeová por fim permitiu que os israelitas entrassem na Terra Prometida, eles conquistaram reinos a leste e a oeste do rio Jordão. (Leia Neemias 9:22-25.) Sim, Jeová deu a Israel “a herança das nações”. Que demonstração do poder de Deus!

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O SALMO 111:7,8 diz:Os trabalhos das suas mãos são verdade e julgamento; fidedignas são todas as ordens que ele dá, bem sustentadas para todo o sempre, por tempo indefinido, executadas em verdade e em retidão.”‘Os trabalhos das mãos de Jeová’ incluem duas tábuas de pedra nas quais foram gravadas dez importantes leis dadas a Israel. (Êxo. 31:18) Essas leis, junto com os outros regulamentos que se tornaram parte do pacto da Lei mosaica, baseiam-se em princípios eternos e confiáveis.

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O SALMO 111:9 diz: “Enviou ao seu povo a própria redenção. Ordenou o seu pacto por tempo indefinido. Seu nome é santo e atemorizante.” Aqui também o salmista talvez tivesse em mente a lealdade de Jeová à sua promessa feita no pacto com Abraão. Assim sendo, Jeová não abandonou seu povo quando eram escravos no Egito antigo, nem mais tarde, quando eram cativos em Babilônia. Em ambos os casos, Deus agiu como redentor de seu povo. Esses dois feitos já seriam suficientes para Israel tratar o nome de Deus como santo. — Leia Êxodo 20:7; Romanos 2:23, 24. O mesmo se dá com os cristãos hoje, que foram libertados da desalentadora escravidão ao pecado e à morte.

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Devemos fazer o máximo para viver em harmonia com o primeiro pedido na oração-modelo: “Santificado seja o teu nome.” (Mat. 6:9) Meditar a respeito desse glorioso nome deve instilar em nós o temor a Deus. O escritor doSALMO 111 expressou o conceito correto sobre o temor a Deus, dizendo no SALMO 111:10 “O temor de Jeová é o princípio da sabedoria. Todos os que cumprem [suas ordens] têm boa perspicácia.”

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O salutar temor a Deus nos ajuda a odiar o que é mau. Também nos ajuda a imitar as belas qualidades de Deus mencionadas no SALMO 112. Esse salmo mostra como podemos nos habilitar para estar entre os milhões de pessoas que louvarão a Deus para sempre. Ele com certeza merece isso. O SALMO 111:10 diz: “Seu louvor permanece de pé para todo o sempre.”

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O principal proveito é a verdadeira sabedoria. SALMO 111:10 declara: “O temor de Jeová é o princípio da sabedoria.” O que significa isso? A sabedoria é a capacidade de usar o conhecimento com êxito para solucionar problemas, evitar perigos e atingir certos objetivos. Envolve ter bom critério. O princípio dela, a primeira parte, a base desta sabedoria é o temor de Jeová. Por quê? Porque toda a criação é trabalho das suas mãos. Depende dele. Ele dotou a humanidade de livre-arbítrio, mas não com a capacidade de dirigir com êxito os seus próprios passos sem ser guiada por ele.

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SALMO 111:10 diz: “O temor de Jeová é o princípio do conhecimento . . . [e] da sabedoria.” Se o universo não fosse o produto de um Criador inteligente, mas de mera força cega, irracional, seria possível termos uma concepção unificada do universo? Será que do estudo de algo que em si é irracional resultaria o que quer que seja que se qualificasse como sabedoria? Os que tentam conceber o universo, ou a própria vida, não levando em conta a Deus e seu propósito, enfrentam constante frustração. Interpretam mal o que aprendem e fazem uso errado dos fatos que colhem. A desconsideração da crença em Deus destrói a chave do conhecimento exato e torna impossível uma linha de pensamento verdadeiramente coerente.

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Se quisermos ser incluídos entre ‘o povo de Jeová e as ovelhas do seu pasto’, teremos de agir em harmonia com a sua Palavra, a Bíblia. É ruim fazer isso? Não, porque percebermos que nossa conduta faz diferença para Deus dá mais sentido à nossa vida. Incentiva-nos a ser pessoas melhores — o que certamente é um objetivo meritório. “Feliz o homem que teme a Jeová, de cujos mandamentos se tem agradado muito”, diz o SALMO 112:1. Termos temor reverente a Deus e obedecermos de coração aos seus mandamentos pode dar mais sentido à nossa vida.

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O SALMO 112:3, 4 diz: “Na sua casa há coisas valiosas e riquezas; e sua justiça permanece de pé para todo o sempre. Ele raiou na escuridão como luz para os retos. Ele é clemente, e misericordioso, e justo.” Nos tempos bíblicos, alguns servos de Deus se destacavam por suas riquezas materiais. Em outro sentido, os a quem Deus aprova se tornam realmente ricos, mesmo que não o sejam em coisas materiais. No geral, aqueles que escolhem se humilhar perante Deus talvez sejam pobres e desprezados pelo mundo, como se dava nos dias de Jesus. (Luc. 4:18; 7:22; João 7:49) Mas quer alguém tenha muito em sentido material, quer pouco, é possível ser rico espiritualmente. — Mat. 6:20; 1 Tim. 6:18, 19; leia Tiago 2:5.

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O SALMO 112:5 diz: “Sustenta seus assuntos com justiça.” Conforme predito, a fiel classe-mordomo cuida dos interesses do Amo em harmonia com a justiça de Jeová. (Leia Lucas 12:42-44.) Isso se reflete nas orientações bíblicas que são dadas aos anciãos, que às vezes precisam cuidar de casos de pecados graves na congregação. A maneira justa de lidar com os assuntos é evidente também nas instruções baseadas na Bíblia que a classe-escravo fornece sobre o funcionamento das congregações, dos lares missionários e de Betel.Requer-se justiça não apenas dos anciãos, mas também de outros cristãos nos seus tratos entre si e com descrentes, mesmo nos assuntos comerciais. — Leia Miquéias 6:8, 11.

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O SALMO 112:10 diz: Aquele que é mau verá isso e ficará transtornado. Rangerá os dentes e desaparecerá. Os desejos dos maus serão reduzidos a nada. Todos os que persistirem em se opor ao povo de Deus em breve ‘se derreterão’ na sua inveja e ódio. Seu desejo de ver o fim de nossa obra perecerá com eles na vindoura “grande tribulação”. — Mat. 24:21.

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O SALMO 113 responde à pergunta: Por que louvar a Jeová? Começa com a ordem: “Louvai a Jah! Oferecei louvor, ó servos de Jeová, louvai o nome de Jeová. Venha a ser abençoado o nome de Jeová desde agora e por tempo indefinido.” SALMO 113:1, 2 “Aleluia!” sim: “Louvai a Jah!” Esta ordem aplica-se especialmente ao povo de Deus neste “tempo do fim”. (Daniel 12:4) Desde agora e para sempre, o nome de Jeová será enaltecido em toda a Terra. Suas Testemunhas proclamam agora que Jeová é Deus, que Cristo é Rei e que o Reino já foi estabelecido no céu. Satanás, o Diabo, e sua organização não podem impedir este louvor dado a Jeová.

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O cântico de louvor ressoará até que Jeová o faça encher a Terra. O SALMO 113:3 diz: “Desde o nascente do sol até o seu poente, o nome de Jeová deve ser louvado.” Isto significa mais do que apenas uma adoração diária por parte de algumas criaturas terrestres. O sol levanta-se no leste e põe-se no oeste, abrangendo toda a Terra. Onde quer que o sol brilhe, o nome de Jeová será em breve louvado por todas as pessoas, libertas da servidão à religião falsa e à organização de Satanás. Na realidade, este cântico, que nunca terminará, é agora entoado pelas Testemunhas ungidas de Jeová e por aqueles que serão filhos terrestres do Seu Rei, Jesus Cristo. Que privilégio eles têm de ser cantores dos louvores de Jeová!

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O salmista acrescenta no SALMO 113:4. “Jeová tem ficado muito enaltecido sobre todas as nações; sua glória está acima dos céus.” Isto destaca dois aspectos da supremacia de Deus: (1) Para Jeová, o Supremo, “muito enaltecido sobre todas as nações”, elas são como uma gota dum balde e como mero pó na balança; (Isaías 40:15; Daniel 7:18) (2) sua glória é muito maior à dos céus físicos, porque os anjos fazem a sua vontade soberana. — Salmo 19:1, 2; 103:20, 21.

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O Rei Davi entendia e apreciava a qualidade expressa na benignidade imerecida de Deus para com ele. Depois de Jeová o ter livrado da mão de todos os seus inimigos, ele cantou “Tu me darás o teu escudo de salvação, e é a tua humildade que me engrandece.” (2Sa 22:36; Sal 18:35) Embora ele, na sua grande dignidade, esteja sentado no seu lugar exaltado no mais alto dos céus, ainda assim se pode dizer a respeito de Jeová noSALMO 113:5-8 que diz: “Quem é semelhante a Jeová, nosso Deus, Aquele que faz a sua morada no alto? Ele condescende em olhar para o céu e para a terra, levantando o de condição humilde do próprio pó; ele ergue o pobre da própria cova de cinzas, para fazê-lo sentar-se com os nobres, com os nobres do seu povo.”

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Embora Jeová seja o maior Personagem do Universo, o SALMO 113:6, 7 diz que “ele condescende [está disposto a descer de categoria ou dignidade nos tratos com alguém inferior] em olhar para o céu e para a terra, levantando o de condição humilde do próprio pó; ele ergue o pobre da própria cova de cinzas”.

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Induzido pela eminência de Deus, o salmista disse no SALMO 113:5,6.  “Quem é semelhante a Jeová, nosso Deus, aquele que faz a sua morada no alto? Ele condescende em olhar para o céu e para a terra.” Deus é tão enaltecido, que tem de condescender a notar assuntos no céu e na Terra. Embora Jeová não seja inferior a ninguém nem esteja em sujeição a outros, mostra humildade em exercer misericórdia e compaixão para com pecadores inferiores. Providenciar ele Seu Filho, Jesus Cristo, como “sacrifício propiciatório” para cristãos ungidos e para o mundo da humanidade é uma expressão de humildade por parte de Jeová. — 1 João 2:1, 2.

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Salientando a compaixão de Deus, o salmista acrescenta no SALMO 113:7-9 que Jeová está “levantando o de condição humilde do próprio pó; ele ergue o pobre da própria cova de cinzas, para fazê-lo sentar-se com os nobres, com os nobres do seu povo. Ele faz a estéril morar numa casa como mãe alegre de filhos. Louvai a Jah!”O povo de Jeová tem fé em que ele pode libertar os necessitados que são retos, mudar a sua condição, e satisfazer suas devidas necessidades e desejos. ‘O Enaltecido e Elevado reaviva o espírito dos humildes e o coração dos que estão sendo esmigalhados.’ — Isaías 57:15.

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O SALMO 114 mostra a singularidade de Jeová por citar eventos singulares envolvendo os israelitas. O salmista cantou no SALMO 114:1,2 “Quando Israel saiu do Egito, a casa de Jacó, dum povo falando ininteligivelmente, Judá tornou-se seu lugar santo, Israel, seu grandioso domínio.” Deus libertou Israel da escravidão aos egípcios, cuja língua lhes era estranha aos ouvidos. A libertação do povo de Jeová, chamado Judá e Israel em paralelismo poético, mostra que Deus pode libertar todos os seus servos hoje em dia.

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Ainda aludindo ao poder de Jeová, o salmista cantou no SALMO 114:7,8. “Fica em severas dores, ó terra, por causa do Senhor, por causa do Deus de Jacó, que transforma a rocha em banhado aquoso de juncos, a rocha de pederneira, em manancial de água.” Em sentido figurado, o salmista indica assim que a humanidade devia ficar com espanto reverente diante de Jeová, o Senhor e Governante Universal de toda a Terra. Ele era o “Deus de Jacó”, ou Israel, assim como o é dos israelitas espirituais e de seus companheiros terrestres. Em Meribá e em Cades, no ermo, Jeová mostrou seu poder por suprir Israel milagrosamente de água, ‘transformando a rocha em banhado aquoso de juncos, a rocha de pederneira, em manancial de água’. (Êxodo 17:1-7; Números 20:1-11)Tais recordações do espantoso poder e do terno cuidado de Jeová dão às suas Testemunhas motivos sólidos para terem incondicional fé nele.

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Os ídolos das nações, não podem fazer nada, porque são estátuas de prata e de ouro feitas pelo homem. Apesar de terem boca, olhos e ouvidos, são mudos, cegos e surdos. Têm nariz, mas não podem cheirar, pés, mas não podem andar, e garganta, mas não podem proferir nenhum som. Os que fazem esses ídolos impotentes, bem como os que confiam neles, tornar-se-ão igualmente sem vida. Conforme relata o SALMO 115:4-8.

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A Bíblia declara sobre o propósito de Deus no SALMO 115:16. “Quanto aos céus, os céus pertencem a Jeová, mas a terra ele deu aos filhos dos homens. Assim, é razoável concluir que o único lugar adequado no Universo para a humanidade viver é a Terra, que foi feita por Jeová exatamente com esse objetivo.

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Apenas aqueles que louvam a Jeová usufruirão a vida eterna e poderão ‘bendizer a Jah’ para sempre, falando bem dele “por tempo indefinido”. Portanto, juntemo-nos lealmente aos que acatam a exortação: “Louvai a Jah!” conforme relata o SALMO 115:16-18.

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A porção, ou “copo”, designada por Jeová para Jesus não significava só o sofrimento, mas também o batismo de Jesus na morte, o qual culminou com sua ressurreição para a vida imortal no céu. (Lu 12:50; Ro 6:4, 5; He 5:7) Portanto, ela foi também “o copo da grandiosa salvação” para Cristo conforme diz o SALMO 116:13. De acordo com a vontade divina, o “copo” que foi dado de beber a Jesus Cristo ele também partilha com o “pequeno rebanho” de co-herdeiros do Reino. — Lu 12:32; Mr 10:35-40.

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O orador, Ralph E. Walls, escolheu o fascinante tema: “Como podemos escapar para a segurança dum ‘lugar espaçoso’?” O que é este “lugar espaçoso”? (Salmo 18:19) “Uma condição de libertação que dá paz mental e segurança no coração”, explicou o orador. De que precisamos ser libertos? ‘De você mesmo — das suas falhas.’ Acrescentou: ‘Também de circunstâncias externas instigadas por Satanás.’ De acordo com o SALMO 118:5.Como podemos escapar para a segurança dum lugar espaçoso? ‘Por buscar as ordens de Jeová em tudo o que fazemos e por suplicar a Jeová com fé referente a todas as nossas preocupações.

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Uso Figurado. A congregação cristã é considerada como casa ou templo construído sobre o alicerce dos apóstolos e profetas, tendo a Cristo Jesus por pedra angular de alicerce. É chamada de “edifício de Deus”, “lugar para Deus habitar por espírito”. (1Co 3:9; Ef 2:20-22) Jesus aplicou o cumprimento do SALMO 118:22 a si mesmo, como “a pedra” que os líderes religiosos judaicos e seus seguidores, como “construtores”, haviam rejeitado. (Mt 21:42; Lu 20:17; At 4:11; 1Pe 2:7) Os membros individuais da congregação são chamados de “pedras viventes”. (1Pe 2:5) A glorificada congregação, também conhecida como a noiva de Jesus Cristo, é retratada como cidade, a Nova Jerusalém. — Re 21:2, 9-21.

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Jeová Deus havia inspirado o salmista a dizer no SALMO 118:22,23 “A pedra que os construtores rejeitaram tem-se tornado a principal do ângulo. Isto veio a ser da parte do próprio Jeová.” Jesus trouxe essa passagem à atenção de seus opositores religiosos, e Pedro disse que ela se cumpriu em Cristo. (Mar. 12:10, 11; Atos 4:8-11) Jesus realmente se tornou a “pedra angular de alicerce” da congregação cristã. Rejeitado pelos ímpios, ele foi ‘escolhido e era precioso para Deus’. — 1 Ped. 2:4-6.

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Vivemos hoje num dia muito especial. Desde 1914, tem sido o dia da regência de Cristo qual Rei celestial, descrito no SALMO 118:24, 25: “Este é o dia feito por Jeová; nele jubilaremos e nos alegraremos. Ai! Jeová, salva deveras, por favor! Ai! Jeová,  concede deveras bom êxito, por favor!” É o dia que atingirá o clímax quando Jeová executar a religião babilônica e unir a noiva de Cristo, de 144.000 irmãos, com seu Rei celestial. Todos os do povo de Deus ‘se alegrarão e estarão cheios de alegria’ por causa disso. Regozijar-se-ão também quando seu Rei Messiânico lutar no Armagedom para salvar a sua nação leal, introduzindo-a no Seu novo mundo justo. (Revelação 19:1-7, 11-16)

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Jesus acrescenta: “De agora em diante, vocês de modo algum me verão, até que digam: ‘Bendito é aquele que vem em nome de Jeová!’” (Mateus 23:39) Ele está citando as palavras proféticas do SALMO 118:26: “Bendito é aquele que vem em nome de Jeová. Da casa de Jeová, nós abençoamos vocês.” Fica claro então que, quando o templo literal for destruído, ninguém irá até ele em nome de Deus.

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Uma expressão referente à bondade de Jeová ocorre em diversos dos salmos. Entre estes está o SALMO 118,entoado por famílias israelitas para concluir a observância da Páscoa. Este salmo começa e termina com as palavras: “Agradecei a Jeová, porque ele é bom; pois a sua benevolência é por tempo indefinido.” Conforme oSALMO 118:1,29. Estas talvez tenham sido as últimas palavras cantadas por Jesus Cristo com seus apóstolos fiéis na noite antes da morte dele em 33 EC. — Mateus 26:30.

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6 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:DESTAQUES DE SALMOS 110-118 DA SEMANA DE 29 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO DE 2016

  1. Talita says:

    Onde vc busca comentários como esses da parte ” O que a leitura da semana me ensinou sobre Jeová?” e “Que pontos da leitura posso usar no serviço de campo?”

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    1. Defensor Jw says:

      É tudo com base no CD-ROOM, lembrando que isso é apenas sugestão, nada substitui a pesquisa e o que os irmão tiraram de proveito. Apenas, um ajuda para aquele que tem um pouco de dificuldade. Mas tudo com base em nossas publicações. Abraço fique com Jeová.

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