ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: DESTAQUES DE SALMOS 135-141 DA SEMANA DE 19 A 25 DE SETEMBRO DE 2016

apostila

 

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: DESTAQUES DE SALMOS 135-141

DA SEMANA DE 19 A 25 DE SETEMBRO DE 2016

Sal 136:15 — Esse verso conta um detalhe importante, que não é mencionado no relato de Êxodo. Que detalhe é esse? (it-2 79 § 2)

Embora a narrativa de Êxodo não mencione que Faraó pessoalmente entrou no mar com as suas forças militares e foi destruído, o Salmo 136:15 declara que Jeová lançou Faraó e seu exército no mar Vermelho.

Sal 141:5 — O que o rei Davi reconheceu? (w15 15/4 31 § 1)

Podemos imaginar um alpinista que fica exausto num dia de frio extremo. A temperatura do seu corpo cai muito, e ele começa a se sentir sonolento. Diante desse quadro de hipotermia, se ele adormecer na neve, morrerá. Enquanto aguarda o socorro, seu companheiro vez por outra dá tapas no seu rosto para mantê-lo acordado. Os tapas podem doer, mas também podem salvar sua vida. Da mesma forma, Davi reconheceu que, para o seu próprio bem, talvez precisasse da correção dolorosa da parte de alguém justo.

O que a leitura da semana me ensinou sobre Jeová?

USE UNS DOS ARGUMENTOS ABAIXO

A bíblia no SALMO 136:1 nos diz “Agradeçam a Jeová, pois ele é bom; O seu amor leal dura para sempre”. Como isso se dá? Um aspecto é que Jeová perdoa pecados permanentemente.

Ele não repisa erros passados dos quais a pessoa já tenha sido perdoada. Visto que “todos pecaram e não atingem a glória de Deus”, deveríamos ser gratos de que o seu amor leal dura para sempre.

——————————————————————————————

Embora os servos de Jeová fossem no mundo tachados de desleais, traidores e antipatrióticos, não renunciaram à organização de Jeová. Negaram-se a transigir sob tal pressão. Prefeririam antes perder o uso da mão direita ou ficar mudos do que esquecer-se da organização de Deus e não mais deixá-la ser sua “principal causa de alegria. Conforme menciona o SALMO 137:5,6.

——————————————————————————————

Que pontos da leitura posso usar no serviço de campo?

USE UNS DOS DESTAQUES ABAIXO

Os inimigos de Jeová maldosamente se alegraram com a ação tomada contra os representantes terrestres da organização universal dele. Mas os servos de Jeová oraram pela vinda de Seu dia de vingança, por causa de toda a afronta lançada sobre a Sua organização. Adotaram as palavras do salmista com respeito ao antigo Edom no SALMO 137:7que diz: “Lembra-te, ó Jeová, do que os edomitas disseram no dia em que Jerusalém caiu: “Arrasem-na! Arrasem-na até os seus alicerces!”Jeová ama demais sua organização-esposa para se esquecer do que aqueles que fazem parte da organização do Diabo dizem e fazem contra os leais de Sua organização terrestre.

——————————————————————————————

SALMO 137:1,5,6. Os exilados adoradores de Jeová sentiam-se apegados a Sião, que tinha representado a organização de Deus. E nós? Será que desenvolvemos apego leal à organização que Jeová está usando hoje?

——————————————————————————————

SALMO 138:2. Como Jeová ‘magnifica a sua declaração até mesmo acima de todo o seu nome’? No sentido de que o cumprimento de tudo o que ele prometeu ultrapassará em muito quaisquer expectativas que tenhamos. De fato, há grandes perspectivas à nossa frente.

——————————————————————————————

SALMO 139:1-6,15,16. Jeová conhece nossas atividades, nossos pensamentos e nossas palavras, mesmo antes de as falarmos. Ele nos conhece desde quando nosso embrião foi formado, antes de cada parte do corpo ficar definida. O conhecimento que Deus tem de nós como indivíduos é “maravilhoso demais” para compreendermos. É muito consolador saber que Jeová não só vê a situação provadora que estamos enfrentando, mas também entende o efeito que ela tem em nós.

——————————————————————————————

SALMO 139:7-12. Não existe lugar onde possamos ir que seja distante demais para Jeová nos fortalecer.

——————————————————————————————

SALMO 139:17, 18. Será que o conhecimento de Jeová é agradável para nós? Se for, encontramos uma fonte inesgotável de alegria. Os pensamentos de Jeová são “mais do que mesmo os grãos de areia”. Sempre haverá mais a aprender sobre ele.

——————————————————————————————

SALMO 139:23, 24. Devemos querer que Jeová examine nosso íntimo à procura de qualquer “caminho penoso” — pensamentos, inclinações e desejos impróprios —, e que nos ajude a eliminá-lo.

——————————————————————————————

A benevolência de Deus para com Josué e Calebe nos faz lembrar as palavras do salmista no SALMO 138:2 “Magnificaste a tua declaração e o teu nome acima de tudo.” Quando Jeová faz uma promessa em seu nome, o cumprimento dessa promessa é ‘magnificado’ no sentido de que ultrapassa todas as expectativas. De fato, Jeová nunca desaponta os que ‘se deleitam’ nele.

——————————————————————————————

Com profundo apreço, o salmista Davi escreveu no SALMO 139:1 “Ó Jeová, tu me examinas e me conheces.” Davi tinha certeza de que o conhecimento que Jeová tinha dele não era superficial. Deus não via Davi como os humanos talvez o vissem, notando apenas sua estatura física, sua habilidade de falar ou sua perícia em tocar harpa. Jeová havia ‘examinado’ o mais profundo íntimo de Davi e fizera isso por amorosa preocupação com o bem-estar espiritual dele. Se nós somos um dos servos devotados de Jeová, ele nos conhece tão bem quanto conhecia Davi. Então tem que despertar em nós sentimentos tanto de gratidão como de reverência.

——————————————————————————————

Davi sabia que Jeová tem um bom motivo para observar seus adoradores. Ele escreveu no SALMO 139:3 “Tu me observas quando eu ando e quando me deito; Conheces bem todos os meus caminhos.”Quando examina o que seus adoradores dizem e fazem a cada dia, Jeová retém o que é bom. Ele faz isso porque aprecia os esforços deles de agradá-lo.

——————————————————————————————

O Rei Davi — que também era imperfeito e cometeu erros — foi inspirado por Deus a escrever as seguintes palavras, registradas noSALMO 139:1-3: “Ó Jeová, tu me examinas e me conheces. Tu sabes quando me sento e quando me levanto. De longe discernes os meus pensamentos. Tu me observas quando eu ando e quando me deito; Conheces bem todos os meus caminhos.” Sob inspiração divina, Davi nos garante que Jeová sabe peneirar e preservar em sua memória nossas boas obras.

——————————————————————————————

Visto que Deus sabe de tudo o que fazemos, não nos deve surpreender que ele saiba como usamos os membros do nosso corpo, mesmo que sejam tão pequenos como a língua. O Rei Davi deu-se conta disso, e escreveu no SALMO 139:4 “Antes mesmo de haver uma palavra na minha língua, Tu, ó Jeová, já a conheces bem.” Davi sabia muito bem que os que seriam acolhidos como hóspedes na tenda de Jeová seriam pessoas que não caluniavam outros e que se recusavam a usar a língua para espalhar picantes pitadas de tagarelice que trariam vitupério sobre um conhecido íntimo. Os a quem Jeová favoreceria seriam pessoas que falassem a verdade mesmo em seus corações. Nenhum de nós consegue manter a língua sob controle perfeito, mas Davi não concluiu fracamente que nada havia que pudesse fazer para melhorar a sua situação. Ele passou muito tempo compondo e cantando salmos de louvor a Jeová. Além disso, reconhecia abertamente a sua necessidade de ajuda e pedia-a a Deus em oração.

——————————————————————————————

O SALMO 139:14 diz: “Fui feito maravilhosamente, de um modo espantoso.” A natureza está cheia de criações maravilhosas. Como vieram a existir? Alguns acreditam ser possível achar a resposta sem fazer menção a um Criador inteligente. Outros sustentam que descartar arbitrariamente um Criador limita nossa capacidade de entender a natureza. Acreditam que as criaturas da Terra são complexas demais, variadas demais e, pode-se dizer, maravilhosas demais para terem se originado por acaso. Muitos, incluindo alguns cientistas, acham que as evidências indicam que o Universo teve um Criador sábio, poderoso e bondoso.

——————————————————————————————

Naturalmente, nem todas as células são iguais. À medida que as células do embrião vão se dividindo, elas assumem funções bem distintas. Algumas se tornarão células nervosas; outras, células ósseas, musculares, sanguíneas ou oculares. Toda essa diferenciação está programada no “arquivo” de plantas genéticas da célula: o DNA. O interessante é que Davi foi inspirado a dizer sobre Jeová no SALMO139:16 “Teus olhos até mesmo me viram quando eu era um embrião; Todas as partes dele estavam escritas no teu livro.”

——————————————————————————————

Quer já estudemos a Palavra de Deus por um ano, 5 anos, ou 50 anos, isso jamais se torna simplesmente repetitivo — não se os pensamentos de Deus forem preciosos para nós. Não importa quanto qualquer um de nós já tenha aprendido das Escrituras, há mais coisas que não sabemos.  No SALMO 139:17,18 Davi disse “Por isso, como os teus pensamentos são preciosos para mim! Ó Deus, como é grande a soma deles!Se eu tentasse contá-los, seriam mais numerosos do que os grãos de areia.Quando acordo, ainda estou contigo”. Se enumerássemos os pensamentos de Deus o dia inteiro e adormecêssemos fazendo isso, ao acordarmos de manhã haveria ainda muito mais sobre o que pensar. Por toda a eternidade haverá mais coisas para aprendermos sobre Jeová e seus caminhos. Jamais chegaremos ao ponto de saber tudo.

——————————————————————————————

O SALMO 139:21,22 diz: “Por acaso não odeio os que te odeiam, ó Jeová, E não tenho repugnância dos que se revoltam contra ti? Tudo que sinto por eles é ódio; Tornaram-se para mim verdadeiros inimigos.” Mas este ódio não procura infligir dano a outros e não é sinônimo de despeito ou malícia. Antes, se expressa na total repulsa ao que é mau, evitando o que é mau e os que odeiam intensamente a Jeová. Os cristãos odeiam corretamente os que são inimigos declarados de Deus, tais como o Diabo e seus demônios, bem como os homens que deliberada e conscientemente tomam posição contra Jeová.

——————————————————————————————

Devemos pedir a Jeová que nos examine, como fez Davi ao dizer noSALMO 139:23,24

“Examina-me, ó Deus, e conhece o meu coração. Sonda-me e conhece as minhas ansiedades. Vê se há em mim alguma tendência prejudicial, E guia-me no caminho da eternidade.”Além de orar, devemos nos sujeitar ao exame de Deus e aos conselhos de sua Palavra. Jeová pode nos conduzir no “caminho do tempo indefinido”, ajudando-nos a seguir um proceder que conduz à vida eterna.

——————————————————————————————

Davi cantou no SALMO 139:23 “Examina-me, ó Deus, e conhece o meu coração. Sonda-me e conhece as minhas ansiedades.” Era o desejo de Davi que Jeová Deus encontrasse desejos, emoções ou motivações impróprias. Em outras palavras, Davi recorreu à ajuda de Jeová para evitar pecados. Um bom exemplo para nós o imitarmos.

——————————————————————————————

O amor por Jeová Deus fará com que nós oremos de coração regularmente. Referindo-se à queima de incenso diária sob o pacto da Lei, o salmista Davi cantou no SALMO 141:2 “Que a minha oração seja como o incenso preparado diante de ti, Que as minhas mãos erguidas sejam como a oferta de cereais do anoitecer.” Que nossos pedidos, súplicas, louvores e agradecimentos sejam como o agradável aroma de incenso que simboliza as orações aceitáveis a Deus.

3 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: DESTAQUES DE SALMOS 135-141 DA SEMANA DE 19 A 25 DE SETEMBRO DE 2016

  1. herdou colantuano says:

    Ótimos comentários me ajudaram muito para a minha preparação para a reunião, pude meditar e refletir na grande expressão de amor de Jeová pela sua criação. Obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

