Criação – Ordem Criativa completa.

 

Eden

ORDEM CRIATIVA COMPLETA

 

JEOVÁ, é o CRIADOR de TODAS AS COISAS. – Apocalipse 4:11.

 

 

JEOVÁ SEMPRE EXISTIU – Salmo 90:2; 93:2. Note também: Isaias 40:28; 44:6; 48:12; Habacuque 1:12; 1 Timóteo 1:17; Apocalipse 15:3.

 

PRIMEIRO FORAM CRIADAS AS COISAS ESPIRITUAIS:

 

PRIMEIRA CRIAÇÃO:

JESUS CRISTO – Jesus foi a PRIMEIRA CRIAÇÃO de Jeová. – Colossenses 1:15; Apocalipse 3:14.

 

Note o termo UNIGÊNITO (Gre. MONO-GENES = ÚNICO Gerado, nascido): João 1:14, 18, 3:16; 1 João 4:4. – Quanto ao termo “unigênito” note Hebreus 11:17.

 

Obs: A partir da criação de Jesus, JEOVÁ passou a usá-lo como seu “mestre de obras” e a fazer todas as outras coisas POR INTERMÉDIO de Jesus. – Provérbios 8:22-30; João 1:3; Colossenses 1:16,17.

 

Por isso, era Jesus quem estava com Jeová na criação conforme Gênesis 1:26. – Note João 1:1, 2.

 

SEGUNDA CRIAÇÃO:

ANJOS – Os anjos foram criados por Deus antes da criação do universo físico porém logicamente depois da criação de Jesus. – Jó 38:4-7.

 

INICIA A CRIAÇÃO DO UNIVERSO MATERIAL

 

TERCEIRA CRIAÇÃO:

 

NO PRINCÍPIO (Gênesis 1:1)

UNIVERSO FÍSICO – Incluindo (1) As galáxias (2) O sol e a Lua, (3) A terra. – Gênesis 1:1. Note Isaías 40:26.

 

Obs: A Terra foi criada aqui nesse estágio. Já possuía água e também em baixo da água terra firme que já possuía os fundamentos e as matérias necessárias para o surgimento da vegetação. Como ainda não há iluminação plena na terra, que nesse ponto está na escuridão, Jeová deixa para depois, com condições próprias e no tempo devido, o surgimento da vegetação e das frutas e arvores para alimento, apesar de já ter CRIADO aqui nesse estágio essas coisas. (Apesar do Sol e da Lua já terem sido criados aqui eles somente serão vistos da superfície da terra no 4º Dia criativo mas já passam a exercer influencia sobre ela no 1º Dia)  – Gênesis 1:2.

 

 

A TERRA GANHA FORMA (Dias Criativos)

IMPORTANTE – Nos primeiros 4 dias de Gênesis capítulo 1 não há CRIAÇÃO da parte de Jeová propriamente dita. Jeová usa os materiais que JÁ CRIOU e passa a organizá-los, dando forma e sentido as coisas. Jeová passa a preparar a terra para receber vida. O interessante é que a palavra “criar” ocorre apenas 3 vezes em Gênesis 1, sendo no versículo 1,  com referência ao universo físico incluindo a terra, no versículo 21 com referência a criação dos animais e no versículo 27 com referência a criação do homem. nos primeiros 4 dias criativos a expressão “criar” não aparece, apenas ocorrem as expressões de Deus dando ordens e formando as coisas. – Gênesis 1:3, 6, 7, 9, 11, 14, 16.

 

1º DIA – A Luz passa a ser percebida desde a superfície da terra. Porém os “luzeiros” Sol e Lua que são provavelmente a fonte dessa iluminação ainda não podem ser observados da superfície da terra, mas já passam a exercer influência sobre ela. – Gênesis 1:3-5.

 

2º DIA – Jeová passa a organizar a atmosfera terrestre. Ele passa a dar forma ao céu de nossa atmosfera fazendo separação entre as águas que formarão as nuvens e ficarão em cima, bem como a umidade do ar etc. – Gênesis 1:6-8; Jó 38:9; Provérbios 8:27,28.

3º DIA – Jeová faz (1) Aparecer a terra seca, (2) Separação das águas na terra, bem como fixa os limites dos mares, (3) Faz a vegetação e as arvores frutíferas brotarem, etc. – Gênesis 1:11,12; Jó 38:8, 11; Provérbios 8:29.

 

4º DIA – O Sol, A Lua e as estrelas passam a poder ser observados plenamente desde a terra. – Gênesis 1:14-18.

 

TUDO PRONTO PARA RECEBER VIDA

(A criação recomeça)

 

QUARTA CRIAÇÃO:

ANIMAIS (5º e 6º Dias)

 

5º DIA – Jeová cria os animais (1) Marinhos e (2) Voadores. – Gênesis 1:20-23.

6º DIA  – ANIMAIS – Jeová cria os animais (1) Selvagens (2) Domésticos e (3) Todos aqueles que ele ainda não havia criado para viver na terra. – Gênesis 1:24,25.

 

QUINTA CRIAÇÃO:

HOMEM – Ainda no sexto dia criativo, mas como sua ÚLTIMA criação Jeová faz os humanos. – Gênesis 1:26-31.

Obs: Jeová cria primeiro (1) O Homem e depois (2) A Mulher. – Gênesis 2:7, 18, 21-23. Note 1 Corintios 11:8, 9.

 

 

 

ORDEM SIMPLIFICADA

JEOVÁ – Sempre existiu e foi o responsável pela criação. – Salmo 93:2; Apocalipse 4:11.

JESUS – Primeira Criação – Apocalipse 3:14.

ANJOS – Segunda Criação. Criados antes do universo físico mas DEPOIS de Jesus. – Jó 38:4-7.

UNIVERSO FISICO – Terceira Criação (Galaxias, Estrelas, Sol, Lua, Terra) NA TERRA – Já criada aqui nesse estágio com água, terra firme e com toda  a matéria necessária para a vegetação. – Gênesis 1:1, 2.

FORMA A TERRA – Jeová não cria nos primeiros 4 Dias, ele apenas passa a modelar a terra com os elementos que ele já criou, para receber vida. – Gênesis 1:3-18.

ANIMAIS MARINHOS E VOADORES – Aquáticos e Voadores (5º Dia) – Gênesis 1:20-23.

ANIMAIS TERRESTRES – Animais Terrestres (6º Dia) – Gênesis 1:24, 25.

HUMANOS (6º Dia)

HOMEM – Primeiro o Homem. – Gênesis 2:7.

MULHER – Depois a Mulher. – Gênesis 2:18, 22.

__________________________________________________

 

  • Quanto tempo dura um “Dia Criativo” de Gênesis? Acaso são 24 horas? Não. Na Bíblia, a palavra “dia” pode se referir a períodos de várias durações. Por exemplo, Gênesis 2:4 se refere ao inteiro período criativo de seis “dias” como o “dia em que Jeová Deus fez a terra e o céu”. Pelo visto, cada dia teve uma duração considerável. E podemos concluir isso não apenas pelo relato de Gênesis em si, mas também por saber que para Jeová o tempo é bem diferente do nosso, portanto a palavra “dia” não necessariamente precisa significar um período de 24 horas podendo ter durado milhares de anos. – Salmo 90:4; 2 Pedro 3:8.

 

Certamente levou mais de 24 horas para que as plantas começassem a crescer, se formar e dar frutos no “3º dia”. – Gênesis 1:11, 12.

 

Adão teve que dar nome aos animais, (Estimam-se que existem mais de 8 milhões de espécies de animais no planeta, digamos que mais da metade são de insetos e animais marinhos, ainda assim sobrariam mais de 3 milhões de espécies; mas peguemos apenas 10% disso, 300 mil animais para Adão nomear, vamos melhorar, peguemos a metade disso, apenas 150 mil animais, quanto tempo levaria para ele: (1) observar o animal, (2) pensar num nome adequado para cada um? Nesse ritmo seria necessário que Adão nomeasse 1,8 animais por segundo sem parar para nada!) Sem contar que nesse meio tempo ele também teve que se alimentar, fazer necessidades, depois disso Jeová o fez dormir, lhe tirou uma costela e criou Eva e tudo isso em 24 horas! Logicamente levou mais de 24 horas para que isso acontecesse. – Gênesis 2:19-23.

 

É interessante que, embora a Bíblia mencione especificamente o fim de cada um dos primeiros seis “dias”, ela não fala nada do fim do sétimo dia. Por quê? Porque esse dia ainda está em andamento. — Gênesis 2:3; Hebreus 4:4-6, 11.

 

____________________________________________

 

A Bíblia não diz que o sétimo dia acabou? 2 evidências são bem significativas para compreendermos isso:

 

(1) Cada Dia Criativo encerra com a expressão “E veio a ser noitinha e veio a ser manhã (…)” indicando o fim de um dia e inicio de outro, mas essa expressão não aparece no final do Sétimo Dia, indicando assim que ele não acabou. – Note Gênesis 1:5, 8, 13, 19, 23, 31.

 

(2) Hebreus 4:1-7 diz: “¹Portanto, visto que resta uma promessa de se entrar no descanso dele, (…) Pois nós, os que exercemos fé,entramos no descanso, assim como ele disse: “Assim jurei na minha ira: ‘Não entrarão no meu descanso’”, embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque num lugar ele disse do sétimo dia o seguinte: “E Deus descansou no sétimo dia de todas as suas obras”, e novamente, neste lugar: “Não entrarão no meu descanso.”  Portanto, visto que resta que alguns entrem nele, e os a quem se declararam primeiro as boas novas não entraram, por causa de desobediência,  ele especifica novamente certo dia,por dizer, depois de tanto tempo, no [salmo] de Davi: “Hoje”, assim como já foi dito: “Hoje, se escutardes a sua própria voz, não endureçais os vossos corações.” Pois, se Josué os tivesse conduzido a um lugar de descanso, [Deus] não teria depois falado de outro dia.De modo que resta um descanso sabático para o povo de Deus. Porque o homem que entrou no descanso [de Deus] descansou também das suas próprias obras, assim como Deus das suas.”

 

Esse texto nos diz 2 coisas interessantes a respeito do 7º Dia.

PRIMEIRO – Ele diz que ainda nos resta “entrar no descanso dele” [futuro], também “Não entrarão no meu descanso” [futuro], “resta que alguns entrem [no descanso]” [continuidade desde a criação], “resta um descanso sabático para o povo de Deus” [continuidade], segundo esses termos o Sétimo Dia, ou “Dia de Descanso de Deus” não acabou.

 

SEGUNDO – Esse “Dia de Descanso” é descrito como um “lugar” (Hebreus 4:8) como a referência a Josué indica que os israelitas estavam sendo conduzidos a “terra da promessa” ou o “lugar de descanso”, (Deuteronômio 1:38; 31:7; Josué 22:4), como indício adicional, Paulo se refere ao Salmo 95:7, 8 onde Jeová mesmo depois de eles terem chegado lá disse “Hoje” e ainda “se escutardes a minha vóz (…)” mostrando que embora eles tivessem herdado aquela terra ainda assim não era bem essa a terra que Jeová prometera, por isso Jeová falou de “outro dia” ou outro “lugar” (Jeremias 6:26) então isso indica que o Dia de Descanso está relacionado a um lugar “semelhante a terra prometida por Jeová aos israelitas”

 

Que lugar seria esse? Gênesis 1:31 mostra que o Sétimo Dia iniciou quando Jeová terminou suas obras criativas e a terra era um Paraíso. Portanto o Sétimo Dia ou Dia de Descanso é descrito com o tempo em que Jeová dava orientações aos humanos no Jardim do Éden. contudo, Adão e Eva foram expulsos do Jardim ou do “Dia de Descanso” de Jeová (Gênesis 3:23, 24) Por isso para nós ainda resta “entrar no Dia de Descanso” de Deus, pois ele nos promete que a terra será novamente da forma como deveria ter sido desde o princípio, com perfeição e vida eterna como era no Éden. – Salmo 37:9-11, 29; Mateus 5:5; 6:10; Lucas 23:43; Apocalipse 21:3-5.

 

Por isso as evidências mostram que o “sétimo dia” de Deus na verdade nunca acabou e nunca acabará pois se refere ao Paraíso, ao Reino de Deus sobre a terra. Nós fomos expulsos dele e temos que nos esforçar para podermos entrar nele novamente. – 1 Corintios 15:20-28.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s