ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – DESTAQUES DE PROVÉRBIOS 7-11 DA SEMANA DE 10-16 DE OUTUBRO DE 2016

imagem

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS DESTAQUES DE PROVÉRBIOS 7-11

DA SEMANA DE 10-16 DE OUTUBRO DE 2016

Prov. 9:7-9 — O que nossa reação a um conselho revela sobre nós? (w01 15/5 pág. 29 par. 3–pág. 30 par. 2)

Os ensinos da sabedoria também incluem correção e repreensão. Este aspecto da sabedoria não é bem-aceito por todos. Por isso, o encerramento da primeira parte do livro de Provérbios contém a advertência: “Quem corrige o zombador procura desonra, E quem repreende aquele que é mau prejudica a si mesmo . Não repreenda o zombador, senão ele o odiará. Repreenda o sábio, e ele o amará.” diz Provérbios 9:7, 8. A reação de alguém sábio à repreensão é contrária à do zombador. Salomão declarou em Provérbios 9:8b, 9a “Repreenda o sábio, e ele o amará. Dê instrução ao sábio, e ele se tornará mais sábio.” Quem é sábio sabe que “nenhuma disciplina parece no momento ser motivo de alegria, mas sim de pesar; no entanto, depois dá fruto pacífico, a saber, a justiça, aos que têm sido treinados por ela”. Embora o conselho possa parecer penoso, não deveríamos retaliar ou ficar na defensiva quando a aceitação dele nos tornará mais sábios. Ensine o justo, e ele aumentará em conhecimentoprossegue Salomão em Provérbios 9:9b Ninguém é sábio demais ou velho demais para aprender. Que prazer dá ver os que já estão em idade avançada aceitar a verdade e se dedicar a Jeová! Que nós também nos esforcemos a preservar o desejo de aprender e manter a mente ativa.

Prov. 10:22 — Que bênçãos de Jeová nós temos hoje? (w06 15/5 págs. 26-30 pars. 3-16)

A próspera condição espiritual dos atuais servos de Jeová é uma bênção que nos alegra. Tirar tempo para refletir sobre os atos de bondade de Jeová para com ‘o justo que anda na sua integridade’ sem dúvida fortalecerá a nossa decisão de continuar servindo alegremente ao nosso Pai celestial.

As religiões da cristandade em geral afirmam crer na Bíblia. No entanto, não são unânimes no que ensinam a respeito dela. Em muitos casos, membros da mesma religião discordam entre si sobre o que as Escrituras realmente ensinam. Como é diferente com os servos de Jeová! Independentemente de origem nacional, cultural ou étnica, nós adoramos o Deus que conhecemos por nome. Ele não é um misterioso deus trino.

 

Sabemos também que em breve será resolvida a questão primordial da soberania universal de Deus e que, por meio de nossa integridade a ele, cada um de nós está envolvido nessa questão. Sabemos a verdade sobre a condição dos mortos e estamos livres do temor mórbido de um Deus que, alegadamente, atormenta humanos no inferno ou os manda para um purgatório.

 

Além do mais, que alegria é saber que não somos produtos do acaso de uma evolução cega! Em vez disso, fomos criados por Deus, à sua imagem.

 

Os alertas sobre os perigos do fumo, do excesso no beber e da promiscuidade sexual são freqüentes na mídia. Esses avisos em geral não são atendidos. Mas uma pessoa sincera que aprende que o Deus verdadeiro condena essas coisas e se entristece com os que as praticam, se sente movida a eliminar tais práticas de sua vida.

 

Em muitos países, a vida familiar está em crise. Muitos casamentos acabam em divórcio, muitas vezes deixando para trás filhos seriamente traumatizados. Em alguns países europeus, famílias sem pai ou mãe constituem quase 20% das unidades familiares,Jeová nos tem ajudado a andar no caminho da integridade nesse respeito, com bons conselhos na bíblia, a maridos, esposas e filhos. Aplicar esses e outros conselhos das Escrituras certamente fortalece o vínculo conjugal, ajuda os pais a criar bem os filhos e contribui para uma vida familiar feliz.

 

Como é gratificante saber que Jeová instituiu um arranjo capaz de resolver todos os problemas da humanidade — o Reino messiânico de Deus! Por meio deste, o Deus verdadeiro ‘fará cessar as guerras’ e trará “abundância de paz”. O Rei ungido, Jesus Cristo, ‘livrará da opressão e violência o pobre, o atribulado e o de condição humilde’. Sob o governo do Reino não faltarão alimentos. Jeová ‘enxugará dos nossos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já terão passado’. Apocalipse] 21:4 O Reino já foi estabelecido no céu e, em breve, tomará as medidas necessárias para controlar todos os assuntos da Terra. — Daniel 2:44; Revelação 11:15.

 

Um programa de treinamento importante e eficaz. Gerhard serve como ancião numa congregação das Testemunhas de Jeová. Recordando sua juventude, ele diz: “Eu tinha muita dificuldade em falar. Sob pressão, eu mal conseguia articular as palavras e começava a gaguejar. Eu tinha complexo de inferioridade. Meus pais me colocaram num curso de correção da fala, mas seus esforços foram em vão. Meu problema era psicológico, não físico. Havia, no entanto, uma maravilhosa provisão de Jeová: a Escola do Ministério Teocrático. Matricular-me nessa escola me deu renovada coragem. Eu fazia o melhor possível para aplicar o que aprendia. E deu certo! Tornei-me mais fluente, perdi meu complexo e adquiri mais coragem no ministério. Agora até consigo proferir discursos públicos. Sou muito grato a Jeová, que me deu uma nova vida por meio dessa escola.”

 

A esperança de rever entes queridos falecidos. (João 5:28, 29) Matthias, um homem jovem, foi criado como Testemunha de Jeová. Mas, sem se dar conta das bênçãos que usufruía, ele afastou-se da congregação cristã na adolescência. Recentemente, ele escreveu: “Na realidade, nunca tive uma conversa profunda com meu pai. Ao longo dos anos, tivemos muitas discussões. Mesmo assim, meu pai sempre quis o melhor para mim. Ele me amava muito, algo que eu não compreendia na época. Em 1996, sentado ao lado da cama dele, segurando a sua mão e chorando amargamente, eu disse a ele o quanto lamentava tudo o que eu havia feito e que o amava muito. Mas ele não podia me ouvir. Depois de uma breve doença, ele faleceu. Se eu estiver vivo para ver meu pai na ressurreição, nós vamos compensar o passado. E ele com certeza ficará contente de saber que eu agora sirvo como ancião e que eu e minha esposa temos o privilégio de trabalhar como pioneiros.” Que bênção para nós é a esperança da ressurreição!

 

O que a leitura da semana me ensinou sobre Jeová?

USE UNS DOS ARGUMENTOS ABAIXO

A bíblia diz em PROVÉRBIOS 11:28.“Quem confia nas suas riquezas cairá.”  

Pesquisadores dizem que muitos casamentos acabam em divórcio por causa de problemas financeiros. Também se descobriu que esses problemas contribuíram para alguns casos de suicídio. Para algumas pessoas, o dinheiro é mais importante do que seu casamento ou até do que sua própria vida! Por outro lado, os que têm um conceito equilibrado sobre o dinheiro não confiam totalmente nele. Reconhecem a sabedoria das palavras de Jesus: “Mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 7:4. Diz que devemos desenvolver afeto pela sabedoria e compreensão.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 10:19. Diz que as nossas palavras sejam poucas e ponderadas.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 11:1. Diz que Jeová deseja que sejamos honestos nas nossas relações comerciais.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 11:4. É tolice buscar riquezas materiais sacrificando o estudo pessoal da Bíblia, a assistência às reuniões, a oração e o ministério de campo.

Que pontos da leitura posso usar no serviço de campo?

USE UNS DOS DESTAQUES ABAIXO

PROVÉRBIOS 7:1, 2 — O que está incluído em “minhas declarações” e “meus próprios mandamentos”? Além dos ensinos bíblicos, incluem as regras, ou normas, estabelecidas pelos pais para o bem da família. Os filhos devem acatá-las, bem como os ensinos bíblicos transmitidos pelos pais.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 8:30 — Quem é o “mestre-de-obras”? A sabedoria personificada chama a si mesma de “mestre-de-obras”. Mais do que um recurso literário para explicar as características da sabedoria, essa personificação se refere simbolicamente ao Filho primogênito de Deus, Jesus Cristo, na sua existência pré-humana. Bem antes de nascer como homem na Terra, ele foi ‘produzido como princípio do caminho de Deus’. Conforme mostra PROVÉRBIOS 8:22 Como “mestre-de-obras”, trabalhou ativamente com seu Pai na criação de todas as coisas.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 9:17 — O que são as “águas furtadas”, e por que são “doces”? Visto que a Bíblia compara o prazer da intimidade sexual no casamento a beber água refrescante de uma fonte, as águas furtadas representam relações imorais em secreto. A idéia de poder se safar disso sem ser descoberto dá a tais águas a sua aparente doçura.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 10:6; nota — De que modo ‘a boca dos iníquos encobre a violência’? Pode ser no sentido de que eles usam conversa macia para encobrir sua má intenção de prejudicar outros. Ou talvez signifique que, pelo fato de os iníquos em geral serem tratados com animosidade, a hostilidade de que são alvos os silencie.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 10:10 — Como “aquele que pisca o olho” causa dor? “O homem imprestável” talvez não só recorra à “perversão de fala”, mas também tente ocultar suas motivações com a linguagem corporal, como, por exemplo ‘piscando o olho’. Esse tipo de engano pode causar muita aflição mental à sua vítima.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 10:29 — O que é “o caminho de Jeová”? Isso se refere a como Jeová lida com a humanidade, e não ao tipo de vida que devemos levar. Os tratos de Deus com os humanos resultam em segurança para os inculpes, mas em ruína para os maus.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 11:31 — Por que o iníquo deveria ser mais compensado do que o justo? A compensação aqui é medida em termos de grau do castigo que cada qual recebe. Quando um justo erra, sua punição pelo erro é a disciplina. O iníquo peca de propósito e se recusa a praticar o bem. Assim, ele merece e recebe uma punição severa.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 10:11-14. Para que as nossas palavras sejam edificantes, a mente precisa estar cheia de conhecimento exato, o coração tem de ser motivado por amor e a sabedoria deve determinar o que sai da nossa boca.

——————————————————————————————

O olho é extremamente delicado e sensível; até mesmo um cabelinho ou uma partícula de poeira entre a pálpebra e o globo ocular é prontamente notado. A parte transparente do olho (a córnea) que cobre a menina do olho tem de ser protegida e cuidada, porque, se esta parte for lesada ou se tornar enuviada devido a uma doença, poderá resultar numa visão distorcida, ou em cegueira. A Bíblia usa com força, e ainda assim com delicadeza, a expressão a menina dos teus olhos ao falar daquilo que mais precisa ser protegido. A lei de Deus deve ser tratada assim conforme diz PROVÉRBIOS 7:2

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 7:3 “Amarre [os meus mandamentos] nos seus dedos”, continuou Salomão,“e escreve-os sobre a tábua do teu coração”. Assim como os dedos estão sempre à vista dos nossos olhos e são vitais para o que queremos fazer, as lições aprendidas na educação bíblica, ou por se obter conhecimento da Bíblia, devem servir constantemente de lembrete e guia em tudo o que fazemos. Devemos inscrevê-las na tábua de nosso coração, tornando-as parte da nossa natureza.

——————————————————————————————

Não se esquecendo da importância da sabedoria e da compreensão, o rei exortou em PROVÉRBIOS 7:4 “Dize à sabedoria: ‘Você é minha irmã’; E chame o entendimento de “meu parente’.” A sabedoria é a faculdade de se usar corretamente o conhecimento dado por Deus. Devemos gostar da sabedoria assim como a uma irmã muito querida. O que é compreensão? É a capacidade de perscrutar um assunto e entender o significado dele por discernir o relacionamento entre as suas partes e o todo. Devemos nos manter achegados à compreensão, como a um amigo íntimo.

——————————————————————————————

A palavra “estranho” também se aplicava àqueles que se desviassem do que estava em harmonia com a Lei, estando assim alienados de Jeová. Assim, a mulher devassa é mencionada como “mulher imoral” em PROVÉRBIOS 7:5 Tanto os adoradores de deuses falsos como as próprias deidades são chamados de “estranhos”. 

——————————————————————————————

A sabedoria tem um valor incalculável. Sem ela, cometeríamos um erro após o outro. Mas onde podemos encontrar verdadeira sabedoria? O texto de PROVÉRBIOS 8:1-3 se refere à sabedoria incomparável do nosso Criador. Praticamente toda a humanidade tem acesso a essa sabedoria por meio de um livro muito especial. A Bíblia é “o livro mais lido de todos os tempos” e “foi traduzida mais vezes em mais idiomas do que qualquer outro livro”, de acordo com The World Book Encyclopedia. Atualmente a Bíblia está disponível — inteira ou em parte — em quase 2.600 idiomas e pode ser lida por mais de 90% da população mundial.

——————————————————————————————

A sabedoria personificada começa a falar, dizendo em PROVÉRBIOS8:4, 5 “Estou chamando a vocês, ó povo; A todos ergo a minha voz. Inexperientes, aprendam a ser prudentes; Tolos, adquiram um coração sábio.” A chamada da sabedoria é universal. Ela faz o convite a toda à humanidade. Mesmo os inexperientes são convidados a obter argúcia, ou prudência, e os estúpidos, entendimento. Deveras, as Testemunhas de Jeová crêem que a Bíblia é um livro para todas as pessoas e se esforçam imparcialmente a incentivar todos a examiná-la, para encontrar as palavras de sabedoria que ela contém.

——————————————————————————————

Apropriadamente, a sabedoria exorta em PROVÉRBIOS 8:10,11“Aceitem a minha disciplina em vez de prata, E o conhecimento em lugar do ouro da melhor qualidade, Pois a sabedoria é melhor do que corais; Nenhuma outra coisa preciosa pode se comparar a ela”. Mas, por quê? O que torna a sabedoria mais preciosa do que as riquezas?Porque as dádivas que a sabedoria concede aos seus ouvintes são mais preciosas do que o ouro, a prata ou os corais. A sabedoria dá argúcia e raciocínio a quem a tem. O homem de sabedoria piedosa tem também reverência e respeito por Deus, visto que “o temor de Jeová é o início da sabedoria”.

——————————————————————————————

A sabedoria dá argúcia e raciocínio a quem a tem. O homem de sabedoria piedosa tem também reverência e respeito por Deus, visto que “o temor de Jeová é o início da sabedoria”. Conforme diz PROVÉRBIOS 9:10. Por isso, ele odeia o que Jeová odeia. Está longe de ter altivez, arrogância, comportamento imoral e linguagem perversa. Seu ódio ao que é mau o protege contra o efeito corrompedor do poder. Como é importante que os que ocupam posições de responsabilidade na congregação cristã, bem como os chefes de família, busquem a sabedoria!

——————————————————————————————

A verdadeira sabedoria está à disposição de todos, mas nem todos a encontram. Alguns a rejeitam ou evitam, mesmo quando está à sua disposição. “Eu amo os que me amam”, diz a sabedoria, “e os que me procuram me acharão” diz PROVÉRBIOS 8:17 A sabedoria só está acessível aos que seriamente a buscam.

——————————————————————————————

A sabedoria personificada é retratada como dizendo em PROVÉRBIOS8:13 “O temor de Jeová significa odiar o mal. Eu odeio a arrogância, o orgulho, o caminho mau e declarações perversas.” Orgulho e sabedoria são pólos opostos. É preciso agir com sabedoria e cuidar para não desenvolver um espírito altivo ou arrogante. Em especial, temos de nos precaver contra isso caso tenhamos tido sucesso em algumas áreas da vida ou exerçamos um cargo de responsabilidade na congregação cristã.

——————————————————————————————

“Tenho bons conselhos e sabedoria prática”, prossegue a sabedoria. “O entendimento e o poder pertencem a mim. Por meio de mim os reis governam, E as autoridades decretam leis justas. Por meio de mim os príncipes governam, E os nobres julgam com justiça.” Conforme relataPROVÉRBIOS 8:14-16. Os frutos da sabedoria incluem perspicácia, compreensão e potência — fatores muito necessitados por governantes, autoridades e nobres. A sabedoria é indispensável para os em poder e os que aconselham outros.

——————————————————————————————

Desde que foi criado, o Filho teve um relacionamento achegado com o Pai. Durante sua existência pré-humana, Jesus percebeu o sentimento de Deus em relação aos humanos por observar os tratos de Jeová com eles. Jesus passou a amar a humanidade da mesma forma que Deus ama. Por isso, Jesus podia dizer como a sabedoria personificada: “As coisas de que eu gostava estavam com os filhos dos homens.” De acordo com PROVÉRBIOS 8:22, 31.

——————————————————————————————

“Dê instrução ao sábio, e ele se tornará mais sábio”, prossegue o sábio rei em PROVÉRBIOS 9:9b Ninguém é sábio demais ou velho demais para aprender. Que prazer dá ver os que já estão em idade avançada aceitar a verdade e se dedicar a Jeová! Que nós também nos esforcemos a preservar o desejo de aprender e manter a mente ativa.

——————————————————————————————

O conhecimento de Jeová Deus e o discernimento da Sua vontade, juntos com fé e confiança, constituem a base de todo o verdadeiro entendimento por parte de todas as Suas criaturas inteligentes. “O conhecimento do Santíssimo é o que é entendimento”, e isto inclui entender “a justiça, e o juízo, e a retidão, o curso inteiro do que é bom” conforme diz PROVÉRBIOS 9:10 Nenhum assunto de real importância pode ser plenamente entendido a menos que todos os fatores sejam encarados do ponto de vista de Jeová e vistos na sua relação com as normas, as qualidades e o eterno propósito dele.

——————————————————————————————

Que frutos produz a sabedoria? Em PROVÉRBIOS 9:11 O rei de Israel diz: “Pois, por meu intermédio, seus dias serão muitos, E anos serão acrescentados à sua vida.” Longos dias e anos de vida são o resultado de se associar com a sabedoria. Deveras, “a própria sabedoria preserva vivos os que a possuem”.

——————————————————————————————

“A boca dos justos é fonte de vida”, diz Salomão, “Mas a boca dos maus esconde violência”. Conforme relata PROVÉRBIOS 10:11. As palavras que saem da boca podem sarar ou ferir. Podem reanimar e estimular uma pessoa, ou podem abatê-la.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 10:19 diz: Quando as palavras são muitas, a transgressão é inevitável, Mas quem controla a língua age com prudência. Quanto mais falamos, maior é o risco de dizermos algo tolo ou até mesmo prejudicial. A língua descontrolada pode ser como o fogo, espalhando rapidamente boatos maldosos e calúnias. Mas quando ‘refreamos nossos lábios’, ou pensamos antes de falar, levamos em conta o efeito que nossas palavras podem causar. Dessa maneira, criamos a reputação de ser discretos e ganhamos o respeito e a confiança dos outros.

——————————————————————————————

Jeová Abençoa Humanos. PROVÉRBIOS 10:22 diz: “É a bênção de Jeová que enriquece, E ele não acrescenta a ela nenhuma dor.” Jeová abençoa aqueles a quem ele aprova por protegê-los, fazê-los prosperar, orientá-los, dar-lhes bom êxito e suprir-lhes as necessidades, com um resultado proveitoso para eles.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 10:26 diz: “Como vinagre nos dentes e fumaça nos olhos, Assim é o preguiçoso para quem o envia”. Do modo como a fumaça faz com que os olhos ardam e doam, assim aquele que emprega um preguiçoso prejudica seus próprios objetivos.

——————————————————————————————

“O caminho de Jeová é uma fortaleza para o íntegro”, disse Salomão, “Mas significa ruína para os malfeitores” conforme relata PROVÉRBIOS10:29 O caminho de Jeová não se refere aqui ao modo de vida que devemos levar, mas ao modo de Deus lidar com a humanidade. “A Rocha, perfeita é a sua atuação”, disse Moisés, “pois todos os seus caminhos são justiça”. Os caminhos justos de Deus significam segurança para os justos e ruína para os iníquos.  

——————————————————————————————

A sabedoria está com os modestos, diz PROVÉRBIOS 11:2. Ser modesto significa reconhecer e aceitar as limitações que se tem. O homem modesto não reluta em delegar serviços a outros, nem tem medo de perder de algum modo o controle por dividir responsabilidades apropriadas com outros homens habilitados. Antes, ele está ansioso de ajudá-los a progredir.

——————————————————————————————

A integridade das pessoas de retidão e a iniqüidade dos malfeitores também afetam outras pessoas. PROVÉRBIOS 11:9 diz: “Com a boca o apóstata arruína seu próximo, Mas pelo conhecimento os justos são salvos”. Quem pode negar que a calúnia, a tagarelice, as obscenidades e a conversa ociosa prejudicam outros? O justo, por outro lado, escolhe suas palavras com cuidado, falando o que é puro e bondoso. Ele é socorrido pelo conhecimento, porque a sua integridade lhe fornece a linha de raciocínio necessária para mostrar que seus acusadores estão mentindo.

——————————————————————————————

Jeová reconhece a necessidade que temos de expressar nossas preocupações. Se deixarmos de resolver uma divergência pessoal, porém, é provável que venhamos a ser tentados a falar disso com outra pessoa. Guardar ressentimento pode facilmente resultar em falar mal dos outros. Sobre o mau uso da língua, PROVÉRBIOS 11:11 diz: “Pela bênção dos justos, a cidade é enaltecida, Mas a boca dos maus a derruba.” De modo similar, palavras descuidadas a respeito de um irmão cristão podem perturbar a paz da “vila”, ou congregação.

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 11:12 diz: Quem não tem bom senso trata seu próximo com desprezo, Mas o homem que tem verdadeiro discernimento se mantém calado. O cristão verdadeiro não divulga assuntos confidenciais por meio de conversa sem controle. Em especial os anciãos cristãos têm de ser cuidadosos nesse respeito, para não perderem a confiança dos membros da congregação.

——————————————————————————————

A fim de nos ajudar a andar no caminho dos inculpes, Jeová fornece uma abundância de alimento espiritual, preparado sob a direção do “escravo fiel e prudente”. Recebemos também muita ajuda pessoal por meio dos anciãos cristãos nas nossas congregações semelhantes a uma cidade. Somos deveras gratos por eles, porque “Sem orientação perita, o povo cai, Mas com muitos conselheiros há bons resultados” diz PROVÉRBIOS 11:14. Aconteça o que acontecer, estejamos firmemente decididos a ‘andar na nossa integridade’.

——————————————————————————————

“A pessoa generosa prosperará”, continuou o rei, “E quem reanima outros será ele mesmo reanimado” diz: PROVÉRBIOS 11:25 Quando usamos generosamente nosso tempo e nossos recursos para promover a adoração verdadeira, Jeová se agrada de nós. Ele ‘abrirá as comportas dos céus e realmente despejará sobre nós uma bênção até que não haja mais necessidade’. Basta olhar para a atual prosperidade espiritual dos seus servos!

——————————————————————————————

PROVÉRBIOS 11:30 diz: “O fruto do justo é árvore de vida, E quem ganha almas é sábio”. O justo, pela maneira de falar e pelo exemplo, ganha almas, isto é, por ouvirem a ele, as pessoas recebem nutrição espiritual, são levadas a servir a Deus e, assim, obtêm a vida que Deus torna possível.

——————————————————————————————

Pedro escreve a seus irmãos, salientando que eles, como “casa de Deus”, acham-se sob julgamento, e então cita PROVÉRBIOS 11:31, avisando-os do perigo da desobediência. Aqui dá a entender que o presente julgamento deles poderia terminar num julgamento de destruição eterna para eles, assim como Paulo havia escrito. — 1Pe 4:17, 18.

Anúncios

Um comentário sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – DESTAQUES DE PROVÉRBIOS 7-11 DA SEMANA DE 10-16 DE OUTUBRO DE 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s