Sangue Vida ou Morte? Parte l

 

 remedios-caseiros-para-limpar-o-sangue-600x360

Hoje a mídia tem divulgado que o sangue salva vida, mas com base em estudos médicos iremos ver se é realmente isso. Segue abaixo entrevista do médico, Drª José Henrique a radia Cruzeiro de Sorocaba:

 “Estudos comprovaram que Sangue esta relacionado com Morbidade. Um médico consciencioso ele esta pautado em estudos recentes para fazer o melhor tratamento para seu paciente. Por exemplo, o Sangue quando tirado da pessoa colocada na geladeira ele passa por uma mudança morfológica. O glóbulo vermelho ele é discóide e bicôncavo, quando posto na geladeira e fica ali semanas ele fica uma forma globosa e espiculada, esse sangue globoso e espiculada ele fica endurecido. Então quando paciente vai para centro cirúrgico recebe esse glóbulo vermelho deformado ele vai obstruir a micro circulação.

  A micro circulação é a parte nobre das trocas gasosas, é ali que o organismo faz o mecanismo de troca gasosa. Então quando pessoa faz uso do sangue e o glóbulo vermelho obstrui a micro circulação ele vai dar falência naquele local que esta obstruindo. É por isso que os trabalhos vêm mostrando que a transfusão de sangue dá falência multiplicas de órgãos e a pessoa morre por causa disso. Então trabalhos recentes vem mostrando o que acontece e hoje a gente estamos investigando as causas disso. Uma delas essa na deformidade no glóbulo vermelho sofre por ter sido conservado na geladeira.

 A falência multiplica de órgãos pode ser de forma instantânea, mas nem sempre é assim. Por exemplo, imagine que você tem um garote no dedo você vai notar que ele vai mudando a coloração do dedo, na hora ele apodrece? Não vai levar um tempo. Depois de um dia você não tirou o garote o dedo começa ficar preto, dois dias, deixa uma semana você vai perder o dedo, não foi instantaneamente isso que acontece quando pessoa faz uso do sangue, não é na hora que ele vai ter o problema, ele pode ter problema em longo prazo depois de meses ele pode ter o problema, ninguém estava entendendo, por exemplo, a pessoa operou o coração e morreu de pneumonia. Não tem nada haver com o coração, o coração dele estava bom. Ele teve falência múltipla de órgão e pegou pulmão e deu uma falência do pulmão. Agora a gente consegue relacionar com sangue estocado.

 Só para você ter uma ideia o glóbulo vermelho tem aproximadamente 7 mícrons de diâmetro, e o capilar tem 2 mícrons e meio, então o glóbulo vermelho para passar no capilar ele tem que se contorcer todo, quando você coloca o glóbulo vermelho na geladeira ele endurece então aquele 7 mícrons não consegue passar pelo caninho de 2,5. Quando ele não consegue passar ele entope aquela região, e não tem mecanismo que faça aquele sangue passar ele esta endurecido esta com tecido deformado duro, então ali ele vai sofre obstrução.

 Além de outras reações também, como por exemplo, a morte imediata pode acontecer, às vezes a pessoa pode ter uma reação anafilaxia uma reação alérgica todo mundo sabe que sangue defende a gente, então se algum corpo estranho entra no meu corpo eu tenho um sistema de defesa que vai me proteger daquele corpo estranho, por que ele faz isso? Porque meu corpo conhece toda minha estrutura, ele reconhece qualquer corpo estranho que entrou então ele vai brigar contra aquele corpo estranho. Se eu der meu sangue para você meu sangue não reconhece você como sendo dele, ele vai brigar contra seu sangue ele vai brigar com seus órgãos com seu tecido e seu vai brigar com o meu.

  E mesmo na compatibilidade mesmo que pegasse dois idênticos, mas meu sistema de defesa vai me defender, e vai agredir qualquer agressor. Além do sistema de antígeno e anticorpo em cima da superfície dos órgãos e do sangue, também existem antígenos de superfície cerca de 150 antígeno de superfície diferente que existe, qual a chance dos meus 3 dos 150  ser iguais ao seus 3, se tem 150? Então não vou encontrar sangue compatível, é mais fácil encontrar uma impressão digital idêntica do que encontrar dois tipos de sangue idênticos é muito mais difícil de encontra. Então vai ter uma agressão imunológica no seu sistema sanguínea. Essa agressão imunológica que vai provocar uma reação em cadeia que vai provocar a morte súbita da pessoa. Então a alergia pode promover, a reação anafilaxia e a imunológica são coisas que saca faz tempo, mas pensava que o beneficio era maior, hoje estamos questionando se o sangue é beneficio, hoje vemos que é mais risco do que beneficio.

 Como funciona o processo da geladeira para o corpo humano? Na verdade esse processo de deformidade do glóbulo vermelho leva 48 a 72 horas para ele voltar ao normal. Então você ficou obstruído nesse período de tempo que aplicou, ele esta obstruído. Ele não tem uma reversão imediata assim que você tirou da temperatura baixa para colocar a temperatura normal do corpo. Então ele vai levar certo tempo para reagir, e esse tempo é de até 72 horas quando acontece isso. Mas o mais freqüente que a gente encontra é que depois que tira da geladeira o glóbulo vermelho sofre uma ruptura na membrana e libera hemoglobina livre. Então aquela hemoglobina livre que também transporta oxigênio ela é extremamente nefrotóxica. Você vai ver muito recentemente os trabalhos relacionados: morte súbita ou falência múltipla de órgãos ou morte de insuficiência renal. A insuficiência renal é dada por causa da hemoglobina livre”.

           

 

Estarei fazendo uma serie de artigos sobre o que os médicos especialistas dizem sobre o uso do sangue. Espero que todos possam tirar proveito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s