ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – DESTAQUES DE PROVÉRBIOS 17-21 DA SEMANA DE 24-30 DE OUTUBRO DE 2016

imagem

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS DESTAQUES DE PROVÉRBIOS 17-21

DA SEMANA DE 24-30 DE OUTUBRO DE 2016

Prov. 17:5 — Como esse texto nos ajuda a decidir com o que vamos nos divertir? (w10 15/11 pág. 6 par. 17; w10 15/11 pág. 31 par. 15)

Para permanecermos leais a Deus quando estivermos a sós, nós precisamos desenvolver nossas “faculdades perceptivas . . . para distinguir tanto o certo como o errado” e então treinar essas faculdades “pelo uso” por agir de acordo com o que nós sabemos ser o certo. Por exemplo, quanto à nossa escolha de música, de filme ou de site na internet, temos de nos Perguntar: ‘Será que o conteúdo me incentivará a demonstrar terna compaixão ou me influenciará a alegrar-me com “o desastre de outrem”?’ ‘Será ele de ajuda para eu “amar o que é bom” ou tornará mais difícil “odiar o que é mau”?’ O que nós fazemos quando estamos à só revela os valores que nós realmente prezamos.

 

O justo Jó jamais se alegrava quando alguém que o odiava sofria uma calamidade. Um provérbio posterior alerta: “Quando o seu inimigo cair, não se alegre; E, quando ele tropeçar, seu coração não deve exultar;Senão, Jeová verá isso e não ficará satisfeito, E fará sua ira recuar dele.” (Pro. 24:17, 18) Visto que Jeová pode ler o coração, ele sabe se em secreto nos alegramos com a desgraça alheia e, com certeza, não aprova essa atitude. Deus pode lidar conosco de acordo com isso, pois ele diz: “Minha é a vingança e a retribuição.” Deut. 32:35.

Prov. 20:25 — Como esse texto pode nos ajudar antes de pedir alguém em namoro ou em casamento? (w09 15/5 págs. 15-16 pars. 12-13)

1º Alguns adultos jovens se casam precipitadamente, achando ser essa a solução para a infelicidade, a solidão, o tédio e os problemas em casa. No entanto, a troca de votos conjugais é algo sério. Nos tempos bíblicos, alguns irrefletidamente fizeram votos sagrados, ou santos, sem analisar o que estava envolvido. Nem sempre os adultos jovens consideram com seriedade as exigências do casamento. Mais tarde, descobrem que há muito mais envolvido do que pensavam.

2º Assim, antes de iniciar um namoro, pergunte-se: ‘Por que desejo me casar? Que expectativas eu tenho? É essa a pessoa certa para mim? Que contribuição posso dar ao casamento?’ Para ajudá-lo a fazer um exame consciencioso, “o escravo fiel e prudente” já publicou artigos bem específicos a respeito. (Mat. 24:45-47) Encare essas matérias como conselhos de Jeová para você. Avalie com cuidado as informações e aplique-as. Jamais permita se tornar comparável ‘ao cavalo e ao mulo sem entendimento’. Desenvolva uma compreensão cabal a respeito das exigências do casamento. Se você acha que está pronto para iniciar um namoro, lembre-se sempre de ser ‘exemplo na castidade’.

 

A madureza espiritual resulta também em sucesso depois do casamento. O cristão maduro se esforça em alcançar a “medida da estatura que pertence à plenitude do Cristo”. Ele se empenha arduamente em desenvolver uma personalidade semelhante à de Cristo. Como nosso Exemplo, “Cristo não agradou a si mesmo”. (Rom. 15:3) Quando ambos os cônjuges persistem em buscar, não a sua própria vantagem, mas a do outro, a vida familiar se torna um refúgio de paz e consolo. O marido mostra amor abnegado e a esposa está decidida a ser submissa ao marido assim como Jesus é submisso ao seu Cabeça.

 

4º Chamando a atenção à importante designação de Timóteo, Paulo escreveu: “Eu te mando solenemente, perante Deus e Cristo Jesus, . . . prega a palavra, ocupa-te nisso urgentemente.” E acrescentou: “Faze a obra dum evangelizador, efetua plenamente o teu ministério.” Para cumprir essa tarefa, Timóteo tinha de estar “nutrido com as palavras da fé”. — Leia 1 Timóteo 4:6.

 

5º Como você pode estar “nutrido com as palavras da fé”? Paulo escreveu: “Continua a aplicar-te à leitura pública, à exortação, ao ensino. Pondera estas coisas; absorve-te nelas.” (1 Tim. 4:13, 15) Para haver melhora é preciso estudo pessoal diligente. A expressão “absorve-te” transmite a idéia de mergulhar numa atividade. Quais são seus hábitos de estudo? Está absorto nas “coisas profundas de Deus”? (1 Cor. 2:10) Ou se esforça apenas o mínimo? Ponderar a respeito do que você estuda motiva seu coração. — Leia Provérbios 2:1-5.

O que a leitura da semana me ensinou sobre Jeová?

USE UNS DOS ARGUMENTOS ABAIXO

O tagarela talvez fale a respeito das falhas e dos erros de alguém. Mas, mesmo sendo verdade o que se diz, o tagarela está errado e revela falta de amor. PROVÉRBIOS 17:9 diz: “Quem perdoa uma transgressão promove o amor, Mas aquele que insiste em falar sobre um assunto separa bons amigos.”

************************************************************************

Frank Donovan, no seu livro (Como Lidar com a Raiva — Soluções de Auto-Ajuda para Homens), recomenda: “Driblar a raiva e a agressividade — ou mais especificamente, sair da cena e se afastar das pessoas quando estiver para explodir — é a melhor estratégia.”

PROVÉRBIOS 17:14 diz: “Começar uma briga é como abrir uma comporta; Retire-se antes de estourar a discussão.”

************************************************************************

Diferentemente do “estúpido”, cujos olhos e mente vagueiam em vez de focalizarem coisas importantes, devemos buscar entendimento a fim de agirmos com sabedoria. PROVÉRBIOS 17:24 diz: A sabedoria está bem diante de quem tem discernimento, Mas os olhos do tolo vagueiam até os confins da terra.

Que pontos da leitura posso usar no serviço de campo?

USE UNS DOS DESTAQUES ABAIXO

PROVÉRBIOS 17:17 diz: “O verdadeiro amigo ama em todos os momentos E se torna um irmão em tempos de aflição.” Ter alguém para confidenciar sentimentos e receber conselhos pode ser de ajuda para controlar os sentimentos negativos antes que eles nos dominem. Conversar com alguém nos ajuda a ver as coisas de forma positiva e equilibrada.

************************************************************************

PROVÉRBIOS 17:22 diz: “O coração alegre é um bom remédio.” Alguns talvez achem que não é apropriado rir quando a pessoa se depara com uma doença grave. Mas o humor saudável e uma companhia agradável arejam as idéias e aumentam o desejo de viver. Para falar a verdade, a alegria é uma qualidade de Deus, um dos frutos do espírito Dele. Esse espírito pode ajudá-lo a se alegrar mesmo que você esteja lutando contra uma doença.

************************************************************************

O humor é muito útil quando usado adequadamente. De fato, aos poucos se acumulam evidências de que o riso talvez tenha até utilidade terapêutica. Sabe-se que rir massageia saudavelmente os órgãos internos. Além disso, segundo a revista American Health, alguns “pesquisadores acham que o riso pode fortalecer o sistema imunológico”. A revista cita então o imunologista Lee S. Berk, atribuindo-lhe a declaração: “As emoções negativas podem afetar o sistema imunológico, e agora parece que as positivas podem fazer algo similar.” Isso sublinha a sabedoria das palavras da Bíblia em PROVÉRBIOS 17:22. “O coração alegre é um bom remédio.”

************************************************************************

Conforme disse certa vez o sábio Rei Salomão em PROVÉRBIOS 17:22“O coração alegre é um bom remédio, Mas o espírito abatido consome as energias da pessoa”. O espírito queixoso esgota-nos emocionalmente e priva-nos da alegria. Reflete pessimismo, não otimismo. Mas aqueles que aprendem a pensar e a falar sobre ‘coisas louváveis’ têm um coração alegre, que até mesmo pode fazê-los sentir-se melhor.  

************************************************************************

De acordo com PROVÉRBIOS 18:19 De que modo “Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada”? Como uma forte cidade sob cerco, tal pessoa talvez resista firmemente a perdoar erros. A desavença entre ela e o transgressor pode com facilidade tornar-se uma barreira como “a tranca duma torre de habitação”.

************************************************************************

O nome de Jeová em si não é uma fórmula mágica, mas Aquele que tem este nome pode dar proteção ao seu povo devoto. De modo que o nome representa o próprio Deus. É por isso que PROVÉRBIOS 18:10 diz: “O nome de Jeová é uma torre forte. O justo corre para dentro dela e recebe proteção.” Isto é o que fazem aqueles que lançam seu fardo sobre Jeová.

************************************************************************

Em que sentido pode-se dizer que “o nome de Jeová é uma torre forte” em PROVÉRBIOS 18:10? Refugiar-se no nome de Deus significa confiar no próprio Jeová. Significa apoiar sua soberania, apoiar suas leis e seus princípios, ter fé nas suas promessas e dar-lhe devoção exclusiva.

************************************************************************

A Palavra de Deus diz em PROVÉRBIOS 18:11 “A riqueza do rico é a sua cidade fortificada; Na sua imaginação ela é como uma muralha protetora.” Deveras, em última análise, a segurança que as riquezas podem dar é apenas imaginária e até enganosa. É errado fazermos nossa vida girar em torno delas, em vez de em obter a aprovação de Deus.

************************************************************************

A pretensa humildade pode na realidade resultar em levar alguém a se tornar soberbo, porque talvez tenda a pensar que é justo por mérito próprio; ou talvez ele ache que está alcançando seus objetivos, não se dando conta de que não pode enganar a Jeová. Caso ele fique soberbo, com o tempo será humilhado dum modo de que não gostará. Será rebaixado, e isto pode resultar na sua própria destruição. PROVÉRBIOS18:12 diz: Antes da queda, o coração do homem é arrogante; E antes da glória há humildade.

************************************************************************

É especialmente importante que os anciãos cristãos sejam bons ouvintes. Só assim podem realmente ‘saber como responder a cada um’. PROVÉRBIOS 18:13 adverte: “Responder antes de ouvir os fatos É tolice e resulta em humilhação.” Certa vez, dois irmãos bem-intencionados deram a uma irmã conselho sobre o mundanismo, por ela ter perdido algumas reuniões. A irmã ficou muito magoada por não lhe terem perguntado por que ela não esteve nas reuniões. Ela se estava recuperando duma recente cirurgia. Então, como é importante que escutemos antes de dar conselho!

************************************************************************

Para lidar bem com qualquer doença é preciso ter uma atitude positiva. A Bíblia diz em PROVÉRBIOS 18:14 “O espírito do homem pode sustentá-lo na sua doença, Mas quem pode suportar o espírito abatido?” Pensamentos e sentimentos sombrios, pessimistas, tornam a cura mais difícil. Jason descobriu que isso é verdade. No início ele teve de lutar contra sentimentos negativos, como a ira, que o estavam deixando muito deprimido. O que ajudou? Ele explica: “Os artigos sobre depressão em A Sentinela e Despertai! realmente me ajudaram a manter uma atitude positiva. Agora tento viver um dia por vez.”

************************************************************************

PROVÉRBIOS 18:14 “O espírito do homem pode sustentá-lo na sua doença, Mas quem pode suportar o espírito abatido?” Carmen, de 17 anos, também aprendeu a ver o lado bom das coisas. Embora sofra de anemia da célula falciforme, ela pensa nas coisas boas que tem. “Penso nos outros que estão em situação pior do que eu e que não podem fazer as coisas que eu posso”, diz ela. “Assim, sinto-me grata e não fico com tanta pena de mim mesma.”

************************************************************************

Para resguardar a vida por guardar o coração é preciso controlar a língua. “Morte e vida estão no poder da língua; Os que gostam de usá-la comerão os seus frutos.” Diz: PROVÉRBIOS 18:21 O motivo disso foi explicado por Jesus: “No entanto, tudo o que sai da boca vem do coração, e essas coisas tornam o homem impuro.” Mat. 15:18 Mas pelo uso correto da língua para louvar a Deus e para falar coisas corretas, continua-se no caminho da vida.

************************************************************************

Nem todo o poder que temos procede diretamente de Deus. Por exemplo, a língua é pequena, mas tem o poder de ferir e também de curar. “Morte e vida estão no poder da língua”, adverte Salomão emPROVÉRBIOS 18:21 O resultado da curta conversa de Satanás com Eva mostra quanto estrago se pode causar com palavras. (Gênesis 3:1-5; Tiago 3:5) Nós também podemos causar muito dano com a língua. Observações depreciativas a respeito do peso duma mocinha podem induzi-la à anorexia. A repetição irrefletida de alguma calúnia pode estragar uma amizade de longa duração. Deveras, a língua precisa ser controlada.

************************************************************************

O escritor do livro bíblico de Provérbios reconhece que “Alguns amigos estão prontos para acabar um com o outro”, isto é, pessoas que tentarão explorar a sua confiança. O mundo está cheio delas. Mas dê aos outros tempo e oportunidade de demonstrar que são dignos de confiança. Assim, você encontrará amigos que, de fato, ‘se apegarão mais do que um irmão’ conforme relata PROVÉRBIOS 18:24.

************************************************************************

É até mesmo possível ficar “furioso com o próprio Jeová”. PROVÉRBIOS19:3 Como? Por atribuirmos nossos problemas a Deus e os usarmos como justificativa para fazer algo que não está em harmonia com as leis e os princípios dele. Em vez de acharmos que sempre temos razão, devemos humildemente ouvir conselheiros sábios que procuram ajudar-nos por meio das Escrituras. E, se for necessário, estejamos dispostos a deixar de lado até mesmo pontos de vista arraigados, quando se tornar evidente que são errados.

************************************************************************

Muitos culpam a Deus pelas dificuldades que têm. PROVÉRBIOS 19:3declara: “É a tolice do homem que distorce o seu caminho, E o seu coração fica furioso com Jeová.” No entanto, responsabilizar a Deus pelos males do homem é como culpar o fabricante dum automóvel pela prevalência de acidentes causados por motoristas embriagados.

************************************************************************

A Palavra de Deus dá o seguinte conselho prudente em PROVÉRBIOS19:11 que diz: “A perspicácia do homem faz com que ele não se ire facilmente, E é bonito da sua parte deixar passar a ofensa.”Perspicácia é a habilidade de ver abaixo da superfície, de ver além do óbvio. A perspicácia resulta em compreensão, porque nos ajuda a discernir por que a outra pessoa falou ou agiu de determinada maneira. Se nos esforçarmos a entender suas verdadeiras motivações, sentimentos e circunstâncias, isso nos ajudará a deixar de lado pensamentos e sentimentos negativos para com ela.

************************************************************************

PROVÉRBIOS 19:17 diz: “Quem mostra favor ao pobre empresta a Jeová, E Ele o recompensará por isso.” É óbvio que só um dono bom e razoável prestaria atenção a cada ato de bondade realizado a favor dos humildes. Mais do que isso, esse texto indica que o Criador do Universo na verdade se considera endividado para com meros seres humanos que agem com misericórdia! Isso é humildade no mais alto grau.

************************************************************************

“Os pensamentos do coração de um homem são como águas profundas, Mas o homem de discernimento os puxa para fora”, dizPROVÉRBIOS 20:5. Se uma pessoa sábia e experiente reluta em dar conselhos não-solicitados, talvez tenhamos de ‘puxar para fora’ seus conselhos. A situação é parecida quando ouvimos com amor. Requer discernimento fazer a pessoa dizer o que sente. Fazer perguntas ajuda, mas é preciso cuidar para que elas não se tornem uma intromissão nos assuntos privados da pessoa. Pode ser útil sugerir que ela comece por falar a respeito de assuntos sobre os quais se sinta à vontade. Por exemplo, uma mulher casada que deseja falar sobre seus problemas conjugais talvez ache mais fácil começar por falar sobre como ela e seu marido se conheceram e se casaram. Uma pessoa que se tornou inativa no ministério cristão talvez ache mais fácil começar por falar sobre como aprendeu a verdade.

************************************************************************

Jeová, o Criador. Jeová, com incomparável sabedoria, é o Criador de todas as coisas e o Promulgador de leis que governam essas coisas; assim, ele merece a adoração de todas as criaturas.PROVÉRBIOS 20:12 diz que foi Jeová que fez o ouvido que ouve e o olho que vê, tanto em sentido literal como moral. Assim sendo, é preciso recorrer a Ele para ver e ouvir com real entendimento. E é preciso entender que somos responsáveis perante Aquele que tudo vê e ouve. ************************************************************************

Segundo PROVÉRBIOS 21:11, Quando o sábio recebe instrução, obtém conhecimento— isto é, quando considera com cuidado as informações disponíveis e em resultado disso obtém uma visão mais clara do assunto — ele “obtém conhecimento”, quer dizer, sabe o que fazer a respeito do assunto, que conclusões tirar e que conselho dar.

************************************************************************

PROVÉRBIOS 21:13 diz: “Quem tapa o ouvido ao clamor do pobre, Também clamará e não terá resposta.” Em vez de desconsiderar uma queixa legítima, os anciãos devem escutar com compreensão. Por outro lado, todos nós podemos cooperar por encaminhar queixas sérias aos anciãos, em vez de repeti-las a todos os dispostos a ouvir.

************************************************************************

A Bíblia adverte em PROVÉRBIOS 21:17 “Quem ama a diversão ficará pobre; Quem ama o vinho e o azeite não ficará rico.” Não é errado divertir-se, mas amar a diversão ou dar-lhe importância primária levará a se sofrer carência espiritual. Nosso apetite espiritual inevitavelmente ficará insensível e teremos menos tempo disponível para pregar as boas novas.

************************************************************************

A destruição dos que preferem este atual sistema de coisas, portanto, é o preço que se terá de pagar para remir da insegurança e do sofrimento aqueles que amam o que é reto. Isto se harmoniza com o princípio bíblico: “O perverso serve de resgate para o justo.” PROVÉRBIOS 21:18

************************************************************************

PROVÉRBIOS 21:21 diz: “Quem se empenha pela justiça e pelo amor leal Achará vida, justiça e glória.” Uma das bênçãos em reserva para uma pessoa assim será ‘achar a vida’ — não uma curta existência, mas uma vida sem fim. Jeová ajuda essa pessoa a ‘apegar-se firmemente à verdadeira vida’. Portanto, façamos todo o possível para ‘praticar mutuamente a benevolência’.

************************************************************************

A preguiça do indolente por fim lhe trará resultados funestos, poisPROVÉRBIOS 21:25 diz: “O desejo do preguiçoso o matará”. Seu anelo é de coisas que ele não merece, ou que são erradas. Talvez fique arruinado ao tentar obtê-las. De qualquer modo, seu anelo aliado à preguiça o afasta de Deus, a Fonte da vida.

************************************************************************

O conselho há de ser de proveito, tem de tomar a Jeová em consideração. Qualquer conselho que está em oposição ao Altíssimo não tem valor. Não é conselho. — PROVÉRBIOS 19:21 diz: Muitos são os planos no coração do homem, Mas é a vontade de Jeová que prevalecerá. E

PROVÉRBIOS 21:30 também diz: Não há sabedoria, nem discernimento, nem conselho que possam se opor a Jeová.

************************************************************************

Julgamento e orientação. Quem conhece a Jeová se dá conta, através do conhecimento e da experiência, que, conforme diz PROVÉRBIOS 21:30, “Não há sabedoria, nem discernimento, nem conselho que possam se opor a Jeová”. Portanto, embora talvez ouça outros planos, ou os acalente no coração, a pessoa sensata orientará seu modo de vida em harmonia com o conselho de Jeová, sabendo que conselhos contrários, não importa quão sábios ou plausíveis estes aparentam ser, não podem prevalecer contra a palavra de Jeová.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s