ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – DESTAQUES DE PROVÉRBIOS 27-31 DA SEMANA DE 07 A 13 DE NOVEMBRO 2016

novembro-2016

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS DESTAQUES DE PROVÉRBIOS 27-31

DA SEMANA DE 07 A 13 DE NOVEMBRO 2016

Prov. 27:12 — Como podemos ser prudentes ao decidir o que vamos ver na TV ou na internet? (w15 1/7 pág. 8 par. 3)

Sabendo que coisas ruins acontecem, A pessoa prudente vê o perigo e se esconde’. Assim como procuramos nos proteger fisicamente, precisamos proteger nossa saúde mental e emocional. Por isso, em vez de nos concentrar em coisas más, devemos encher a mente com “coisas que são verdadeiras, . . . justas, . . . castas, . . . amáveis”. Se fizermos isso, “o Deus de paz” nos dará paz na mente e no coração.

Prov. 27:21 — Em que sentido uma pessoa pode ser “testada pelo elogio que recebe”? (w11 1/8 pág. 29 par. 2; w06 15/9 pág. 19 par. 12)

Os elogios podem testar nosso caráter e podem revelar o que somos, a falta de humildade fica evidente quando os elogios criam na pessoa um sentimento de superioridade. Eles podem nos levar ao orgulho e à derrocada espiritual, ou nos induzir a reconhecer que estamos em dívida com Jeová e nos tornar mais determinados do que nunca a não violar seus padrões. Por isso, somos incentivados a encarar qualquer elogio que recebemos do modo correto — como uma oportunidade de provar que temos o devido “pavor de Jeová”. OBS. Anthony Morris, do Corpo Governante, explicou o significado da expressão bíblica“o pavor de Jeová”.  Essas palavras não se referem a algum tipo deterror mórbido, mas sim a um desejo intenso de fazer o que é certo, um respeito tão forte e sincero que nos faz tremer de ansiedade. 

O que a leitura da semana me ensinou sobre Jeová?

USE UNS DOS ARGUMENTOS ABAIXO

PROVÉRBIOS 27:23-27. Usando um cenário pastoril, esses provérbios enfatizam o valor de encontrar alegria numa vida simples resultante de trabalho diligente. Devem em especial incutir em nós a necessidade de depender de Deus.

********************************************************************

PROVÉRBIOS 28:5. Se ‘procurarmos a Jeová’ por meio da oração e do estudo de sua Palavra, ‘poderemos entender tudo’ o que for preciso para servi-lo adequadamente.

********************************************************************

Os verdadeiros amigos são para você uma proteção de outras maneiras. “Leais são os ferimentos causados por um amigo”, dizPROVÉRBIOS 27:6. Embora muitos possam elogiá-lo, apenas os verdadeiros amigos se importam a ponto de chamar sua atenção para uma séria falha e dar-lhe de forma amorosa conselho construtivo.  Porque Provérbios 28:23 diz: Quem repreende um homem achará por fim mais favor do que alguém que usa a língua para bajular

Que pontos da leitura posso usar no serviço de campo?

USE UNS DOS DESTAQUES ABAIXO

Todavia, nos Provérbios aconselha-se ter fé e confiança no companheiro, e que é prudente que se recorra a ele em tempos de necessidade PROVÉRBIOS 27:10 diz: “Não abandone o seu amigo ou o amigo do seu pai, E não vá à casa do seu irmão quando você sofrer uma calamidade; Melhor um vizinho perto do que um irmão longe.O escritor parece dizer aqui que um amigo íntimo da família deve ser prezado e que se deve recorrer a ele em busca de ajuda, em vez de recorrer mesmo a um parente tão íntimo como um irmão, se este irmão estiver longe, porque talvez este não esteja tão disposto ou pelo menos não numa situação tão favorável de prestar ajuda como o companheiro da família.

********************************************************************

O que alegra a Deus. O coração de Jeová pode ser alegrado por seus servos devido à fidelidade e à lealdade deles a Ele. Satanás, o Diabo, desafia constantemente a legitimidade da soberania de Deus, e a integridade de todos os que servem a Deus. A eles se aplicam as palavras de PROVÉRBIOS 27:11Seja sábio, meu filho, e alegre meu coração, Para que eu possa dar uma resposta àquele que me desafia.”O povo de Jeová, na terra, pode fazer com que Deus se regozije por manter fidelidade e lealdade a Ele.  

********************************************************************

O proceder humilde e obediente de Jesus Cristo na Terra culminou com a sua morte numa estaca de tortura. Assim ele provou além de qualquer dúvida que humanos podem se manter leais a Jeová mesmo quando testados ao extremo. Jesus mostrou também que Satanás estava errado ao afirmar que os humanos servem a Jeová por razões egoístas. O histórico de perfeita integridade de Cristo apoiou também a legitimidade e justiça da soberania universal de Jeová. Deus com certeza se alegrava ao observar a lealdade inabalável desse seu Filho humilde. E isto estar de acordo com PROVÉRBIOS 27:11.

********************************************************************

Muitos servos de Deus passam pessoalmente por sofrimentos. O seu sofrimento persiste porque Deus ainda não destruiu os maus e ainda não realizou a predita restauração da humanidade. Deve isso nos amargurar? Ou podemos encarar tais situações como oportunidades de ajudar a provar que o Diabo é mentiroso? Podemos ser fortalecidos nesse respeito, tendo em mente o apelo em PROVÉRBIOS 27:11 que diz: Seja sábio, meu filho, e alegre meu coração, Para que eu possa dar uma resposta àquele que me desafia.” Satanás, que desafia Jeová, afirmou que, se as pessoas perderem bens materiais ou sofrerem padecimentos físicos, culparão a Deus por isso, até mesmo amaldiçoando-o. Alegramos o coração de Jeová quando, por meio de nossa lealdade a ele em face de aflições, mostramos que isso não se dá no nosso caso.  

********************************************************************

De acordo com PROVÉRBIOS 27:12. Sabendo que coisas ruins acontecem, A pessoa prudente vê o perigo e se esconde’. Assim como procuramos nos proteger fisicamente, precisamos proteger nossa saúde mental e emocional. O entretenimento violento, e até noticiários repletos de imagens chocantes, aumenta nossa ansiedade e a de nossos filhos. Evitar se expor a essas coisas não significa ser covarde ou ignorar o que acontece no mundo. Na realidade, Deus não projetou nossa mente para ser continuamente exposta à maldade. Por isso, em vez de nos concentrar em coisas más, devemos encher a mente com “coisas que são verdadeiras, . . . justas, . . . castas, . . . amáveis”. Se fizermos isso, “o Deus de paz” nos dará paz na mente e no coração.

********************************************************************

PROVÉRBIOS 27:17 diz: “Assim como o ferro afia o ferro, Assim o homem afia o seu amigo.”

Não se afia uma lâmina por bater uma na outra. Afiar é um processo mais suave. Similarmente, há maneiras certas e maneiras erradas de “afiar” a mente através de diálogos, especialmente sobre assuntos sensíveis, como religião.

********************************************************************

PROVÉRBIOS 27:20 alerta: “A Sepultura e o lugar de destruição nunca se saciam, Assim também os olhos do homem são insaciáveis.” De fato, como a sepultura, com seu apetite insaciável, algumas pessoas sempre querem mais, não importa quanto tenham. Evite esse modo egoísta de pensar. A longo prazo, a ganância só traz frustração e infelicidade. Um jovem chamado Jonathan observa: “Se a sua felicidade depende do que você tem, você jamais será feliz. Sempre haverá algo novo que vai querer comprar. É preciso aprender a contentar-se com o que se tem.”

********************************************************************

Mesmo dado por outros, o louvor ainda pode constituir uma prova para o louvado. Pode fomentar sentimentos de superioridade ou orgulho, e assim resultar na queda da pessoa. Mas, quando aceito no espírito correto, o louvor pode influir na pessoa de modo positivo. Ela pode reconhecer humildemente sua dívida para com Jeová Deus e ser animada a se comportar de modo a não falhar na sua louvável posição moral. O provérbio inspirado de PROVÉRBIOS 27:21 indica o efeito que o louvor pode ter em revelar o que a pessoa realmente é: “Assim como o cadinho é para a prata e o forno de fundição para o ouro, Assim a pessoa é testada pelo elogio que recebe.”

********************************************************************

Cereais transformados em farinha num pilão passam por um tratamento severo. Por isso, as Escrituras usam este processo de modo ilustrativo, dizendo em PROVÉRBIOS 27:22 “Mesmo que você triture o tolo Como grãos no pilão, Sua tolice não se afastará dele.”

********************************************************************

Assim como os pastores literais, os superintendentes cristãos não devem ser negligentes ao cuidar da congregação. Se você serve como ancião, esforça-se para estar alerta a qualquer sinal de sofrimento por parte de seus irmãos e está disposto a ajudá-los de imediato? O sábio Rei Salomão escreveu em PROVÉRBIOS 27:23 Você deve conhecer bem a aparência do seu rebanho. Cuide bem das suas ovelhas. Esse versículo elogia a abnegação de pastores literais, mas também pode ser aplicado ao cuidado que os pastores espirituais têm pela congregação.

********************************************************************

PROVÉRBIOS 28:1 diz: “Os justos são tão confiantes como um leão.”Eles exercem fé, estribando-se com confiança na Palavra de Deus, e seguem destemidamente avante no serviço de Jeová, mesmo em face de qualquer perigo.

********************************************************************

Salomão escreveu em PROVÉRBIOS 28:13 “Quem encobre as suas transgressões não será bem-sucedido, mas aquele que as confessa e abandona será tratado com misericórdia.” Se cometermos um grave pecado, devemos acatar este conselho inspirado, que tanto é uma advertência como uma palavra de conselho. Devemos fazer confissão a Jeová e contatar os anciãos congregacionais em busca de ajuda. É uma responsabilidade importante dos anciãos ajudar a reajustar os que caíram numa transgressão.

********************************************************************

A sorte patética do invejoso é apresentada no provérbio inspirado emPROVÉRBIOS 28:22 que diz: “O homem invejoso [literalmente: “mau; pernicioso”]  corre atrás de riquezas, Sem saber que a pobreza virá sobre ele.” A pessoa de olho invejoso se encaminha realmente em direção à carência. Ao passo que luta para elevar-se ao nível daqueles a quem inveja, ela se degrada moralmente, sacrificando princípios corretos. Mesmo se for bem-sucedida em adquirir riquezas, estas são apenas temporárias e têm de ser deixadas para trás na morte. Assim, ela lutou ou ‘atarefou-se’ em vão. Jesus incluiu “um olho invejoso [literalmente: “iníquo”]” entre as coisas iníquas que saem de dentro de um homem e o aviltam. — Mr 7:22, 23.

********************************************************************

PROVÉRBIOS 29:3 diz: “Quem ama a sabedoria alegra seu pai, Mas quem anda com prostitutas desperdiça sua riqueza.” Primeiro de tudo, destrói sua relação com Deus, o bem mais valioso; daí, traz vitupério à sua família e destrói relacionamentos familiares.********************************************************************

“Quem anda com prostitutas desperdiça sua riqueza”, diz PROVÉRBIOS29:3. O adúltero não-arrependido destrói sua relação com Deus e arruína os vínculos familiares. Sua esposa tem base para o divórcio. Não importa se o transgressor é o marido ou a esposa, o rompimento do casamento pode causar muita dor ao cônjuge inocente, aos filhos e a outros. Esse alerta serve para nós sabermos da capacidade destrutiva da conduta imoral e deve nos mover a resistir à tentação de praticá-la. 

********************************************************************

PROVÉRBIOS 29:11 diz: “O tolo dá vazão a toda a sua ira, Mas o sábio continua calmo e a mantém sob controle.” Isso me ensina que se eu ficar irado, devo me controlar e me esforçar para não pecar.

********************************************************************

Ensinar aos filhos um senso de ordem e de respeito é um dos grandes desafios dos pais. No atual mundo permissivo, muitos se perguntam se é mesmo correto impor alguma restrição aos filhos. A Bíblia responde em PROVÉRBIOS 29:15 “A vara e a repreensão dão sabedoria, Mas a criança deixada solta causa vergonha à sua mãe.” Alguns têm aversão à palavra “vara”, por acharem que ela implica algum tipo de abuso de crianças. Isso não procede. A palavra “vara”, em hebraico, refere-se a um bastão, como aquele que o pastor usa para guiar as ovelhas — não para bater nelas. Portanto, a vara sugere disciplina.

********************************************************************

PROVÉRBIOS 29:17 diz: “Discipline seu filho, e ele lhe trará descanso E dará grande prazer a você.” Contudo, o versículo 21 diz: “Se um servo é mimado desde jovem, Ele acabará se tornando um ingrato.” Embora essa passagem fale de um servo, ela se aplica com igual força a qualquer jovem na família.

********************************************************************

A pretensa humildade pode na realidade resultar em levar alguém a se tornar soberbo, porque talvez tenda a pensar que é justo por mérito próprio; ou talvez ele ache que está alcançando seus objetivos, não se dando conta de que não pode enganar a Jeová. Caso ele fique arrogante, com o tempo será humilhado dum modo de que não gostará. Será rebaixado, e isto pode resultar na sua própria destruição. PROVÉRBIOS 29:23 diz: A arrogância do homem o humilhará, Mas quem é humilde de espírito terá glória.

********************************************************************

Outro perigo é identificado em PROVÉRBIOS 29:25, que diz: “Tremer diante de homens é uma armadilha.” A armadilha dum caçador muitas vezes é um nó corrediço que se aperta em volta do pescoço ou cordas que prendem os pés dum animal. Tremer diante de homens pode sufocar similarmente a capacidade de alguém falar com franqueza e de se comportar dum modo que agrada a Deus. O desejo de agradar a outros é normal, e o desrespeito insensível pelo que outros pensam não é cristão. Mas é preciso ter equilíbrio. Quando a preocupação com as possíveis reações de outros humanos induz alguém a fazer o que Deus proíbe ou a refrear-se de fazer o que a Palavra de Deus manda, a pessoa foi enlaçada.

********************************************************************

Mesmo sob extrema pobreza, furtar desonra a Deus. PROVÉRBIOS30:8, 9 explica o assunto do seguinte modo: “Dá-me apenas a minha porção de alimento, . . . Para que eu não me farte e te negue, e diga: “Quem é Jeová?”Nem fique pobre e roube, e desonre o nome do meu Deus.” De fato, o ladrão traz vergonha sobre o nome de Deus. Visto que furtar é um ato desamoroso, é um pecado, não importa se é cometido contra um rico ou contra um pobre. Para quem ama a Deus e ao próximo, o furto nunca é justificado.

********************************************************************

A mãe de Lemuel começa com algumas perguntas que suscitam o nosso interesse em PROVÉRBIOS 31:2 “O que devo lhe dizer, meu filho? O quê, filho do meu ventre? O quê, filho dos meus votos?” Seu apelo tríplice mostra que ela tinha muita preocupação de que o filho prestasse atenção às palavras dela. Sua preocupação com o bem-estar espiritual de seu filho dá um excelente exemplo aos atuais pais cristãos.

********************************************************************

Por causa do grande valor dado ao coral, a Bíblia faz diversas comparações interessantes. O conhecimento e a sabedoria certamente ultrapassam o valor dos corais. O mesmo se dá com a esposa capaz; “seu valor é muito maior do que o de corais”. PROVÉRBIOS 31:10 diz: Quem pode encontrar uma esposa capaz? Seu valor é muito maior do que o de corais

********************************************************************

Às vezes pode acontecer que a esposa se sente obrigada a expressar sua opinião. PROVÉRBIOS 31:26 diz a respeito da esposa capaz: “Ela abre a boca com sabedoria; A lei da bondade está na sua língua.” Por tratar o marido de modo bondoso e respeitoso, ela mantém a paz com Deus e promove a felicidade de toda a família.

********************************************************************

É provável que aqueles que mais merecem nossa gratidão sejam os mais achegados a nós em casa. A Bíblia diz a respeito duma esposa capaz em PROVÉRBIOS 31:28 “Seu marido se levanta e também a elogia.” Nos dias atuais, as pressões sofridas pelo casamento são muitas, e quando as pressões aumentam, os ânimos se exaltam facilmente. Quem tem disposição grata está pronto para fazer concessões e para não levar em conta e perdoar logo as faltas dos outros.

Anúncios

4 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – DESTAQUES DE PROVÉRBIOS 27-31 DA SEMANA DE 07 A 13 DE NOVEMBRO 2016

  1. José. Henrique silva da silva says:

    Obrigado,irmao tem sido muito útil. Suas postagens, todas elas.tem me ajudado a amadurecer. Espiritualmente,que Jeová, continue abençoando todos voces!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s