A Terra Será algum dia destruída?

terra

“No princípio Deus criou os céus e a terra.” Quando Jeová terminou de criar a terra, ele disse: “… e tudo era muito bom” – Gên 1:1,31. Em outras palavras, ele estava satisfeito com seu trabalho.

Jeová a ama tanto que prometeu, no futuro, “arruinar os que arruínam a terra.” (Apocalipse 11:18). Mas qual seria o sentido lógico dessas palavras se o próprio Deus destruir o planeta? Não teria nenhum. Então o que significa arruinar os que arruínam a Terra?

Para compreendermos, tomemos o exemplo do que aconteceu na época de Noé. Naquele tempo existia muita maldade na terra. A Bíblia diz:

“Mas a terra tinha ficado arruinada à vista do verdadeiro Deus, e a terra estava cheia de violência. Sim, Deus olhou para a terra e viu que estava arruinada; toda a humanidade havia arruinado seu caminho na terra.” Gên. 6:11,12

A violência estava arruinando a terra. Aqui o significado da palavra “terra” fica claro: “humanidade”. Porque não foi a “terra” que mudou o Seu propósito e sim a “humanidade” que havia se desviado do seu caminho e começou a praticar a maldade.

Qual foi a reação de Deus? Lemos:

“Depois, Deus disse a Noé: “Decidi pôr um fim a toda a humanidade, porque a terra está cheia de violência por causa deles; por isso vou arruiná-los junto com a terra.Quanto a mim, vou trazer sobre a terra um dilúvio de águas, para exterminar de debaixo dos céus toda criatura que tem o fôlego de vida. Tudo o que há na terra morrerá” Gên. 6:13,17.

Essa história todos nós já conhecemos; somente Noé e sua família sobreviveu. A questão que queremos chegar é que a “terra” não foi destruída e sim as pessoas. Tanto que apóstolo Pedro faz um paralelo com o que acontecerá no futuro.

“Pois eles propositalmente ignoram este fato: há muito tempo havia céus e uma terra situada firmemente fora da água e no meio da água pela palavra de Deus; e, por meio dessas coisas, o mundo daquele tempo sofreu destruição ao ser inundado pela água. Mas, pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo e estão sendo guardados até o dia do julgamento e da destruição das pessoas ímpias” 2Pedro 3:5-7.

Sobre o significado dos céus e a terra falaremos mais à frente.

Pedro comparou o dia do julgamento aos dias de Noé. Quando ele disse que o “mundo daquela época sofreu uma destruição ao ser inundado pela água”, será que foi o planeta literalmente ou o mundo, as pessoas, ao que ele se referia?

Sabemos que não foi o planeta, porque vivemos na mesma terra que Deus criou e que Noé morou, ele não criou outro planeta terra, apenas eliminou o mal daquela época. Para ilustrar digamos que você esta andando, tropeça e cai. Quando contar isso a alguém você dirá: “caí e todo mundo viu”. Seria o mundo literal ou apenas as pessoas que estariam ali no momento? Com certeza apenas os que estariam ali por perto.

Ao se referir ao mundo daquela época que sofreu destruição, Pedro esta dizendo que os “homens ímpios”, ou seja, os inimigos de Deus, sofreram a destruição. Mas nosso planeta sobreviveu.

O apostolo estava comparando o “dia do julgamento” de Deus aos do dilúvio, onde destruiu as pessoas más e não a “mundo” literal.

O que dizer então dos céus e da terra que estão reservados para fogo?

A Bíblia usa o fogo como simbolo da destruição eterna. (2Pe 3:5-7, 10-13; 2Te 1:6-10; compare isso com Is 66:15, 16, 22, 24.)

Tanto os “céus” a “terra” como o “fogo” são simbólicos. Agora vamos ver o que significa céus e terra.

 

Na continuação do capitulo 3 vemos que ele diz que “Há novos céus que aguardamos”, futuro.

“Mas há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a promessa dele, e nesses morará a justiça.” 2 Pedro 3:13

Quando Pedro disse essas palavras, ele estava citando as palavras de Isaías: “Pois vejam! Crio novos céus e uma nova terra”… ““Pois, assim como os novos céus e a nova terra que eu faço permanecerão diante de mim”, diz Jeová.” (Isaías 65:17;66:22)

Jeová criou novos céus e nova terra na época dos Israelitas. Mas como foi possível sem destruir esta?

O dicionario de Strong comenta: “Em Isaías 65:17, um novo céu e um nova terra significam um novo governo, novo reino, novo povo.”

“Terra” pode referir-se a sociedade. Salmo 96:1 diz “Cantem a Jeová um novo cântico. Cante a Jeová, toda a terra!” A terra não tem boca, não pode cantar. Então o texto refere-se a pessoas e não à terra literal.

“Céus” pode simbolizar o poder dominante, o governo sobre a “terra” (pessoas). Isso foi o que a profecia de Isaías representou como novos céus e nova terra que foram criados. Tratava-se inicialmente da restauração de Israel do exílio babilônico. Eles estavam sob o arranjo governamental de Jeová, ou seja, “Novos Céus”(Governo) que supervisionava o povo sujeito, “Nova Terra”(Súditos). (2 Cr 36:23; Ag 1:1,14).

Pedro aplicou as palavras de Isaías ao futuro reino Messiânico. Em 2 Pedro 3: 4 vemos que essa profecia está relacionada a presença de Cristo Jesus.

“Novos céus” está relacionado ao governo ou autoridade. Vamos deixar que a Bíblia explique, relacionando coisas espirituais com assuntos espirituais. (1 Cor 2:13).

“Pois é apropriado que nós tenhamos um sumo sacerdote assim: leal, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus.” Hebreus 7:26

O que quer dizer elevado acima dos céus? Deixemos a Bíblia responder:

“Que ele usou com relação a Cristo quando o levantou dentre os mortos e o fez sentar-se à sua direita nos lugares celestiais, muito acima de todo governo, autoridade, poder, domínio e todo nome que possa ser dado, não só neste sistema de coisas, mas também no que virá” Efésios 1:20,21”

Fica claro que os “céus” a que Jesus foi elevado é acima de qualquer outra autoridade poder governo etc.

Novos “céus” está relacionado com o governo de Jesus Cristo. É interessante que em Efésios 1:8-11 vemos que haverá participantes na administração desse novo “céus” e das coisas da terra. Mas quem são esses participantes?

e fez deles um reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra… E a cada um deles foi dada uma comprida veste branca, e lhes foi dito que descansassem mais um pouco, até que se completasse o número dos seus coescravos e irmãos que estavam para ser mortos assim como eles tinham sido… Então vi o Cordeiro em pé no monte Sião, e com ele 144.000, que têm o nome dele e o nome do seu Pai escritos na testa. Estavam cantando o que parecia ser um novo cântico, diante do trono e diante das quatro criaturas viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender esse cântico, exceto os 144.000 que foram comprados da terra.”.  – Apocalipse 5:10,6:11;14:1,3.

 Vemos que esses novos “céus” será o reinado de Jesus com 144.000. E como todo reinado tem que ter súditos. Não faria sentido se todos os humanos fossem reis e sacerdotes no céu. podemos ilustrar  assim: digamos que o presidente de um país dissesse que, a partir de hoje, todos seriam presidentes com ele. Qual seria o sentido desse governo? Mas vemos que não é assim, a equipe de governo tem um numero limitado e o restante do povo é súdito desse governo.

Apocalipse 5:10 diz que 144.000 serão sacerdotes e reinarão a terra. Qual sentido dessas palavras se a terra for destruída?

Será que esse governo messeânico ocorrerá apenas durante os 1.000 anos? Mas a Bíblia diz:

“Pois apenas os justos morarão na terra, E os irrepreensíveis permanecerão nela. Quanto aos maus, serão eliminados da terra; E os traiçoeiros serão arrancados dela.” Provérbios 2:21,22”

A partir do momento em que a pessoa for declarada justa para morar na terra, permanecerá nela para sempre. Quem será arrancado serão os maus. “O justos possuirão a terra para sempre” diz Salmo 37:29. Segundo certo dicionário, para sempre significa algo que não cessa ou que não chega ao fim. Então a Bíblia deixa claro que a vida do justo na terra será para sempre, sem fim.

Assim, a conclusão que chegamos é que os novos “céus” é um governo messiânico junto com 144.000 e que a terra não será destruída, e sim será habitada por súditos fiéis ao governo de Deus!

Um texto que mostra que haverá súditos na terra é o de Hebreus 2:5 que diz:

“Pois não foi a anjos que ele sujeitou a futura terra habitada, da qual estamos falando”

Mas o que dizer de textos como Malaquias 4:1 onde “parece” dizer que a terra será destruída?

 Segundo o site “O Apologista da Verdade”…

À base do texto, alguns religiosos concluíram que a destruição da Terra será tão abrangente que eliminará toda espécie de vida sobre ela, não restando “nem raiz nem ramo” das árvores e de outras plantas. Contudo, a gramática mostra que não é isso que o texto está dizendo. O texto diz que “não LHES deixará nem raiz nem ramo”. “Lhes” é pronome oblíquo que significa “a eles”. Portanto, o texto está afirmando que o dia do julgamento não deixará A ELES nem raiz nem ramo. Eles quem? A parte inicial do versículo responde: “Todos os soberbos e todos os que cometem perversidade.” Esses é que serão destruídos, e não o planeta Terra. Mas em que sentido não será deixado deles “nem raiz nem ramo”?

Na Bíblia, árvores são usadas para representar pessoas, inclusive dentro do contexto genealógico, semelhante ao nosso uso da expressão “árvore genealógica”. Falando sobre os desaprovados por Deus, as Escrituras dizem: “Sua própria raiz se tornará igual ao cheiro de mofo, e a própria flor deles subirá como poeira, por terem rejeitado a lei de Jeová dos exércitos e terem desrespeitado a declaração do Santo de Israel.” (Isaías 5:24; veja também Gênesis 49:22; Isaías 11:1; Oseias 9:16.) “A destruição sem deixar raiz nem ramos simboliza a extirpação da família”, tanto de seus ascendentes, ou pais (a raiz) como de seus descendentes, ou filhos (o ramo). – Veja a obra Estudo Perspicaz das Escrituras (volume 3, p. 377), publicada pelas Testemunhas de Jeová.

 Como vimos o mal não é o nosso planeta mas sim a humanidade. 1 João 3:8 diz “Quem pratica o pecado se origina do Diabo, porque o Diabo está pecando desde o princípio. Com este objetivo o Filho de Deus foi manifestado: para desfazer as obras do Diabo.”

Se dissermos que a terra vai ser destruída, estaremos dizendo que foi o Diabo quem criou a terra, porque Jesus virá para desfazer a obra do Diabo, sabemos que isso não tem lógica.

  Mas Jeová já tem a solução para que a humanidade volte a ter paz e o propósito original. Ele já nos disse qual será a solução. Vejamos:

 “Pois os maus serão eliminados, Mas os que esperam em Jeová possuirão a terra. Apenas mais um pouco, e os maus deixarão de existir; Você olhará para onde estavam, E eles não estarão lá. Mas os mansos possuirão a terra  E terão grande alegria na abundância de paz.” Salmo 37:9-11.

Digamos que você construa uma casa e resolva deixar alguém morar nela. Passa um tempo e você vê que essa pessoa está destruindo toda sua casa, ainda vai além, está sendo ruim com a vizinhança, sendo mal com todos ali. O que você faria? Com certeza expulsaria essa pessoa de sua casa. Mas depois que fizer isso você arrumaria a casa, tacaria fogo nela?

O mais lógico seria arrumar para que uma outra pessoa ou até mesmo você possa morar.

Esse caso ilustra o que Jeová irá fazer com os que arruínam a terra. Eles serão eliminados, e nossa terra arrumada para que possamos viver em uma terra de paz e felicidade.

 

A BÍBLIA ENSINA QUE DEUS FARÁ AS SEGUINTES MUDANÇAS NA TERRA:

 

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor.” — Apocalipse 21:4

“Os mancos saltarão como os cervos.” — Isaías 35:6

“Naquele tempo se abrirão os olhos dos cegos.” — Isaías 35:5

“Todos os que estão nos túmulos memoriais . . . sairão.” — João 5:28, 29

“Nenhum habitante dirá: ‘Estou doente.’” — Isaías 33:24

“Haverá fartura de cereal na terra.” — Salmo 72:16

Logo, bençãos eternas estão reservadas aos que confessam a Deus servir.

Anúncios

Um comentário sobre “A Terra Será algum dia destruída?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s