ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – ISAÍAS 58-62 DA SEMANA DE 20-26 DE FEVEREIRO DE DE 2017

fevereiro1

Is 60:17 — Como Jeová está cumprindo essa promessa hoje? (Sentinela 15/07/15 pág. 9-10 parág. 14-17)

 

Em vista dos ajustes organizacionais que embelezaram a parte terrestre da organização de Jeová presenciamos:
– mudança na escolha de anciãos, para que a responsabilidade de supervisão não ficasse com uma única pessoa, mas com um grupo de anciãos, pois em vez de a influência de uma só pessoa prevalecer, a organização hoje é beneficiada pelas qualidades somadas de todos os anciãos, ou “dádivas em homens”, que Jeová forneceu.
– As mudanças na aparência e no conteúdo de nossas publicações e nos métodos de distribuição delas permitem nos oferecer publicações práticas e belas no ministério! – Quando usamos as tecnologias modernas para divulgar a verdade — como o site jw.org, refletimos o interesse de Jeová nas pessoas, por dar a orientação no tempo devido.
– Os ajustes nas nossas reuniões permitiram que tivéssemos uma Noite de Adoração em Família ou mais tempo para estudo pessoal.
– As mudanças nos programas de assembléia e congresso tornam os mais agradáveis e prazerosos.
– O treinamento dado em muitas das escolas teocráticas embelezam a organização e o paraíso espiritual que já temos.

Is 61:8, 9 — O que é o “pacto eterno” e quem é a “descendência”? (Sentinela 15/01/07 pág. 11 parág. 5)

 

Trata-se do novo pacto que Jeová celebrou com os cristãos ungidos. A “descendência” são as “outras ovelhas” — os milhões de pessoas que aceitam a mensagem dos ungidos. — João 10:16.

 

O QUE A LEITURA DA SEMANA ME ENSINOU SOBRE JEOVÁ?

 

Embora Jeová achasse repugnante a conduta de Judá, suas palavras incluíam um apelo sincero à nação para que se arrependesse. Mas Jeová não queria que sua reprovação fosse indistinta. Assim, ele ordena a Isaías em ISAÍAS 58:1 “Clama à plena garganta; não te refreies. Eleva a tua voz qual buzina e informa meu povo sobre a sua revolta e a casa de Jacó sobre os seus pecados.” Por proclamar destemidamente as palavras de Jeová, Isaías poderia atrair a hostilidade do povo, mas ele não se esquivava. Ainda tinha o mesmo espírito de dedicação que mostrou ao dizer: “Eis-me aqui! Envia-me.” (Isaías 6:8) Que exemplo excelente de perseverança é Isaías para as atuais Testemunhas de Jeová, que também estão incumbidas de pregar a Palavra de Deus e expor a hipocrisia religiosa! — Salmo 118:6; 2 Timóteo 4:1-5.

*****************************************************************************************

ISAÍAS ‘Esconder a face’ tem diversos sentidos, dependendo das circunstâncias. Esconder Jeová Deus a sua face muitas vezes significa a retirada do seu favor ou do seu poder sustentador. Isto pode ocorrer em conseqüência de desobediência da pessoa ou do grupo de pessoas envolvidas, tal como a nação de Israel. ISAÍAS 59:2 Em alguns casos pode denotar que Jeová se refreia de se revelar por ação ou por resposta, aguardando o seu próprio tempo devido.

*****************************************************************************************

São justos os julgamentos de Jeová? Isaías mostra que sim. No caso da nação de Judá, ele escreve em ISAÍAS 59:17 “Então [Jeová] vestiu a justiça qual cota de malha e pôs o capacete de salvação na cabeça. Além disso, trajou as vestes da vingança qual vestimenta e envolveu-se no zelo como se fosse uma túnica sem mangas.” Essas palavras proféticas representam Jeová como guerreiro que se preparava para a batalha. Ele estava decidido a salvar a sua causa. Estava certo de sua própria absoluta e incontestável justiça. E seria destemidamente zeloso nos seus atos de julgamento. Não havia dúvida de que a justiça prevaleceria.

*****************************************************************************************

Os que se esforçam em fazer o que é direito são julgados com justiça por Jeová. Isaías prediz que, de um horizonte a outro — por toda a Terra — eles sobreviverão. E sentirem a proteção de Jeová fortalecerá profundamente sua reverência e respeito por ele. (Malaquias 1:11) Lemos em ISAÍAS 59:19 “Começarão a temer o nome de Jeová desde o poente e a glória dele desde o nascente do sol, pois ele chegará como um rio de aflição, impelido pelo próprio espírito de Jeová.” Como um poderoso vendaval que impele uma destrutiva muralha de água que arrasta tudo no seu caminho, o espírito de Jeová eliminará todas as barreiras ao cumprimento de sua vontade. Seu espírito é mais poderoso do que qualquer força que o homem possua. Quando ele o usar para executar o julgamento contra homens e nações, terá êxito certo e completo.

*****************************************************************************************

Sob inspiração, Isaías escreveu em ISAÍAS 60:2 “Eis que a própria escuridão cobrirá a terra e densas trevas os grupos nacionais.”Naturalmente, essas palavras se referem à escuridão espiritual, não literal, mas não se deve subestimar a sua seriedade. A vida por fim se torna impossível para quem não tem luz espiritual, da mesma forma que para os privados da luz solar.

*****************************************************************************************

ISAÍAS 60:2 diz: “A PRÓPRIA escuridão cobrirá a terra e densas trevas os grupos nacionais; mas sobre ti raiará Jeová e sobre ti se verá a sua própria glória.” Estas palavras descrevem bem a situação existente na Terra desde 1919. A cristandade rejeitou o sinal da presença régia de Jesus Cristo, “a luz do mundo”. (João 8:12; Mateus 24:3) Por causa da “grande ira” de Satanás, chefe dos “governantes mundiais desta escuridão”, o século 20 foi a época mais cruel e mais destrutiva da História do homem. (Apoc. 12:12; Efésios 6:12) A maioria das pessoas vive numa escuridão espiritual.

*****************************************************************************************

Ao profetizar o resgate e o retorno do povo de Deus, Isaías proferiu esta surpreendente profecia em ISAÍAS 59:20; 60:3 “Nações hão de ir à tua luz e reis à claridade do teu raiar.” Isto significa mais do que apenas o fato de que estrangeiros individuais eram bem acolhidos, segundo a oração de Salomão. Isaías apontava para uma incomum mudança de condição. “Nações” serviriam com os filhos de Israel, ISAÍAS 60:10 diz: “Estrangeiros construirão realmente as tuas muralhas, e seus próprios reis ministrarão a ti; pois na minha indignação eu te terei golpeado, mas na minha boa vontade vou certamente ter misericórdia de ti.”

*****************************************************************************************

ISAÍAS 60:4-9 pinta um retrato muito vívido da expansão mundial em curso desde que a “mulher” de Jeová passou a irradiar luz em meio à escuridão deste mundo.  Primeiro vieram os “filhos” e as “filhas” da Sião celestial, os que se tornaram cristãos ungidos. Em 1931, eles se identificaram publicamente como Testemunhas de Jeová. Daí, uma nuvem de pessoas mansas, “os próprios recursos das nações” e “a opulência do mar”, apressaram-se em juntar-se aos remanescentes dos irmãos de Cristo. Hoje, todos esses servos de Jeová dos quatro cantos do globo e de todas as rodas da vida juntam-se ao Israel de Deus em louvar seu Soberano Senhor, Jeová, e em exaltar seu nome como o maior nome do Universo.

*****************************************************************************************

ISAÍAS 60:5 diz: “Naquele tempo verás e certamente ficarás radiante, e teu coração realmente tremerá e se expandirá, porque a ti se encaminhará a opulência do mar; os próprios recursos das nações chegarão a ti.” O ajuntamento de ungidos durante as décadas de 20 e de 30 trouxe grande felicidade para o Israel de Deus. Mas eles tiveram um motivo a mais para alegria. Especialmente desde meados dos anos 30, pessoas que faziam parte do “mar” da humanidade alienada de Deus passaram a sair de todas as nações para adorar junto com o Israel de Deus. (Isaías 57:20; Ageu 2:7) Essas pessoas não se apresentam para servir a Deus cada qual à sua própria maneira. Em vez disso, elas vêm à “mulher” de Deus e se tornam parte do unido rebanho de Deus. Assim, todos os servos de Deus participam na expansão da adoração verdadeira.

*****************************************************************************************

As Testemunhas de Jeová sabem que muitos neste mundo estarão contra elas. (João 17:14) Ainda assim, são fortalecidas pela profecia de Isaías em ISAÍAS 60:14 que diz: “Terão de ir a ti os filhos dos que te atribulam, encurvando-se; e todos os que te tratam com desrespeito terão de curvar-se junto às próprias solas dos teus pés e terão de chamar-te de cidade de Jeová, Sião do Santo de Israel.” Para o vexame dos opositores, eles terão de reconhecer em breve que, na realidade, estiveram lutando contra o próprio Deus.

*****************************************************************************************

Temos visto um incrível aumento no número dos servos de Deus porque o próprio Jeová está apoiando suas Testemunhas. (Leia Isaías 43:10-12.) Esse aumento foi predito nestas palavras proféticas em ISAÍAS 60:22“O próprio pequeno tornar-se-á mil e o menor, uma nação forte. Eu mesmo, Jeová, apressarei isso ao seu próprio tempo.” Houve uma época em que o restante ungido era como o “pequeno”, mas esse número foi crescendo à medida que outros israelitas espirituais eram trazidos para a organização de Deus. (Gál. 6:16) Por causa da bênção de Jeová ao longo dos anos, esse aumento continua com o ajuntamento da grande multidão

*****************************************************************************************

ISAÍAS 58:1-14. Demonstrações hipócritas de devoção e de justiça são inúteis. Os adoradores verdadeiros devem ser ricos em genuínas expressões de “devoção piedosa” e em atos de amor fraternal.— João 13:35; 2 Pedro 3:11.

*****************************************************************************************

ISAÍAS 59:15b-19. Jeová observa os assuntos humanos e intervém no seu devido tempo.

*****************************************************************************************

Por meio do profeta Isaías, Jeová deu ao seu povo da antiguidade a esperança de restauração. Quando estivessem no exílio em Babilônia, esse consolo e garantia seriam exatamente o que esse povo desconsolado iria precisar! Prevendo o dia em que eles retornariam à sua terra de origem, Jeová declarou em ISAÍAS 62:3 “Terás de tornar-te uma coroa de beleza na mão de Jeová e um turbante régio na palma da mão de teu Deus.” Com essas palavras, Jeová cobriu seu povo de dignidade e esplendor. Ele tem feito o mesmo hoje em dia com a sua nação do Israel espiritual. É como se ele a exaltasse para que todos a admirassem.

*****************************************************************************************

Quão positiva é a perspectiva da organização celestial de Deus, de seus representantes ungidos na Terra e de todos os que se associam ativamente com eles! (Deut.26:19) Isaías profetiza em ISAÍAS 62:12“Homens certamente os chamarão de povo santo, os resgatados por Jeová; e tu mesma serás chamada de Buscada, Cidade Não Abandonada Completamente.” Houve tempo em que a “Jerusalém de cima”, representada pelo Israel de Deus, se sentia abandonada. Ela jamais sentirá isso de novo. Jeová protegerá para sempre o seu povo, que terá Seu contínuo sorriso de aprovação.

 

QUE PONTOS DA LEITURA POSSO USAR NO SERVIÇO DE CAMPO?

 

ISAÍAS 58:3 ilustra um erro comum. Os israelitas deram a entender que Jeová devia algo a eles por causa de seu jejum, como se estivessem fazendo um favor a Deus. Eles perguntaram: “Por que razão jejuamos e tu não o viste, e atribulamos a nossa alma e tu não o notavas?”Podemos mostrar para o morador que da mesma forma hoje, muitas pessoas pensam que, por jejuarem, podem esperar que Deus lhes dê algo em troca. Nunca devemos imitar essa atitude desrespeitosa e antibíblica.

*****************************************************************************************

Jeová reservou para si a vingança e que agirá apropriadamente quando chegar a hora. A profecia nos assegura em ISAÍAS 59:18 “De acordo com as ações, retribuirá correspondentemente: furor aos seus adversários, o tratamento devido aos seus inimigos. Retribuirá às ilhas o tratamento devido.” Podemos mostrar para o morador que como nos dias de Isaías, os julgamentos de Deus serão tanto justos como completos. Chegarão até mesmo “às ilhas”, a partes distantes. Ninguém estará tão longe ou isolado que ficará fora do alcance dos atos de julgamento de Jeová.

*****************************************************************************************

Na sinagoga de Nazaré, no ano 30 EC, Jesus leu o seguinte no rolo de Isaías em ISAÍAS 61:1 “Jeová me ungiu para anunciar boas novas aos mansos. Enviou-me para pensar os quebrantados de coração.” Depois, Jesus aplicou essas palavras a si mesmo, apresentando-se como o Messias, cuja missão era divulgar uma mensagem consoladora. — Lucas 4:16-21.

No seu ministério, Jesus pregou zelosamente as boas novas do Reino de Deus. (Mateus 4:17) Podemos mostrar para o morador a importante obra de pregação das boas novas do Reino.

Anúncios

5 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – ISAÍAS 58-62 DA SEMANA DE 20-26 DE FEVEREIRO DE DE 2017

  1. ana says:

    Isaías 58:3 ilustra outro erro comum. Os israelitas deram a entender que Jeová devia algo a eles por causa de seu jejum, como se estivessem fazendo um favor a Deus. Eles perguntaram: “Por que razão jejuamos e tu não o viste, e atribulamos a nossa alma e tu não o notavas?” Da mesma forma hoje, muitas pessoas pensam que, por jejuarem, podem esperar que Deus lhes dê algo em troca. Nunca devemos imitar essa atitude desrespeitosa e antibíblica.Outros acreditam que podem ganhar algum benefício por se submeter ao desconforto do jejum, surrando o corpo ou algo similar. A Palavra de Deus condena esse tipo de pensamento mostrando que o “tratamento severo do corpo” não é “de valor algum em combater” os desejos errados. — Colossenses 2:20-23.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s