ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 1-4 DA SEMANA DE 06-12 DE MARÇO DE 2017

apostila

Jer. 2:13, 18 — Que duas coisas más os israelitas fizeram? (Sentinela 15/03/07 pág. 29 parág.4)

Abandonaram a Jeová, a fonte segura de bênçãos, orientação e proteção, e escavaram suas próprias cisternas simbólicas procurando fazer alianças militares com o Egito e a Assíria. Hoje, abandonar o Deus verdadeiro em favor de filosofias e teorias humanas e da política do mundo é o mesmo que substituir “a fonte de água viva” por “cisternas rotas”.

Jer. 4:10 — Em que sentido Jeová ‘enganou’ o seu povo? (Sentinela 15/03/07 pág. 9 parág. 4)

Nos dias de Jeremias, havia profetas que ‘profetizavam em falsidade’. (Jeremias 5:31; 20:6; 23:16, 17, 25-28, 32) Jeová não os impediu de proclamar mensagens enganosas.

O QUE A LEITURA DA SEMANA ME ENSINOU SOBRE JEOVÁ?

Não sabemos quantos anos Jeremias tinha quando Deus lhe disse: “Eu te constituí profeta para as nações.” Ele talvez estivesse perto dos 25 anos, a idade em que um levita podia iniciar a primeira etapa de seu serviço sacerdotal. (Núm. 8:24) De qualquer forma, Jeremias respondeu em JEREMIAS 1:6 “Ai! Soberano Senhor Jeová! Eis que realmente nem sei falar, pois sou apenas rapaz.” Ele hesitou, talvez achando que era jovem demais ou que não se qualificava para aquela pesada responsabilidade nem tinha a oratória de um profeta.
******************************************************************
De acordo com JEREMIAS 1:5 Deus, como Projetista da madre, também pode ver com exatidão o que se forma nela. Pode ver as tendências hereditárias que se desenvolvem na criança ainda por nascer e pode determinar que uso Ele quer fazer da pessoa, se Ele assim quiser.
******************************************************************
Em todos os seus mais de 40 anos de serviço profético, Jeremias não foi abandonado. Jeová estava com ele para livrá-lo dos seus inimigos de acordo com JEREMIAS 1:19 Jeremias deleitava-se com a palavra de Jeová. (Je 15:16) Evitava associar-se com aqueles que não tinham nenhuma consideração para com Deus. (Je 15:17) Encontrou bons companheiros, a saber, os recabitas, Ebede-Meleque e Baruque, entre os quais pôde fazer a obra de ‘edificar’. (Je 1:10) Por meio destes amigos, foi ajudado e livrado da morte, e mais de uma vez se manifestou o poder de Jeová em protegê-lo. Isto me ensina a ter boas associações
******************************************************************
JEREMIAS 1:11,12 — Por que o fato de Jeová se manter alerta quanto à sua palavra é associado a uma “vergôntea [ramo] duma amendoeira”? A amendoeira é “uma das primeiras árvores a florescer na primavera”. (Versículo 11, nota) Simbolicamente, Jeová sempre ‘se levantava cedo e enviava’ seus profetas para alertar seu povo sobre seus julgamentos e ‘se mantinha alerta’ até seu cumprimento. — Jeremias 7:25.
******************************************************************
O trabalho do simbólico vigia ainda não acabou. Que alegria é saber que o restante ungido permanece inabalável, como “coluna de ferro” e “cidade fortificada” conforme o relato de JEREMIAS 1:17-19 Ele tem os “lombos cingidos com a verdade”, no sentido de que permite que a Palavra de Deus o fortaleça até que termine a sua missão. (Efé. 6:14) Com igual determinação, os da grande multidão apóiam ativamente o grupo prefigurado por Jeremias na execução de sua designação divina.
******************************************************************
JEREMIAS 2:10,11 — Por que as ações dos israelitas infiéis eram tão incomuns? Ao passo que as nações pagãs ao oeste em direção a Quitim e ao leste em direção a Quedar talvez trouxessem deuses de outros povos para incorporá-los aos seus, a idéia de substituí-los totalmente por deuses estrangeiros era inadmissível. No entanto, os israelitas abandonaram a Jeová e trocaram a glória do Deus vivo por ídolos sem vida.
******************************************************************
JEREMIAS 3:11-22; 11:10-12, 17 — Por que Jeremias incluiu nos seus pronunciamentos o reino setentrional de dez tribos se Samaria já tinha caído em 740 AEC? Porque a destruição de Jerusalém, em 607 AEC, foi uma expressão do julgamento de Jeová contra a inteira nação de Israel, não apenas contra Judá. (Ezequiel 9:9, 10) Além disso, depois de sua queda, os interesses do reino de dez tribos continuaram a ser representados em Jerusalém, visto que as mensagens dos profetas de Deus ainda incluíam os israelitas.
******************************************************************
JEREMIAS 4:3,4 — O que significa esse mandamento? Os judeus infiéis tinham de preparar, amolecer e purificar o solo de seu coração. Precisavam remover “os prepúcios” de seus corações, isto é, livrar-se de motivações, pensamentos e sentimentos impuros. (Jeremias 9:25, 26; Atos 7:51) Isso exigia mudar o estilo de vida — deixar de praticar o mal e fazer o que resultasse nas bênçãos de Deus.
******************************************************************
JEREMIAS 1:8. Jeová pode às vezes livrar seu povo da perseguição, talvez por suscitar juízes imparciais, substituir autoridades hostis por razoáveis ou dar aos seus adoradores a força para suportá-la. — 1 Coríntios 10:13.
******************************************************************
Um século de atividade missionária da cristandade na África não trouxe melhores resultados, como ficou bem evidente em Ruanda, um país considerado 80 por cento católico. O jornal The New York Times, de 7 de julho de 1995, relatou: “Golias, uma revista liberal católica, leiga, publicada em Lyon [França], pretende identificar mais 27 sacerdotes ruandeses e quatro freiras que, segundo a revista, mataram ou incentivaram as matanças em Ruanda no ano passado.” Direitos Africanos, uma organização de direitos humanos, em Londres, fez o seguinte comentário: “Muito mais do que pelo seu silêncio, as igrejas têm de prestar contas pela cumplicidade ativa no genocídio por parte de alguns de seus sacerdotes, pastores e freiras.” Isto é parecido à situação em Israel, quando o verdadeiro mensageiro de Jeová, Jeremias, descreveu a “vergonha” de Israel, junto com seus governantes, seus sacerdotes e seus profetas, acrescentando: “Nas tuas saias foram achadas as manchas de sangue das almas dos pobres inocentes,” de acordo com JEREMIAS 2:26, 34.
******************************************************************
Jeová vai além de falar sobre perdão. Ele age em harmonia com isso. Jeová usou Jeremias para exortar em JEREMIAS 3:12 “Volta deveras, ó renegada Israel . . . Não deixarei a minha face decair em ira para convosco . . . Não ficarei ressentido por tempo indefinido.” Deus não sente nenhum vestígio de ira ou amargura em relação a qualquer pessoa que ele tenha perdoado. Embora tenha ocorrido um erro, Jeová deseja restaurar o relacionamento abalado. Mesmo que alguém tenha cometido um pecado, se ele realmente se arrepender e procurar o perdão de Deus, Jeová ‘o trará de volta’ ao Seu favor e bênção. (Jer. 15:19) Essa garantia deve incentivar qualquer pessoa que se afastou do Deus verdadeiro a retornar a ele. Você não concorda que o fato de Jeová ser perdoador nos atrai a ele? — Leia Lamentações 5:21.
******************************************************************
A circuncisão do coração era um requisito divino até mesmo para os israelitas que já eram circuncisos na carne. Moisés disse a Israel: “Tendes de circuncidar o prepúcio dos vossos corações e não mais deveis endurecer a vossa cerviz.” “Jeová, teu Deus, terá de circuncidar teu coração e o coração da tua descendência, para que ames a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, no interesse da tua vida.” (De 10:16; 30:6) Jeremias lembrou a mesma coisa à nação inconstante dos seus dias em JEREMIAS 4:4 A ‘circuncisão do coração’ significa livrar-se no pensamento, nas afeições ou nas motivações da pessoa de tudo o que é desagradável e impuro aos olhos de Jeová, e que torna o coração obtuso. De modo similar, os ouvidos que não são sensíveis ou atentos são chamados de “incircuncisos”. — Je 6:10; At 7:51.

QUE PONTOS DA LEITURA POSSO USAR NO SERVIÇO DE CAMPO?

Deus disse ao profeta Jeremias em JEREMIAS 1:8 “Estou contigo para te livrar.” Às vezes, Jeová talvez permita que a perseguição contra seu povo continue por algum tempo. (2 Timóteo 3:12) Se Deus permite a perseguição, no entanto, ele sempre nos dá forças para suportá-la. (1 Coríntios 10:13) E seja o que Deus permitir, temos certeza do resultado final, então podemos mostrar para o morador que quem luta contra o povo de Deus luta contra Deus, e jamais vencerá.
******************************************************************
Os antigos hebreus chamavam a amendoeira de “aquele que desperta”, aludindo à sua florescência precoce. Esta característica foi usada por Jeová para ilustrar uma importante mensagem. Mostrou-se em visão a Jeremias, no início de seu ministério, a vergôntea duma amendoeira. O que significava isso? Jeová explicou em JEREMIAS 1:12 “Mantenho-me alerta quanto à minha palavra, a fim de cumpri-la.” Podemos mostrar para o morador que Isto ensina e mostra que Jeová sempre cumpre a sua palavra.
******************************************************************
Os judeus davam valor à água literal, mas rejeitavam a “água viva” que Jeová lhes dava generosamente. Faziam isso por desobedecer de maneira deliberada à Lei de Deus e por confiar em alianças com nações vizinhas. Eles sofreram as conseqüências de suas ações. Eram como alguém que durante uma seca deposita sua água numa cisterna rachada que não pode reter essa água de acordo com JEREMIAS 2:13. Sem dúvida, temos razões para não seguir um proceder similar, pois isso traria uma grande calamidade sobre nós. Jeová continua a nos prover muitas orientações baseadas na sua Palavra inspirada. Podemos mostrar para o morador que é claro que essa “água viva” só nos beneficiará se a estudarmos regularmente e nos esforçarmos a colocá-la em prática na nossa vida, em seguida poderemos oferecer um estudo bíblico.
******************************************************************
Assim como Jeová, Jeremias sentia compaixão por seu povo. Você pode ver isso pelo que ele disse antes da queda de Jerusalém. Ele estava muito perturbado por causa daquela catástrofe que viria em breve. Era uma tragédia que podia ser evitada se o povo simplesmente escutasse a mensagem de Jeremias e obedecesse. Tente imaginar as emoções de Jeremias ao passo que transmitia a mensagem de Deus em JEREMIAS 4:19 “Ai, que angústia! Que angústia! Sinto uma dor terrível no coração. Meu coração bate forte dentro de mim. Não posso ficar calado, Pois eu ouvi o som da buzina, O toque de guerra.” Ele não podia deixar de avisar sobre a calamidade que se aproximava. Podemos mostrar para o morador que as Testemunhas de Jeová também não ficam caladas em avisar ao mundo da iminente guerra justa de Jeová, o Armagedom.

Anúncios

9 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 1-4 DA SEMANA DE 06-12 DE MARÇO DE 2017

  1. Valdemiro says:

    Boa noite.
    As publicação desta página, tem ajudado muito na preparação da apostila. A nossa Congregacao tem reunido as segundas feiras e a matéria na página também é publicada no mesmo dia, eu particularmente, encontro dificuldades em usar estas informações durante a preparação. Poderiam, caso não cause nenhum embaraço, lançar a matéria uma semana antes? Exemplo: Hoje deveriam publicar a matéria da semana de 13-19/03.

    Curtir

  2. Sandra Regina Romano Alves de Oliveira says:

    Otimas as informações. Tem me ajuda a inctementar os comentários e tbm tenho aguçado alguns estudantes com as informações.
    Muito obrigada.

    Curtir

  3. Bernardo Horácio Jaisse says:

    É de louvar a Jeová por todas essas provisões disponíveis! Essa página tem aumentando muito minha fé, visto que nem sempre conseguimos interpretar os textos. De facto a bíblia está certa por dizer “que JEOVÁ deseja que todo o tipo de pessoas sejam salvas e venham a ter um conhecimento EXATO DA VERDADE.( 1 timotio 2:4). Muitos hoje têm conhecimento sobre Deus, mais nao é um conhecimento EXATO DA VERDADE como a bíblia expressa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s