ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 5-7 DA SEMANA DE 13-19 DE MARÇO DE 2017

apostila

 

Jer. 6:16 — O que Jeová incentivou seu povo a fazer? (Sentinela 01/11/05 pág. 23 parág. 11)

 

Em sentido espiritual, o povo rebelde de Israel tinha se desviado da adoração verdadeira, e eles precisavam achar seu caminho de volta “pelas sendas de há muito tempo”. Esse “bom caminho” de Jeremias 6:16 era por onde os seus fiéis antepassados tinham andado, o mesmo caminho de onde a nação tolamente havia se desviado. Infelizmente, Israel não reagiu bem a esse lembrete carinhoso de Jeová. Foi por isso que Jeová os incentivou a andar no seu caminho.

 

Jer. 6:22, 23 — Por que Jeová disse que havia um povo “vindo da terra do norte”? (Sentinela 01/04/88 pág. 13 parág. 15)

 

Por volta de 632 AEC, a Assíria já caíra diante dos caldeus e dos medos e o Egito fora reduzido a uma potência secundária, ao sul de Judá. A ameaça real para Judá viria através da rota de invasão ao norte. Assim, Jeremias tinha de dar aos seus companheiros judeus algumas más notícias! “Eis que está chegando um povo desde a terra do norte. . . É cruel, e não terão piedade. . . . Está posto em ordem de batalha como um homem de guerra contra ti, ó filha de Sião.” A potência mundial ascendente naquele tempo era Babilônia. Esta seria o instrumento de Deus para punir a infiel Judá. — Jeremias 6:22, 23; 25:8, 9.

 

O QUE A LEITURA DA SEMANA ME ENSINOU SOBRE JEOVÁ?

 

JEREMIAS 6:16. Jeová exorta os de seu povo rebelde a parar, examinar a si mesmos e voltar às “sendas” de seus antepassados fiéis. Não indica isso que devemos examinar periodicamente a nós mesmos para ver se estamos de fato andando no caminho recomendado por Jeová?

*********************************************************

Quem são estes pastores mencionados em JEREMIAS 6:3? Não são os líderes religiosos, que já beberam da ira de Jeová. São os pastores militaristas, descritos também em, que reúnem seus exércitos em massa, em desafio a Jeová. São os governantes políticos, os quais ficaram ricos às custas dos governados. Muitos deles são hábeis negociadores, mestres da corrupção.

*********************************************************

Jeová, por meio de seus servos, referiu-se aos israelitas obstinados e desobedientes como tendo ‘ouvidos incircuncisos’ em JEREMIAS 6:10 É como se estivessem tapados com algo que impede a audição. São ouvidos que não foram abertos por Jeová, que dá ouvidos de entendimento e de obediência aos que o buscam, mas permite que a audição espiritual dos desobedientes fique obtusa.

*********************************************************

Será que estamos realmente permitindo que a Palavra de Deus nos guie tão de perto? É bom parar um pouco e fazer um exame honesto de nós mesmos. Podemos considerar JEREMIAS 6:16 que nos ajudará a fazer isso: “Assim diz Jeová: “Parem nos cruzamentos das estradas e observem. Perguntem pelas estradas antigas, Perguntem onde está o bom caminho e andem nele, E vocês acharão descanso. ” ” Essas palavras talvez nos lembrem um viajante que pára num cruzamento a fim de pedir informação. Em sentido espiritual, o povo rebelde de Israel tinha de fazer algo similar. Nos tempos modernos, porém, o povo de Deus tem reagido de maneira diferente a esse conselho. Desde o final do século 19, os seguidores ungidos de Cristo aplicam o conselho de Jeremias 6:16 a eles mesmos. Como classe, tomam a dianteira em retornar de todo coração às “sendas de há muito tempo”. Diferentemente da cristandade apóstata, seguem fielmente o “modelo de palavras salutares” estabelecido por Jesus Cristo e mantido pelos seus seguidores fiéis no primeiro século EC. (2 Timóteo 1:13) Até os dias de hoje, os ungidos ajudam um ao outro e também a seus companheiros das “outras ovelhas” a seguir um modo de vida sadio e feliz que a cristandade abandonou. — João 10:16.

*********************************************************

Uso Figurado. Em JEREMIAS 6:17 Jeová suscitou profetas que serviam como vigias figurativos para a nação de Israel, e eles, por sua vez, às vezes falavam dos vigias de modo simbólico. (Is 21:6, 8; 52:8; 62:6; Os 9:8) Esses profetas-vigias tinham a responsabilidade de avisar os iníquos da destruição impendente, e, se deixassem de fazê-lo, eram responsabilizados por isso. Naturalmente, se as pessoas deixassem de acatar o aviso, o sangue delas cairia sobre elas mesmas. (Ez 3:17-21; 33:1-9) Um profeta infiel era tão imprestável quanto um vigia cego, ou um cão incapaz de latir. — Is 56:10.

*********************************************************

Se nós estamos chocados com a conduta de algumas religiões da cristandade, saiba que o Deus Todo Poderoso está muito insatisfeito com elas. A cristandade afirma ter feito um pacto com Deus; o Israel antigo fez uma afirmação similar. Ambos foram infiéis. A denúncia de Jeová contra Israel, portanto, se aplica com igual força à cristandade hoje. Jeová disse em JEREMIAS 6:19,20 ‘“E rejeitaram a minha lei.” “Que me importa se você traz olíbano desde Sabá E cálamo desde uma terra distante? Suas ofertas queimadas não são aceitáveis, E seus sacrifícios não me agradam.’ Deus não aceitava atos de adoração feitos por hipócritas. Não estava interessado nos seus rituais e orações. Será que Jeová se agrada das festividades que as religiões dizem ser cristãs, mas que originalmente honram deuses falsos? Será que ele escuta as orações dos clérigos que deturpam os ensinos de Cristo? Deus aceita alguma religião que rejeita suas leis? Tenha certeza de que ele reage aos rituais das religiões hoje da mesma forma como reagia aos sacrifícios do Israel antigo, sobre os quais ele disse: ‘De que me servem?’

*********************************************************

Podemos ter certeza de que Jeová disciplina os transgressores “no devido grau”. (Jer. 46:28) Em harmonia com isso, dependendo das circunstâncias e da atitude, os anciãos podem ter de aconselhar, exortar ou repreender um irmão. E talvez seja até necessário desassociar um transgressor não arrependido. Nesse caso, os anciãos não oram publicamente por essa pessoa que foi expulsa e seguiu um proceder pecaminoso; isso seria em vão de acordo com JEREMIAS 7:9,16 No entanto, imitarão a Deus por explicarem ao desassociado o que ele precisa fazer para recuperar o Seu favor. (Leia Jeremias 33:6-8.)Embora a desassociação possa ser dolorosa, podemos ter certeza de que os padrões de Deus são corretos e justos, e os melhores para todos. — Lam. 1:18.

*********************************************************

Significa a orientação de Deus, registrada em JEREMIAS 7:16, que os cristãos não orariam a respeito de alguém expulso da congregação cristã, por ele ser pecador impenitente?

Depois de proferir seu julgamento contra o Judá infiel, Jeová disse a Jeremias: “No que se refere a ti, não ores por este povo, nem eleves por eles um clamor suplicante ou uma oração, nem instes comigo, porque não te escutarei.” — Jeremias 7:16. Por que Jeová proibiu Jeremias de orar pelos israelitas? É evidente que foi por causa das suas flagrantes transgressões da Lei de Deus.

*********************************************************

Nos dias de Jeremias, o povo de Judá e de Jerusalém empenhava-se em adoração falsa, e as mulheres entre eles ‘sovavam a massa para fazer bolos de oferenda à “rainha dos céus”’ conforme o relato de JEREMIAS7:18 Não há certeza em que consistiam esses bolos de oferenda, mas, evidentemente eram colocados no altar como oferta.

*********************************************************

 

 

 

QUE PONTOS DA LEITURA POSSO USAR NO SERVIÇO DE CAMPO?

 

De acordo com JEREMIAS 7:23 O que têm de fazer os que ‘andam nos caminhos de Jeová’? Podemos mostrar para o morador que os que andam no caminho de Deus têm que “obedecer a sua voz, para Jeová se tornar o seu Deus, e eles se tornarão o seu povo, tem que andar sempre no caminho que Jeová ordenar, para que tudo vá bem.

*********************************************************

Assim como a amendoeira ‘desperta’ cedo, assim Jeová, de modo figurativo, tinha-se ‘levantado cedo’ para enviar seus profetas, para avisar seu povo sobre as conseqüências da desobediência. E ele não descansaria — continuando a ‘manter-se alerta’ — até que sua palavra profética se cumprisse conforme o relato de JEREMIAS 7:25. De modo que foi em 607 AEC, no tempo designado, que o julgamento de Jeová sobreveio à nação apóstata de Judá.

*********************************************************

JEREMIAS 7:1-15. Terem posto sua confiança no templo, como se esse fosse uma espécie de talismã protetor, não salvou os judeus. Podemos mostrar para o morador que devemos andar pela fé, não pela vista.2Cor. 5:7. E que a salvação só vem de Jeová.

*********************************************************

Anúncios

2 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 5-7 DA SEMANA DE 13-19 DE MARÇO DE 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s