ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 8-11 DA SEMANA DE 20-26 DE MARÇO DE 2017

apostila

 

Jer. 9:24 — Que tipo de orgulho é bom? (Sentinela 15/01/13 pág. 20 parág. 16)

 

Orgulhar-se de coisas corretas pode ser bom. Por exemplo, é sempre um motivo de orgulho ser Testemunha de Jeová. (Jer. 9:24) Certa medida de autoestima nos ajuda a tomar boas decisões e evitar baixar nossos padrões de moral. Mas valorizar demais nossos próprios conceitos ou nossa posição pode nos afastar de Jeová. — Sal. 138:6.

 

Jer. 11:10 — Na época de Jeremias, o reino de Israel já tinha sido conquistado. Então, por que Jeremias incluiu Israel em sua profecia? (Sentinela 15/03/07 pág. 9 parág. 2)

 

Porque a destruição de Jerusalém, em 607 AEC, foi uma expressão do julgamento de Jeová contra a inteira nação de Israel, não apenas contra Judá. (Ezequiel 9:9, 10) Além disso, depois de sua queda, os interesses do reino de dez tribos continuaram a ser representados em Jerusalém, visto que as mensagens dos profetas de Deus ainda incluíam os israelitas.

 

O QUE A LEITURA DA SEMANA ME ENSINOU SOBRE JEOVÁ?

 

Na Escritura, o cavalo figura repetidas vezes num contexto ilustrativo. Os filhos adúlteros da infiel Jerusalém são assemelhados a “cavalos em cio”. (Je 5:7, 8) A infiel Jerusalém se prostituía com governantes das nações pagãs, apaixonada por eles à moda das concubinas pertencentes aos dotados de descomedida potência sexual, semelhantes a garanhões. (Ez 23:20, 21) A atitude teimosa, impenitente, dum povo apóstata é comparada à forma impetuosa de o cavalo lançar-se na batalha, sem considerar as conseqüências de acordo com JEREMIAS 8:6.

******************************************************************************************

Ezequias, ao se restabelecer duma doença, disse numa composição refletida que ele ‘estava chilrando igual ao andorinhão’, evidentemente de maneira melancólica. E o profeta Jeremias usou o andorinhão migratório como exemplo, quando repreendeu o povo de Judá por não discernir o tempo do julgamento por Deus de acordo comJEREMIAS 8:7.

******************************************************************************************

JEREMIAS 8:7 Refere-se evidentemente à chegada sazonal das aves migratórias ao censurar os israelitas por não discernirem o tempo do julgamento deles por Deus.

******************************************************************************************

Referências às virtudes curativas do bálsamo, principalmente como cura para feridas, são comuns na literatura antiga. Todas as referências a tais propriedades curativas, nas Escrituras, são feitas por Jeremias. Ele as usa, porém, em sentido figurado, primeiro ao lamentar o colapso espiritual em Judá de acordo com JEREMIAS 8:14,15,21,22, depois, ao censurar o Egito pelos seus esforços vãos de evitar ser derrotado por Babilônia (Je 46:11-13), e finalmente ao proferir o julgamento de calamidade por Deus contra Babilônia. — Je 51:8-10.

******************************************************************************************

Podemos ser muito gratos pelo ensino dos pastores (Anciãos) cristãos. Em seus dias, Jeremias viu que o povo precisava de uma cura espiritual. Ele perguntou em JEREMIAS 8:22 “Será que não há bálsamo em Gileade? Não há ali nenhum médico? Por que a filha do meu povo não se recuperou?” De fato, havia bálsamo literal em Gileade, a parte de Israel ao leste do Jordão. Esse óleo aromático de uma planta era conhecido por suas propriedades medicinais e muitas vezes era usado para aliviar a dor e curar ferimentos. No entanto, não havia cura espiritual. Por que não? Jeremias observou: “Os próprios profetas realmente profetizam em falsidade; e quanto aos sacerdotes, estão subjugando segundo os seus poderes. E meu próprio povo amou-o assim.” (Jer. 5:31) O que dizer de hoje? Não concorda que sem dúvida há “bálsamo em Gileade” — isto é, na sua congregação? Podemos comparar o efeito calmante do bálsamo ao consolo dado por pastores (Anciãos) cristãos amorosos, que bondosamente ajudam os irmãos a pensar em princípios bíblicos, sendo edificantes e orando por eles e com eles. Tia. 5:14, 15.

******************************************************************************************

Objeto tal como um poste ou uma pilha de pedras, usualmente numa forma que sugere uma figura humana, posto num campo, de modo a espantar aves ou outros animais. Jeremias comparou os ídolos das nações ao “espantalho do pepinal” de acordo com JEREMIAS 10:5 A palavra tó·mer, em outro lugar, é vertida por “palmeira”. (Jz 4:5) Deveras, os ídolos das nações não eram nada mais do que um espantalho, uma falsidade.

******************************************************************************************

Colocavam-se nos campos cultivados colunas, estacas ou outros dispositivos para espantar animais, e foi com tal mudo e inanimado “espantalho do pepinal” que o profeta Jeremias comparou as imagens feitas pelas nações idólatras conforme o relato de JEREMIAS 10:5.

******************************************************************************************

A aplicação que Jeová faz a si mesmo do título “Rei [Mé·lekh]”, conforme encontrado nos escritos pós-diluvianos das Escrituras Hebraicas, significou, portanto, que Deus usou o título que os homens haviam desenvolvido e empregado. O uso desse termo por Deus indicou que ele, e não presunçosos governantes humanos ou deuses feitos pelo homem, devia ser encarado e obedecido como “Rei” de acordo com JEREMIAS10:10-12.

******************************************************************************************

A capacidade do homem é limitada. A Bíblia diz que os humanos não têm a capacidade nem o direito de governar a si mesmos. O profeta Jeremias escreveu em JEREMIAS 10:23 “Não cabe ao homem nem mesmo dirigir os seus passos.” Assim como os humanos não conseguem voar por si mesmos porque não foram criados para isso, eles não são capazes de governar a si mesmos porque Deus não os criou para isso.Falando sobre as limitações dos governos, o historiador David Fromkin escreveu: “Os governos se compõem de seres humanos; portanto, não são infalíveis, e suas perspectivas são incertas. Eles têm poder, mas limitado.” (The Question of Government [A Questão do Governo]) Não é de admirar que a Bíblia nos aconselhe a não confiar no homem. — Salmo 146:3.

******************************************************************************************

Devemos desejar ser guiados pelo espírito de Jeová Deus porque não somos capazes de guiar a nós mesmos. “Guiar” significa “acompanhar, mostrando o caminho; orientar”. No entanto, Jeová não nos criou com a habilidade de fazer isso por conta própria, especialmente não no nosso estado imperfeito. O seu profeta Jeremias escreveu em JEREMIAS 10:23 “Bem sei, ó Jeová, que o caminho do homem não pertence a ele.” E por que não? Jeremias ouviu a avaliação de Deus sobre por que somos incapacitados de guiar a nós mesmos. Falando sobre o que somos no íntimo, Jeová disse: “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Quem o pode conhecer?” — Jer. 17:9; Mat. 15:19.

 

QUE PONTOS DA LEITURA POSSO USAR NO SERVIÇO DE CAMPO?

 

Jeová é incomparável em poder. JEREMIAS 10:6 diz: “Ninguém é como tu, ó Jeová. Tu és grande, e o teu nome é grande e poderoso.” Note que potência, ou poder, está relacionada com o nome de Jeová. Lembre-se de que esse nome evidentemente significa “Ele Causa que Venha a Ser”. O que habilita Jeová a criar qualquer coisa que ele queira e se tornar o que quer que ele deseje se tornar? O poder. Podemos mostrar para o morador que Jeová tem capacidade ilimitada para agir, para cumprir a sua vontade. Esse poder é uma de suas qualidades essenciais.

******************************************************************************************

Quem governa este mundo — Deus ou Satanás? Dan. 4:35: “[O Altíssimo Deus, Jeová] age segundo a sua própria vontade entre o exército dos céus e os habitantes da terra. E não há quem lhe possa deter a mão ou quem lhe possa dizer: ‘Que estás fazendo?’” (No mesmo teor, JEREMIAS10:6,7 refere-se a Jeová como “Rei das nações”, porque ele é o Rei Superlativo, aquele que pode chamar, e chamará, a prestação de contas a reis humanos e às nações que eles governam. Como Criador da terra, Jeová é seu Governante legítimo; ele nunca abdicou essa posição.) João 14:30: “[Jesus disse:] O governante do mundo está chegando. E ele não tem nenhum poder sobre mim.” Podemos mostrar para o morador que (Este governante obviamente não é Jeová Deus, cuja vontade Jesus sempre fez com lealdade. Este “governante do mundo” tem de ser o “iníquo”, Satanás, o Diabo, em cujo poder “o mundo inteiro jaz”, conforme declarado em 1 João 5:19.

******************************************************************************************

De acordo com JEREMIAS 10:12 Sem dúvida, é Jeová “Quem fez a terra pelo seu poder”. O poder de Deus é evidente até mesmo nas menores criações. Por exemplo, um milhão de átomos colocados lado a lado não atingiriam a espessura de um fio de cabelo humano. E, mesmo se um átomo fosse aumentado até a altura de um prédio de 14 andares, seu núcleo seria do tamanho de um mero grão de sal no sétimo andar. No entanto, esse infinitésimo núcleo é a fonte da espantosa energia liberada numa explosão nuclear! Podemos mostrar para o morador quão grande é o poder do Soberano do universo, Jeová Deus. 

******************************************************************************************

Um motivo de precisarmos andar com Deus está registrado em JEREMIAS 10:23: “Bem sei, ó Jeová, que o caminho do homem não pertence a ele. Não cabe ao homem nem mesmo dirigir os seus passos.” Assim, nós humanos não possuímos nem a habilidade nem o direito de dirigir nossa vida. Precisamos desesperadamente de orientação. Os que insistem em fazer as coisas da sua maneira, independentes de Deus, cometem o mesmo erro de Adão e Eva. O primeiro casal humano achou que tinha o direito de determinar por si mesmo o que era bom e o que era mau. (Gênesis 3:1-6) Podemos mostrar para o morador que esse direito simplesmente não pertence a nós.

Anúncios

Um comentário sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 8-11 DA SEMANA DE 20-26 DE MARÇO DE 2017

  1. Bernardo Horácio Jaisse says:

    Isso é suficiente para agradecer ao soberano Senhor JEOVÁ por providenciar esse alimento espiritual para todo tipo de pessoas, dá para ver que JEOVÁ nao é parcial. Esperamos que nosso Deus JEOVÁ nos ajude a ter o máximo proveito e viver em harmonia com esses princípios . Bom dia a toda família mundial!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s