ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 12-16 DA SEMANA DE 27 DE MARÇO A 02 DE ABRIL DE 2017

apostila

 

Jer. 12:1, 2, 14 — O que Jeremias perguntou, e o que Jeová respondeu? (Jeremias pág. 118 parág. 11)

 

Jeremias ficou perturbado ao ver pessoas más serem bem-sucedidas. (Leia Jeremias 12:1, 3.) Embora não questionasse de forma alguma a justiça de Jeová, o profeta quis obter uma resposta à sua “queixa”. Sua franqueza mostrava que ele tinha um vínculo forte com Deus, bem parecido com o de um filho com seu querido pai. Jeremias não conseguia entender por que muitos judeus prosperavam mesmo sendo iníquos.Será que Jeremias recebeu uma resposta satisfatória? Jeová garantiu que eliminaria os iníquos. (Jer. 12:14) À medida que Jeremias via o modo de Jeová resolver os assuntos sobre os quais ele orava, sua confiança na justiça divina com certeza aumentava. Em resultado disso, ele deve ter orado cada vez mais a Deus, expressando seus sentimentos a seu Pai.

 

Jer. 15:17 — Qual era o ponto de vista de Jeremias sobre amizades, e como podemos imitá-lo? (Sentinela 01/05/04 pág. 11 parág. 16)

 

Jeremias conta algo mais que o ajudou a ser corajoso. Ele disse: “Não me sento com os que só querem se divertir; não me alegro com eles.Visto que a tua mão está sobre mim, eu me sento sozinho, Pois tu me encheste de indignação.” (Jeremias 15:17) Jeremias preferiu ficar sozinho a ser corrompido por maus companheiros. Nós hoje encaramos a questão do mesmo modo. Nunca nos esquecemos da advertência do apóstolo Paulo, de que “más associações estragam hábitos úteis”, mesmo os hábitos úteis que já temos por muitos anos. — 1 Coríntios 15:33.

 

O QUE A LEITURA DA SEMANA ME ENSINOU SOBRE JEOVÁ?

 

Em JEREMIAS 12:1,3 Jeremias ficou perturbado ao ver pessoas más serem bem-sucedidas. Embora não questionasse de forma alguma a justiça de Jeová, o profeta quis obter uma resposta à sua “queixa”. Sua franqueza mostrava que ele tinha um vínculo forte com Deus, bem parecido com o de um filho com seu querido pai. Jeremias não conseguia entender por que muitos judeus prosperavam mesmo sendo iníquos. Será que Jeremias recebeu uma resposta satisfatória? Jeová garantiu que eliminaria os iníquos. (Jer. 12:14) À medida que Jeremias via o modo de Jeová resolver os assuntos sobre os quais ele orava, sua confiança na justiça divina com certeza aumentava. Em resultado disso, ele deve ter orado cada vez mais a Deus, expressando seus sentimentos a seu Pai.

****************************************************************

A Palavra de Deus, embora possa estar nos lábios dos iníquos, não atinge os aspectos mais íntimos de sua personalidade. Assim, a respeito dos iníquos, JEREMIAS 12:2 diz: “Continuam progredindo; também produziram fruto. Estás perto na sua boca, mas longe dos seus rins.” Isto se assemelha ao texto em Isaías 29:13, citado por Jesus em Mateus 15:7, 8, que diz a mesma coisa sobre o coração do iníquo, mostrando assim que às vezes o “coração” e os “rins” são usados de maneira correspondente.

****************************************************************

Agora não é tempo de diminuir o passo nas atividades do Reino, mas sim de considerar a importância de JEREMIAS 12:5. Todos nós temos de lidar com provações. Passar por essas provas de fé atuais pode ser comparado a competir numa corrida com os “que vão a pé”. Não obstante, com a aproximação da “grande tribulação” podemos esperar que as dificuldades aumentem. (Mat. 24:21) Lutar contra as dificuldades mais desafiadoras à frente pode ser comparado a competir “com cavalos numa corrida”. Acompanhar o galope de cavalos exigiria da pessoa uma grande capacidade de resistência. Portanto, é benéfico suportar as provações atuais, que podem nos preparar para suportar as futuras.

****************************************************************

Jeová mencionou as casas de Israel e de Judá como tendo sido semelhantes a um cinto em seus quadris, tão próximas de si mesmo ele as mantinha, a fim de se tornarem para ele um louvor e algo belo conforme o relato de JEREMIAS 13:11. Jesus Cristo é representado profeticamente como reinando com a justiça por cinto de seus quadris e a fidelidade por cinto de seus lombos. Isto pode referir-se a que todos os poderes ativos de Jesus Cristo aderem invariavelmente à justiça e à fidelidade. Como um cinto que proporciona apoio, a qualidade moral da justiça fortalece-o para atuar como Juiz designado de Jeová. — Is 11:1, 5.

****************************************************************

Por causa das intensas secas na terra de Judá, quando não tinha a bênção de Jeová, as zebras são representadas como fungando o vento, isto é, respirando ofegantes, assim como os chacais conforme o relato de JEREMIAS 14:1,2,6. Por outro lado, com referência à restauração do seu povo, Jeová prometeu que o lugar de permanência de chacais passaria a ter grama, juncos e papiros. E prover Jeová água ao seu povo no ermo faria com que animais tais como o chacal o glorificassem. — Is 35:7; 43:20, 21.

****************************************************************

Deus é a fonte da esperança genuína. Nos tempos bíblicos, Jeová era chamado de “esperança de Israel” conforme o relato de JEREMIAS 14:8. Qualquer esperança confiável que seu povo tivesse provinha dele; assim, ele era sua esperança. Tal esperança não significava apenas desejar que algo acontecesse. Deus lhes deu uma base sólida para ter esperança. Nos seus tratos com eles ao longo dos séculos, ele criou a reputação de fazer promessas e de cumpri-las. O líder da nação, Josué, disse a Israel: “Vós bem sabeis  . . . que não falhou nem uma única de todas as boas palavras que Jeová, vosso Deus, vos falou.”— Josué 23:14.

****************************************************************

Coisas sem valor podem incluir palavras. Por exemplo, Jeová disse a Jeremias em JEREMIAS 14:14 “Falsidade é o que os profetas estão profetizando em meu nome. Não os enviei, nem lhes dei ordem, nem falei com eles. Falam-vos profeticamente duma visão falsa, e de adivinhação, e duma coisa que nada vale, e da ardileza de seu coração.” Aqueles falsos profetas afirmavam falar em nome de Jeová, mas promoviam suas próprias idéias, sua própria sabedoria. Assim, suas palavras eram uma ‘coisa que nada valia’. Eram sem valor e representavam uma real ameaça espiritual. Em 607 AEC, muitos dos que deram ouvidos a tais palavras sem valor sofreram uma morte prematura às mãos de soldados babilônios.

****************************************************************

Em JEREMIAS 15:9 Jeová comparou a rebelde Jerusalém a uma mulher que dera à luz sete filhos, descrevendo o julgamento que lhe sobreviria pela expressão figurativa: “Seu sol se pôs enquanto ainda era dia”, quer dizer, antes de chegar a noitinha da sua vida, ela sofreria calamidade. Isto se cumpriu quando Babilônia destruiu Jerusalém. Em sentido similar, Miquéias profetizou contra os profetas que desencaminhavam Israel: “O sol há de se pôr sobre os profetas e o dia terá de escurecer-se sobre eles.” (Miq 3:6; veja Am 8:9.) O governo do Reino de Jeová é retratado como tão luminoso, que se pode dizer, em comparação: “A lua cheia ficou encabulada e o sol brilhante ficou envergonhado.” (Is 24:23)Jesus disse que, na terminação do sistema de coisas, “os justos brilharão tão claramente como o sol, no reino de seu Pai”. — Mt 13:39, 43; compare isso com Da 12:3.

****************************************************************

JEREMIAS 15:16,17. Assim como Jeremias, nós podemos combater o desânimo. Isso pode ser feito por nos alegrarmos com um significativo estudo bíblico pessoal, por enaltecermos o nome de Jeová no ministério e por evitarmos más companhias

****************************************************************

JEREMIAS 16:16 — Qual é o significado de Jeová ‘mandar vir muitos pescadores’ e “muitos caçadores”? Talvez se refira ao envio de forças inimigas à procura de judeus infiéis contra os quais Jeová executaria o seu julgamento. Mas, pelo que diz JEREMIAS 16:15, pode referir-se também à busca de israelitas arrependidos.

****************************************************************

Jeremias conta algo mais que o ajudou a ser corajoso. Ele disse emJEREMIAS 15:17 “Não me sento com os que só querem se divertir; não me alegro com eles. Visto que a tua mão está sobre mim, eu me sento sozinho, Pois tu me encheste de indignação.” Jeremias preferiu ficar sozinho a ser corrompido por maus companheiros. Nós hoje encaramos a questão do mesmo modo. Nunca nos esquecemos da advertência do apóstolo Paulo, de que “más associações estragam hábitos úteis”, mesmo os hábitos úteis que já temos por muitos anos. 1Cor.15:33.

****************************************************************

Os judeus que retornaram de Babilônia tinham muito trabalho árduo para fazer, participavam em descontração alegre. Todavia, Jeremias disse anteriormente que ele “não se sentaria no meio do grupo com os que só querem se divertir; não me alegro com eles’ conforme o relato deJEREMIAS 15:17 Ele recebera a tarefa divina de transmitir uma mensagem de iminente punição, de modo que não era o tempo designado para ele se divertir. Atualmente, os cristãos receberam a tarefa de proclamar a mensagem de esperança da parte de Deus, bem como de proclamar Seus julgamentos contra o sistema iníquo de Satanás.  

****************************************************************

JEREMIAS 15:18 — Em que sentido Jeová enganou seu povo rebelde?Nos dias de Jeremias, havia profetas que ‘profetizavam em falsidade’.(Jeremias 5:31; 20:6; 23:16, 17, 25-28, 32) Jeová não os impediu de proclamar mensagens enganosas.

****************************************************************

Jeremias amava a palavra de Jeová, dizendo em JEREMIAS 15:16 “Tua palavra torna-se para mim a exultação e a alegria do meu coração.” Ao mesmo tempo, a frustração o levou a clamar a Jeová em JEREMIAS15:18 “Decididamente, tu te tornas para mim como algo enganoso, como águas que não mostraram ser de confiança”, como um riacho que facilmente se seca. Porém, Jeová entendeu seus sentimentos conflitantes e continuou a apoiá-lo para que ele pudesse cumprir sua comissão conforme JEREMIAS 15:20; note também 20:7-9.

Será que nós como Jeremias, enfrentamos frustrações e oposições ao cumprir com o nosso ministério? Se recorrermos a Jeová e continuarmos a seguir as suas orientações Ele também recompensará nossos esforços.

 

QUE PONTOS DA LEITURA POSSO USAR NO SERVIÇO DE CAMPO?

 

Jeremias sentia alegria no seu trabalho. Ele disse a Jeová em JEREMIAS15:16 “Acharam-se as tuas palavras e eu passei a comê-las; e tua palavra torna-se para mim a exultação e a alegria do meu coração; pois o teu nome foi invocado sobre mim, ó Jeová.” Podemos mostrar para o morador que Jeremias considerava um privilégio representar o Deus verdadeiro e pregar a sua palavra. É interessante que, quando esse profeta se concentrou na zombaria do povo, ele perdeu a alegria. Quando voltou sua atenção para a beleza e o valor de sua mensagem, recuperou a alegria. — Jer. 20:8, 9.

****************************************************************

Quando Jeremias recebeu uma ordem de proclamar a mensagem da palavra de Jeová, ele sentiu que todas as pessoas o estavam amaldiçoando. Por isso, pediu que Deus se lembrasse dele. Essa oração esta registrada em JEREMIAS 15:15, 16, em que ele diz como se sentiu a respeito da resposta divina. Nessa oração, Jeremias expressou sua angústia. Ainda assim, quando encontrou as palavras de Deus e, por assim dizer, as colocou em sua boca, ficou muito feliz. Jeová o ajudou a valorizar o privilégio de levar o nome divino e de proclamar uma mensagem da parte Dele. Podemos mostrar para o morador que assim como Jeremias, também temos o privilégio de levar o nome divino para as pessoas através da pregação do evangelho.

Anúncios

2 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 12-16 DA SEMANA DE 27 DE MARÇO A 02 DE ABRIL DE 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s