ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 17-21 DA SEMANA DE 3-9 DE ABRIL DE 2017

Jer. 17:9 — O que mostra que nosso coração é traiçoeiro? (Sentinela 15/10/01 pág. 25 parág. 13)

 

Esta traição do coração pode manifestar-se quando desculpamos os nossos erros, minimizamos as nossas faltas, racionalizamos graves falhas de personalidade ou exageramos realizações. O coração desesperado também é capaz de adotar uma atitude dupla — lábios suaves indicam uma coisa enquanto as ações indicam outra. (Salmo 12:2; Provérbios 23:7) Como é vital sermos honestos ao examinar o que procede do coração!

 

Jer. 20:7 — De que modo Jeová foi mais forte do que Jeremias e o enganou? (Sentinela 15/03/07 pág. 9 parág. 6)

 

Visto que enfrentava indiferença, rejeição e perseguição ao declarar os julgamentos de Jeová, Jeremias talvez imaginasse que não tinha condições de prosseguir. No entanto, Jeová usou sua força contra tais inclinações, dando-lhe condições de continuar. Desse modo ele ‘enganou’ Jeremias, usando-o para realizar algo que o profeta se julgava incapaz de fazer.

 

O QUE A LEITURA DA SEMANA ME ENSINOU SOBRE JEOVÁ?

 

Jeová estava com o profeta Jeremias ‘como poderoso terrível’, no sentido de que o apoiava e fortalecia para cuidar de sua designação conforme o relato de JEREMIAS 20:11 A fama de Jeremias como homem destemido e corajoso era tão grande que, nos dias do ministério terrestre de Jesus, alguns achavam que Jesus fosse Jeremias ressuscitado! — Mat. 16:13, 14.

*********************************************************************

O profeta Jeremias escreveu em JEREMIAS 17:9 que “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Quem pode conhecê-lo?” Esta índole traiçoeira se manifesta de diversas maneiras, tais como quando procuramos desculpar nossos erros. Também se nota quando tentamos justificar sérias falhas de personalidade. A honestidade, porém, nos ajudará a vencer um coração traiçoeiro por ajudar-nos a encarar a verdade a nosso respeito para podermos melhorar.

*********************************************************************

JEREMIAS 17:1,2. Os pecados do povo de Judá fizeram com que seus sacrifícios se tornassem desagradáveis para Jeová. A impureza moral torna inaceitáveis os nossos sacrifícios de louvor.

*********************************************************************

JEREMIAS 17:5-8. Humanos e instituições merecem nossa confiança apenas à medida que agirem em harmonia com a vontade e os princípios de Deus. Quando se trata de salvação e genuína paz e segurança, é sensato confiarmos somente em Jeová. — Salmo 146:3.

*********************************************************************

JEREMIAS 20:8-11. Não devemos permitir que a apatia, oposição ou perseguição diminuam o nosso zelo na pregação do Reino. — Tiago 5:10, 11.

*********************************************************************

JEREMIAS 21:8,9. Até o último momento Jeová ofereceu uma alternativa para os não-arrependidos habitantes de Jerusalém, que mereciam morrer. De fato, “são muitas as suas misericórdias”. — 2 Samuel 24:14; Salmo 119:156.

*********************************************************************

O braço de carne, representando o poder humano, é descrito na Bíblia como indigno de confiança e como desapontando aquele que confia nele. Jeová avisa seu povo quanto à falácia e ao desastre de se confiar no braço humano de acordo com JEREMIAS 17:5. Ele quebrará o braço dos iníquos, que é descrito como pousando opressivamente sobre suas vítimas. — Jó 35:9; 38:15; Sal 10:15.

*********************************************************************

Jeremias não desistiu, ele continuou confiando em Jeová. Assim, esse profeta fiel viu o cumprimento das palavras do próprio Jeová registradas em JEREMIAS 17:7,8: “Bendito o homem que confia em Jeová, Cuja esperança está em Jeová. Ele se tornará como uma árvore plantada junto às águas, Que estende suas raízes até a corrente de água. Ele não perceberá quando o calor chegar, Mas suas folhas estarão sempre viçosas. No ano da seca ele não ficará preocupado, Nem deixará de produzir fruto.” Como “frondosa” árvore frutífera “plantada junto às águas”, ou num pomar irrigado, Jeremias nunca ‘deixou de produzir fruto’. Ele não se deixou influenciar pelos perversos zombadores à sua volta. Em vez disso, apegou-se à Fonte de “água” vitalizadora e levou a sério tudo o que Jeová lhe dissera. (Leia Salmo 1:1-3; Jer. 20:9) Que excelente exemplo Jeremias é para nós, em especial para os que servem a Deus em territórios difíceis! Se esse for o seu caso, continue a confiar plenamente em Jeová, que o ajudará a perseverar na ‘declaração pública de seu nome’. — Heb. 13:15.

*********************************************************************

Deus disse à rebelde nação de Judá em JEREMIAS 17:9 “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Quem pode conhecê-lo?” Isto constitui um sério aviso no sentido de que aqueles que buscam agradar a Deus têm de dar atenção não apenas ao que outros humanos vêem neles, mas à espécie de pessoa que realmente são, o homem interior. Alguém talvez tenha sido cristão por muitos anos, tenha bom conhecimento da Bíblia e se sinta confiante quanto a saber lidar com qualquer situação que possa surgir. No entanto, embora saiba muito bem que certo ato é errado e especificamente condenado pela lei de Deus, os pensamentos e desejos que secretamente vem nutrindo podem induzi-lo a uma ação pecaminosa.Por estes motivos, o cristão, embora conheça a verdade e possa considerar-se maduro, tem de lembrar-se da traição que seu coração pode revelar e, por isso, precisa ter muito cuidado de não se colocar no caminho duma tentação. — Mt 6:13; 1Co 10:8-12.

*********************************************************************

O oleiro talvez comece a fazer um tipo de vaso e depois mude para outro estilo, se o vaso for “estragado pela mão do oleiro” de acordo comJEREMIAS 18:3,4 Com este exemplo, Jeová ilustra, não que ele seja como um oleiro humano em ‘estragar pela sua mão’, mas, antes, que ele tem autoridade divina sobre a humanidade, autoridade de ajustar seus tratos com ela segundo o modo em que ela reage ou deixa de reagir favoravelmente à justiça e à misericórdia dele. (Veja Is 45:9; Ro 9:19-21.) Ele pode assim “deplorar a calamidade que [pensou] em executar” sobre uma nação, ou “deplorar o bem que disse [para si mesmo] fazer-lhe para seu bem”, tudo dependendo da reação da nação aos seus anteriores tratos com ela conforme JEREMIAS 18:5-10 De modo que não é que o Grande Oleiro, Jeová, erre, mas, antes, que o “barro” humano passa por uma “metamorfose” (mudança de forma ou de composição) no que se refere à condição de seu coração, fazendo Jeová deplorar isso ou mudar de idéia.

*********************************************************************

Moisés avisou — e Jeremias mais tarde repetiu — que os que ignorassem e se opusessem a Jeová até mesmo ‘comeriam a carne de seus filhos e a carne de suas filhas’ conforme o relato de JEREMIAS19:9.  ‘Será que uma coisa horrível como essa poderia acontecer?’, talvez se perguntassem alguns. Realmente, durante o cerco babilônico, quando não havia mais comida, isso aconteceu. “As próprias mãos de mulheres compassivas cozinharam seus próprios filhos”, relatou Jeremias. “Tornaram-se qual pão para alguém durante o desmoronamento da filha do meu povo.” (Lam. 4:10) Que tragédia!

*********************************************************************

Depois de o sacerdote Pasur, filho de Imer, o ter golpeado, Jeremias disse que não falaria mais no nome de Jeová. De que maneira Deus respondeu à oração de Jeremias? A Bíblia não diz que Deus  respondeu por falar com Jeremias do céu. Mas de acordo com JEREMIAS 20:8,9 a palavra de Deus se tornou como um fogo aceso encerrado nos seus ossos, e ele simplesmente tinha de declará-la. De fato, por falar a Deus de maneira franca e por se deixar motivar pelo conhecimento que tinha a respeito da vontade de Deus, Jeremias continuou cumprindo a sua ordem.

*********************************************************************

O profeta Jeremias é um excelente exemplo para nós. Ele precisava do apoio espiritual que recebeu de Jeová e sentiu-se muito grato por isso. Com esse apoio ele pôde pregar com perseverança para um povo não receptivo. “A palavra de Jeová tornou-se para mim . . . como um fogo aceso encerrado nos meus ossos”, disse ele em JEREMIAS 20:8,9 Isso também o ajudou a suportar os tempos difíceis que culminaram na destruição de Jerusalém. Hoje, temos a Palavra escrita de Deus completa. Quando a estudamos com afinco e assimilamos os pensamentos divinos, nós, como Jeremias, podemos perseverar no ministério com alegria, ser fiéis sob provações e permanecer moral e espiritualmente limpos. — Tia. 5:10.

*********************************************************************

O estado de ânimo de Jeremias mudava, às vezes de um extremo para outro. A respeito de sentir alegria, podemos notar as palavras deJEREMIAS 20:12,13. Depois do que Pasur lhe fez, Jeremias ficou alegre por ser um dos pobres que haviam sido livrados “da mão dos malfeitores”. Pode ser que nós já tenhamos nos sentindo muito alegre, com vontade de cantar a Jeová, por termos sido livrado de alguma situação ou por algum acontecimento feliz em nossa vida ou no serviço cristão. Como é bom se sentir assim! — Atos 16:25, 26.

 

QUE PONTOS DA LEITURA POSSO USAR NO SERVIÇO DE CAMPO?

 

Lemos em JEREMIAS 17:5-7: ““Maldito o homem que confia em meros humanos, Que conta com a força dos homens, E cujo coração se afasta de Jeová.” Por outro lado, “Bendito o homem que confia em Jeová, Cuja esperança está em Jeová”. Deve-se admitir que confiar em humanos nem sempre é errado. Esses textos simplesmente salientam que nunca é errado confiar em Deus, mas ter confiança em humanos imperfeitos pode às vezes resultar em calamidade. Por exemplo, podemos mostrar para o morador, que os que confiam em humanos para realizar o que somente Deus pode — dar salvação e trazer plena paz com segurança — vão sofrer desapontamento. — Sal. 46:9; 1 Tes. 5:3.

*********************************************************************

JEREMIAS 17:9,10 diz: Eu, Jeová, examino o coração, Sondo os pensamentos mais íntimos, Para retribuir a cada um conforme os seus caminhos, Conforme os frutos das suas obras.” ‘Examinar o coração’ não significa fazer um exame médico do coração literal, que em 70 ou 80 anos pode bater cerca de três bilhões de vezes. Jeová, na realidade, se referia ao coração simbólico. Podemos mostrar para o morador que esse “coração” se aplica a tudo o que a pessoa é no íntimo, incluindo seus desejos, pensamentos, disposição, atitudes e objetivos.

*********************************************************************

A grandeza do perdão de Jeová Deus fica evidente no tratamento que ele dá aos que praticavam o pecado, mas depois mudaram de atitude e de acordo com JEREMIAS 18:8 Ao ver que mudaram completamente sua vida e passaram a ser obedientes, Deus “deplora”. O que isso quer dizer? Deus é perfeito e nunca erra nos seus julgamentos, por isso ele não deplora, ou se arrepende, assim como um humano faz quando percebe que avaliou um assunto de forma completamente errada.Podemos mostrar para o morador que Jeová “deplora” no sentido de que ele ajusta seu modo de agir de acordo com as mudanças de atitude que observa. Não se trata de cancelar friamente uma sentença. Os sentimentos de Jeová mudam para com pecadores arrependidos.

Anúncios

2 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 17-21 DA SEMANA DE 3-9 DE ABRIL DE 2017

  1. Luciano Vieira says:

    Parabéns pela iniciativa e pelo desejo sincero em ajudar outros a conhecer o Deus Verdadeiro Jeová e que obtenham a salvação (1 Tim 2:3,4). Gostaria somente de salientar que a partir de Abr/2017 as perguntas que dependem de respostas de cunho pessoal foram mudadas, assim sendo, seria interessante fazer esta atualização para a próxima semana.
    Att, Luciano

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s