ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 32-34 DA SEMANA DE 1-7 DE MAIO DE 2017

Jer. 33:15 — Quem é o “renovo” que brotaria para Davi? (Jeremias pág. 173 parág. 10)

 

Jeremias retratou Aquele que viria, o Messias, como o ‘renovo para Davi’. É uma descrição apropriada. Quando Jeremias ainda servia como profeta, a árvore genealógica da casa real de Davi foi cortada. No entanto, o toco não morreu. Com o tempo, Jesus nasceu na linhagem do Rei Davi. Ele podia ser chamado de “Jeová É Nossa Justiça”, destacando a profunda preocupação de Deus por essa qualidade. (Leia Jeremias 23:5, 6.) Jeová permitiu que seu Filho unigênito sofresse na Terra e morresse. Depois, Jeová — em harmonia com a justiça — podia aplicar o valor do sacrifício resgatador do ‘renovo para Davi’ como base para o perdão. (Jer. 33:15) Isso abriu o caminho para que alguns humanos fossem declarados “justos para a vida” e ungidos com espírito santo, passando a ser uma das partes do novo pacto. Outra evidência da preocupação de Deus pela justiça é que outros que não estão diretamente nesse pacto podem se beneficiar e de fato se beneficiam dele, como veremos mais à frente. — Rom. 5:18.

 

Jer. 33:23, 24 — Quem são “as duas famílias” citadas nesse texto? (Sentinela 15/03/07 pág. 11 parág. 4)

 

33:23, 24 — Quais são “as duas famílias” mencionadas aqui? Uma é a família real da dinastia do Rei Davi e a outra, a família sacerdotal dos descendentes de Arão. Com a destruição de Jerusalém e seu templo, parecia que Jeová havia rejeitado essas duas famílias, que não teria mais um reino sobre a Terra e que Sua adoração não seria reavivada.

 

O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE JEOVÁ NA LEITURA DA SEMANA?

 

Em geral, pensa-se que as ‘peças [moedas] de prata’ freqüentemente mencionadas nas Escrituras Hebraicas eram siclos de prata, a unidade monetária padrão. (Jz 16:5; 1Rs 10:29; Os 3:2) Isto é corroborado pela Septuaginta (em que a palavra grega para “peças de prata”, em Gênesis 20:16, é a mesma que a palavra grega para “siclos” em Gênesis 23:15, 16), bem como pelos targuns. De acordo com JEREMIAS 32:9, o profeta pagou ‘sete siclos e dez peças de prata’ por um campo. Esta talvez fosse apenas uma expressão legalista para dizer 17 siclos de prata (Al, BJ, BV, CBC), ou, possivelmente, referia-se a sete siclos de ouro e dez siclos de prata.

****************************************************************************

Acordo escrito, devidamente assinado e às vezes selado, contendo os termos legais para a realização de um objetivo intencionado; instrumento documentado para a transferência de imóveis. Na Bíblia, o único uso da palavra hebraica sé·fer, neste sentido específico, refere-se à compra feita por Jeremias de um campo pertencente ao seu primo Hanamel, conforme o relato de JEREMIAS 32:6-15.

****************************************************************************

JEREMIAS 33:23, 24 — Quais são “as duas famílias” mencionadas aqui? Uma é a família real da dinastia do Rei Davi e a outra, a família sacerdotal dos descendentes de Arão. Com a destruição de Jerusalém e seu templo, parecia que Jeová havia rejeitado essas duas famílias, que não teria mais um reino sobre a Terra e que Sua adoração não seria reavivada.

****************************************************************************

Perto do fim do reinado de Zedequias, durante o cerco babilônico contra Jerusalém, Jeremias se referiu a Jeová como alguém “cujos olhos estão abertos para com todos os caminhos dos filhos dos homens, a fim de dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo os frutos das suas ações” conforme o relato de JEREMIAS 32:19. Jeremias podia ver a posição de Jeová no que diz respeito à justiça — que Deus realmente observa o que cada pessoa está fazendo e ouve as orações sinceras de seus servos. E eles, por sua vez, podiam ver cada vez mais provas de que Jeová dá “a cada um segundo os seus caminhos e segundo os frutos das suas ações”.

****************************************************************************

Existe também a escravidão resultante da aderência à religião falsa. Por exemplo, na antiga terra de Canaã, sacrificavam-se crianças a Moloque. Diz-se que havia uma fornalha acesa dentro duma enorme estátua deste deus falso. Crianças vivas eram jogadas nos braços estendidos da estátua, de onde caíam para dentro do fogo abaixo. Até mesmo alguns israelitas praticavam esta adoração falsa. Deus diz que eles faziam ‘seus filhos e suas filhas passar pelo fogo a Moloque, coisa que Ele não lhes ordenara, nem Lhe subira ao coração fazer tal coisa detestável’ conforme o relato de JEREMIAS 32:35. Que benefício trouxe Moloque aos seus adoradores? Onde estão hoje aquelas nações cananéias e a adoração de Moloque? Todas desapareceram. Era uma adoração falsa, adoração não baseada em verdades, mas em mentiras. — Isaías 60:12.

****************************************************************************

A promessa de Jeová, de incutir o temor piedoso no coração dos do seu povo, não falhou. Ele fez um novo pacto com o Israel espiritual, aqueles cristãos a quem ele apresentou uma esperança celestial. (Jeremias 31:33; Gálatas 6:16) Em 1919, ele os libertou do cativeiro à Babilônia, a Grande, o império mundial da religião falsa. Implantou-lhes firmemente no coração o temor dele. Isto trouxe consideráveis benefícios tanto para eles como para os da “grande multidão”, que têm a esperança de viver como súditos terrestres do Reino, conforme o relato deJEREMIAS 32:39; Apocalipse 7:9) O temor de Jeová também passou a estar no coração deles.

****************************************************************************

Jeová prometeu que daria ao seu povo tal coração temente a Deus. Ele predisse a restauração de Israel e disse, conforme lemos em JEREMIAS32:37-39: “Vou trazê-los de volta a este lugar e fazê-los morar em segurança. E eles hão de tornar-se meu povo e eu mesmo me tornarei seu Deus. E vou dar-lhes um só coração e um só caminho, a fim de me temerem para sempre, para o bem deles e dos seus filhos após eles.”No versículo 40 , a promessa de Deus é reforçada: “Porei no seu coração o temor de mim para não se desviarem de mim.” Em 537 AEC, Jeová os trouxe mesmo de volta a Jerusalém, conforme prometera.

****************************************************************************

Antes da queda de Jerusalém, Jeová revelara que ele, não o Egito, iria trazer verdadeira paz a Israel. Prometeu por meio de Jeremias emJEREMIAS 33:6,7 “Eu vou sará-los e revelar-lhes uma abundância de paz e de verdade. E vou trazer de volta os cativos de Judá e os cativos de Israel, e vou edificá-los assim como no princípio.” A promessa de Jeová começou a ser cumprida em 539 AEC, quando Babilônia foi conquistada e se ofereceu liberdade aos israelitas exilados. (2 Crônicas 36:22, 23) Na última parte de 537 AEC, um grupo de israelitas, pela primeira vez em 70 anos, celebrou a Festividade das Barracas no solo de Israel. Após a festividade, passaram a reconstruir o templo de Jeová. O que acharam disso? O registro diz: “Eles deram um alto grito em louvor a Jeová por causa do lançamento do alicerce da casa de Jeová.”— Esdras 3:11.

****************************************************************************

Jeová dá paz aos do seu povo mesmo enquanto vivem no mundo de Satanás, dilacerado por guerras. (João 17:16) No sexto século AEC, ele cumpriu a sua promessa feita por meio de Jeremias e deu ‘paz e verdade’ à sua nação especial quando a restabeleceu na pátria dela, conforme o relato de JEREMIAS 33:6 E nestes últimos dias, ele tem dado ‘paz e verdade’ aos do seu povo da “terra” ou condição espiritual terrestre deles, embora tenham passado pelo pior tempo de dificuldades que este mundo já atravessou até agora. (Isaías 66:8; Mateus 24:7-13; Revelação [Apocalipse] 6:1-8)

 

 

QUE OUTRAS JÓIAS ESPÍRITUAIS VOCÊ ENCONTROU NA LEITURA DA SEMANA?

 

Quando alguém o magoa com palavras ou ações irrefletidas, você imita a Jeová? Para os judeus da antiguidade, Deus disse que ‘purificaria’ aqueles a quem ele perdoasse conforme o relato de JEREMIAS 33:8. Ele é capaz de purificar, ou limpar, no sentido de esquecer o erro de alguém arrependido, dando à pessoa um novo começo em sua vida cristã. É verdade que conseguir o perdão de Deus não significa que a pessoa foi purificada da imperfeição herdada e que agora é perfeita, sem pecado. Ainda assim, tiramos uma lição daquilo que Deus disse sobre purificar as pessoas. Podemos nos esforçar para esquecer os erros, ou ofensas, de outros, o que de certa forma significa purificar o modo como no íntimo encaramos essa pessoa.

****************************************************************************

Cortar o bezerro em dois e passar entre os pedaços’ alude a um antigo modo de assumir uma solene obrigação ou celebrar um pacto. (Veja Gên 15:9-21.) Jeremias, sem dúvida, usou esta expressão para enfatizar a qualidade sagrada do pacto em que os judeus entraram perante Deus, e por cujos termos estavam obrigados a libertar co-israelitas que eles haviam escravizado conforme o relato de  JEREMIAS 34:17-19.

****************************************************************************

JEREMIAS 32:10-15 — Por que foram feitas duas escrituras referentes a uma mesma transação? A escritura aberta se destinava a consultas, ao passo que a selada servia como base para verificar a exatidão da escritura aberta, se necessário. Jeremias nos deu um bom exemplo por seguir procedimentos legais razoáveis, mesmo nos tratos com um parente e irmão na fé.

 

Anúncios

8 comentários sobre “ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 32-34 DA SEMANA DE 1-7 DE MAIO DE 2017

  1. Glória serra says:

    Aprecio muito estes lembretes!! Pois no mundo em que vivemos, de corre corre, é bom sabermos que temos irmãos dispostos a nos ajudar nas pesquisas. Assim a nossa fé aumenta. Obrigada Jeová , por tao boa instrução . Obrigada IRMÃO por toda sua disponibilidade, seu amor em ajudar os que precisam.

    Curtir

  2. Edivan de Sousa Barros says:

    o meu muito obrigado pelo o que os irmãos fazem por nós,resumindo a matéria por todos,e isso tem ajudado toda a minha família,um grande abraço cristão!

    Curtir

  3. FERNANDO DIAS DO SANTOS says:

    Que o soberano senhor Jeová continue abençoando fortalecendo vocês por toda eternidade ajudem alcançar todos os objetivos da suas vidas :💜💚💙💓💗💛:muito obrigado pelo os destaques :FERNANDO DIAS DO SANTOS RUA DOIS VIZINHOS 34 BAIRRO SÍTIO NOVO FEIRA DE SANTANA BAHIA

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s