Preciso ir ao monte para orar?

Na época dos Judeus era comum subirem no monte para orar, até mesmo porque o território favorecia isso. No monte aconteceram às grandiosas obras realizadas por Deus. Por exemplo, ele deu a Lei dos Dez Mandamentos no monte Sinai, no monte Carmelo Elias orou a Deus e venceu 450 profetas de Baal e o templo de Salomão foi construído no monte Moriá.

Na Bíblia, também encontramos passagens mostrando a nação de Israel deixando-se levar e indo ao monte para praticar idolatria a outros deuses. Por exemplo, Oséias 4:13 diz: “Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.” (Vejam também Jeremias 3:6)

A nação de Israel não usou o monte apenas para adoração pura a Jeová, mas também para as práticas iníquas e a veneração a Baal e aos ídolos de Bezerros.

Não devemos nos apegar apenas a um detalhe esquecendo-se de outro. Como foi explanado acima, o monte foi usado tanto para praticar adoração pura e também a iníqua. Sendo assim, o fato de que os Judeus usaram montes para fazer orações não implica a nada para os Cristãos.

Então, por que muitos vão ao monte para orar?

A resposta é simples: porque Jesus orava no monte! Há vários textos na Bíblia mostrando Jesus indo ao monte para orar, lemos:

E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só”. – Mateus 14:23 “E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar. ”. – Marcos 6:46 (Vejam também Mar. 9:2; Luc. 6:12;  9:28)

 

Por que Jesus subia ao monte?

 

E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça “. – Lucas 9 :58

Jesus ia ao monte para ficar a sóis, visto que não era possível na casa de alguém. (vejam também Lucas 6:12,22,44) Ele também procurava lugares desertos, não necessariamente um monte. “Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava”. – Lucas 5:16

 

 

A Bíblia diz que devemos ser imitadores de Cristo, “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”. – 1 Coríntios 11:1

Mas não vemos em nenhum relato que os Cristãos foram ao monte orar. Mas, vemos orações em vários lugares: em um quarto (Atos 9.40); a beira mar (Atos 20.36-38); dentro da água (Lucas 3.21); no terraço de uma casa (Atos 10.9).

 

Único relato que os discípulos foram ao monte, foi na transfiguração ¹ (Pedro, Tiago e João foram os que subiram com Jesus), mas isso não aconteceu após a morte de Jesus.

 

Em Mateus 6:5,6 Jesus ele deu orientação de como tem que ser nossas orações, lemos: “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.

Esse texto não quer dizer que Jesus deu um lugar específico para orar, mas sim que devemos procurar um lugar “secreto”, ou seja, um lugar discreto! Não é isso que vemos acontecer quando vão orar no monte, normalmente vão em grupo, e a oração não é em “secreto”e sim uma gritaria.

Muitas vezes já ouvi pessoas dizer ter visto demônios quando vão orar no monte, o que é estranho porque a Bíblia diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” – Tiago 4:7
Para ilustra, quem nunca brigou com irmão? Quando ele conta para a sua mãe o ocorrido você sempre que vê seu irmão perto da sua mãe você vai se esconder, não vai querer ser visto. Porque sabe que se for visto sua mãe pode fazer algo contra você.  É isso o que texto quer dizer, por isso, acho estranho você ir a um lugar fazer oração e ver demônios.

Outra coisa que também devemos ter em mente é o perigo, existem caso de pessoas serem estupradas, mortas e o risco de um desastre natural. Por isso devemos analisar se há realmente a necessidade de ir ao monte. Será que não tem outro lugar que possa ficar mais sossegado, que não corra risco?

Portanto, quer seja no monte, no quarto, em uma sala reservada ou, até mesmo, de forma inesperada (porém discreta!) em um canto da rua… sua oração terá exatamente o mesmíssimo efeito!
1- A transfiguração tinha como objetivo fortalecer a fé tanto de Jesus dos discípulos e nós hoje. Para saber mais sobre esse assunto acessem o link:
https://defensorjw1pedro315.wordpress.com/2016/09/21/foram-elias-e-enoque-e-moises-para-o-ceu/

Anúncios

Um comentário sobre “Preciso ir ao monte para orar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s