ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS – JEREMIAS 39-43 DA SEMANA DE 15-21 DE MAIO DE 2017

O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE JEOVÁ NA LEITURA DA SEMANA?

 

JEREMIAS 39:16,18 “Vai, e tens de dizer a Ebede-Meleque, o etíope: . . .“‘Pois sem falta te porei a salvo e não cairás à espada; e certamente virás a ter a tua própria alma por despojo porque confiaste em mim’, é a pronunciação de Jeová. . .Que belo exemplo Ebede-Meleque nos deu em não se entregar ao medo dos homens, mas em corajosamente tomar sua posição a favor do profeta de Jeová!

******************************************************************************

 JEREMIAS 38:11-13 O Altíssimo não se esqueceu do ato justo de Ebede-Meleque. Tampouco se esquecerá de nosso serviço fiel, inclusive de irmos em auxílio de nossos irmãos em tempos de grande necessidade. A Bíblia nos diz: “Deus não é injusto, para se esquecer de vossa obra e do amor que mostrastes ao seu nome, por terdes ministrado aos santos e por continuardes a ministrar.” (Heb. 6:10) Portanto, esforcemo-nos a ser corajosos assim como Ebede-Meleque.

******************************************************************************

Depois da destruição de Jerusalém, em 607 AEC, homens procedentes de Siquém, Silo e Samaria expressaram sua aflição por rapar a barba, rasgar suas vestes e fazer cortes em si mesmos. Embora trouxessem ofertas à casa de Jeová, eram ofertas sem sangue, evidentemente para serem oferecidas no lugar onde antes havia o templo de acordo com o relato de JEREMIAS 41:5. Que as práticas desses homens não estavam plenamente em harmonia com a lei de Deus é demonstrado pelo fato de que fizeram cortes em si mesmos, uma prática estritamente proibida pela Lei. — Lev. 19:28; 21:5.

******************************************************************************

O profeta Jeremias foi inspirado a predizer que o Rei Nabucodonosor devastaria o Egito e ‘destroçaria as colunas de Bete-Semes, que está na terra do Egito’ de acordo com o relato de JEREMIAS 43:10-13. Bete-Semes corresponde de certo modo ao nome grego Heliópolis e significa “Casa do Sol”. Assim, a referência feita aqui é, provavelmente, à cidade de Om, e “as colunas” que deviam ser despedaçadas podem muito bem referir-se aos muitos obeliscos ao redor do templo do sol.

 

QUE OUTRAS JÓIAS ESPÍRITUAIS VOCÊ ENCONTROU NA LEITURA DA SEMANA?

 

Uma tabuinha de argila de 5 centímetros de largura foi desenterrada perto da atual Bagdá, Iraque, por volta de 1870. Em 2007, Michael Jursa, professor na Universidade de Viena, Áustria, viu a tabuinha durante uma pesquisa no Museu Britânico. Jursa identificou o nome Nebo-Sarsequim (Nabu-sharrussu-ukin, na sua forma babilônica), uma autoridade de Babilônia mencionada na Bíblia, em JEREMIAS 39:3.

******************************************************************************

Ebede-Meleque mostrou bondade ao ajudar Jeremias (Jer.38:11-13). Será que Jeová deu valor ao que Ebede-Meleque fez? Por meio de Jeremias, Deus lhe disse que a destruição de Judá era iminente, mas lhe deu “cinco garantias de salvação”, conforme disse certo erudito. Jeová prometeu: “Vou livrar-te . . . Não serás entregue na mão dos homens . . . Sem falta te porei a salvo . . . Não cairás à espada . . . Certamente virás a ter a tua própria alma por despojo.” Por que Jeová prometeu proteger Ebede-Meleque? Jeová lhe disse em JEREMIAS 39:16-18 “Porque confiaste em mim.” Jeová sabia que ele havia agido não apenas por preocupação com Jeremias, mas também por causa de sua confiança e fé em Deus.

******************************************************************************

Um selo de ônix, com a figura de um galo, foi encontrado perto de Mispá, e ele contém a inscrição “pertence a Jaazanias, servo do rei”. Se este Jaazanias (Jezanias), conforme alguns sugerem, for o mencionado em 2 Reis 25:23 e JEREMIAS 40:8, isto indicaria que criar galos, em Israel, remonta ao sétimo século AEC. A figura de um galo também foi encontrada num caco de uma panela numa escavação na antiga Gibeão.Tanto a galinha, com seus pintinhos, como o ovo são usados por Jesus nas suas ilustrações, indicando que a ave doméstica era bem conhecida por seus ouvintes. — Mt 23:37; Lu 11:12; 13:34.

******************************************************************************

O trigo era semeado na Palestina por volta da mesma época que a cevada, no mês de (outubro-novembro), depois de as chuvas do início do outono terem amolecido suficientemente o solo para a aradura. (Is 28:24, 25) A colheita de trigo seguia a colheita da cevada (Ru 2:23; compare isso com Êx 9:31, 32) e relacionava-se de perto com a Festividade das Semanas, ou Pentecostes, no mês de sivã (maio-junho), época em que se apresentavam a Jeová dois pães fermentados de farinha de trigo como oferta movida. (Êx 34:22; Le 23:17) Depois de o trigo ser debulhado, joeirado e peneirado, era estocado amiúde em covas subterrâneas, prática a que talvez se faça alusão em JEREMIAS 41:8.

******************************************************************************

Apesar dos avisos divinos, os judeus remanescentes partiram, levando junto “Jeremias, o profeta, e Baruque, filho de Nerias” conforme o relato de JEREMIAS 43:5-7. Jeremias registrou: “Por fim entraram na terra do Egito, pois não obedeceram à voz de Jeová; e aos poucos chegaram até Tafnes.” Essa era uma cidade fronteiriça no delta oriental do Nilo, limitando-se com o Sinai. Dali em diante, Baruque não aparece mais no relato bíblico.

******************************************************************************

JEREMIAS 44:16 “No que se refere à palavra que nos falaste em nome de Jeová, não te escutamos; Pense na resistência que Jeremias teve de oferecer, na perseverança que teve de ter — por mais de 40 anos! Ele foi um dos porta-vozes de Jeová que é trazido à nossa atenção pelo discípulo cristão Tiago, dizendo: “Tomai por modelo do sofrimento do mal e do exercício da paciência os profetas, que falaram em nome de Jeová.” (Tia 5:10) Lembrar-se Jeremias constantemente de que não viera em seu próprio nome, mas que falava em nome de Jeová, fortalecia-o para perseverar, e frustrava o propósito dos que o atacavam, que realmente lutavam contra Deus. Jeová não aterrorizou Jeremias perante os seus atacantes, porque Jeremias não se deixou atemorizar pela aparência ameaçadora deles e pelo seu número.

******************************************************************************

Os líderes judeus disseram a Jeremias em JEREMIAS 43:2, 3 “Azarias, filho de Osaías; Joanã, filho de Careá; e todos os homens presunçosos disseram a Jeremias: “O que você está dizendo é mentira! Jeová, nosso Deus, não o enviou para dizer: ‘Não vão para o Egito para morar lá.’ Mas é Baruque, filho de Nerias, que está instigando você contra nós para nos entregar aos caldeus a fim de sermos mortos ou levados para o exílio em Babilônia.” Essa acusação parece indicar que os líderes judeus achavam que Baruque exercia uma grande influência sobre Jeremias. Será que acreditavam que Baruque, por causa de sua posição ou longa amizade com Jeremias, era mais do que apenas um simples escriba do profeta? Talvez, mas seja o que for que os líderes judeus pensassem, a mensagem era de Jeová.

 Aqueles que desejarem baixa em PDF,  clique no link abaixo:

Reunião 15-21 de Maio

Resumo do livro

Respostas do video

Defensor Jw

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s